Edição de N° 912

BRASIL

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024
Edição de N° 912

Israel amplia ação militar

imagem manchete

O presidente Lula chamou de volta o embaixador brasileiro em Tel Aviv e decidiu que não se desculpará com o governo de Israel pela comparação das mortes de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto. Por conta disso foi declarado “persona non grata” naquele país. Já o exército de Israel luta em Gaza, Cisjordânia, Líbano e Síria.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


Registro de peixes em naufrágio pernambucano dá prêmio à fotógrafa

imagem manchete

Das 6.500 fotos avaliadas por fotógrafos de todo mundo, o trabalho de Fabi Fregonesi classificou-se em 3º lugar no concurso da UPY, entidade que avalia imagens submarinas, com foto de peixes saindo de um barco naufragado. A foto da primeira mulher premiada foi feita num naufrágio em Pernambuco.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

Israel bombardeia o Líbano. Ações militares em quatro países hoje.

imagem manchete

O confronto esquenta nos discursos e também no campo de batalha. Hoje, tropas israelenses atuaram em Gaza, na Síria, na Cisjordânia e no Líbano. Este velho novo teatro de operações começou nesta segunda-feira 19 de fevereiro com ataques do grupo guerrilheiro Hezbollah a Israel. Em resposta, as forças israelenses despejaram uma chuva de bombas sobre o Líbano. Registre-se: nem o Líbano é frágil como Gaza e nem o Hezbollah limitado como o Hamas. Com o grupo, apoiado pelo Irã, o buraco, digamos, é mais em baixo.

Guerra generalizada

imagem manchete

O potencial de uma guerra generalizada com o Líbano e o Hezbollah é muito mais negativo para Israel. Quando resolveu retaliar o Hamas, Israel estava entrando em uma guerra do qual era vitorioso por antecedência. Com o Líbano, não há tanta confiança assim.

Palavras candentes

imagem manchete

O presidente Lula tocou fogo na guerra de palavras. Foi considerado 'persona non grata' por Israel. Chamou de volta o embaixador naquele país, quase um rompimento de relações. Enquanto o mundo discute se há ou não genocídio em Gaza, os estragos continuam. Hoje, o número oficial de mortos em Gaza ultrapassou 29 mil, em rota batida para os 30 mil, segundo o Hamas. Quantos mortos são necessários para uma ação de extermínio ser considerada genocídio?
Estamos de olho. No mundo global, qualquer guerra é uma ameaça planetária.

Viúva à frente da oposição a Putin

imagem manchete

A viúva de Alexei Navalni, Yulia Navalnaia, disse hoje que continuará o trabalho do marido em se opor ao governo autoritário do presidente Vladimir Putin, apresentando-se pela primeira vez como uma força política e apelando aos seus seguidores para se unirem ao seu lado. A morte súbita de Navalni na prisão, anunciada pelas autoridades russas na sexta-feira (16/02) deixou um vácuo na oposição russa.

Polêmica sobre Gaza

Lula chama de volta embaixador em Israel

imagem noticia

O governo brasileiro decidiu chamar de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, nesta segunda-feira (19/02). A convocação acontece após a repercussão das falas do presidente Lula sobre a Guerra de Israel.

Resposta a Israel

A medida é uma resposta ao fato de Israel ter convocado o diplomata para uma reprimenda ao Brasil depois de Lula comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. As declarações de Lula abriram uma crise diplomática com o governo israelense.

Gesto diplomático

A convocação é temporária, mas representa um gesto duro diplomático, e foi a reação calculada pelo governo como forma de expressar insatisfação sobre a maneira com que autoridades israelenses responderam a Lula.

Lula diz que crítica é ao governo israelense

Em meio à crise diplomática com o governo de Israel, Lula se reuniu hoje no Palácio da Alvorada com o assessor especial da presidência Celso Amorim, ministros e auxiliares. A expectativa é de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, faça uma declaração sobre o caso ainda nesta segunda-feira. Lula deixou claro que quer manter o posicionamento contra as ações do governo israelense, mas quer reforçar que a crítica não se estende ao povo judeu.

Persona non grata

Nesta segunda-feira, Lula foi considerado pelo governo israelense como “persona non grata” porque comparou os ataques de Israel a palestinos na Faixa de Gaza às ações do regime nazista de Adolf Hitler.

Genocídio contra os palestinos

Durante a coletiva de imprensa que encerrou sua viagem à África, Lula disse que o Exército israelense comete genocídio contra os palestinos e fez alusão à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler – declaração que foi repudiada pelo premiê Benjamin Netanyahu, que disse que Lula “cruzou uma linha vermelha”.

Amorim diz que Lula não vai pedir desculpas

À âncora da CNN Raquel Landim, o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, disse que Lula não vai pedir desculpas por sua declaração.

Para Alckmin, presidente só quer a paz

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse hoje que a posição do presidente Lula é pela paz na Palestina. “O que ele defende é a paz. O que ele quer é a paz, que haja aí um cessar-fogo no sentido da busca pela paz”, enfatizou após participar de encontro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula condenou também o Hamas

Alckmin comentou as declarações de Lula, que comparou os ataques israelenses às mortes dos judeus na Segunda Guerra Mundial. O vice-presidente enfatizou ainda que, por diversas vezes, Lula condenou os ataques do Hamas contra a população civil de Israel em outubro do ano passado.

Posição clara

“Em relação à colocação do presidente Lula, eu acho que é clara a sua posição. De um lado, deixou claro que a ação do Hamas foi uma ação terrorista, isso eu ouvi dele em vários pronunciamentos.”

imagem noticia unica

Guerra Israel x Hamas

Estados Unidos apresentam à ONU proposta de cessar-fogo

imagem noticia

Os Estados Unidos propuseram no Conselho de Segurança da ONU uma resolução por cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza “assim que possível”, informou hoje a agência de notícias Reuters, que teve acesso ao documento. Ainda não está claro, no entanto, se o texto será submetido a votação.

Rascunho na linha de Joe Biden

O rascunho está em linha com o presidente Joe Biden, que disse ter pressionado o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, por um cessar-fogo temporário. Washington é o principal aliado de Tel-Aviv, mas já expressou publicamente suas discordâncias com o curso da guerra e o futuro de Gaza depois do conflito.

Invasão de Rafah

Enquanto Israel ameaça invadir Rafah, a resolução americana alerta que a incursão teria “sérias implicações para a paz e segurança na região”, segundo a agência Reuters. A iminente operação acendeu o alerta internacional porque a cidade abriga mais de um milhão de palestinos deslocados pelo conflito. Israel tem justificado que a ação é necessária para derrotar o Hamas e promete dar passagem segura para os civis. Mas não está claro para onde eles iriam já que o Egito tem resistido em abrir a fronteira.

imagem noticia unica

Terra Prometida

Coluna eventual por David Leite* - A verdade dói. E como dói.

imagem noticia

Sabe aquele sentimento que aflora do coração quando alguém diz a verdade? Pois é, o colega jornalista Tales Faria fez um belo resumo da choradeira geral sobre a fala de Lula, criticando as ações do (des)governo de Israel em Gaza. Lula loroteia demais? Com frequência assustadora... mas errou ao tratar como genocídio a matança de palestinos? Claro que não!

Animal predador

Esse papo de falar de Israel como entidade santa e incriticável, para evitar ser tachado de antissemita ou ser visto como defensor dos terroristas do Hamas, pra mim não cola... Conte outra! Que o mundo encontre a paz com base na reciprocidade, apesar de saber que nossa cultura ancestral é a guerra perene e que o DNA humano é de um animal predador, perigoso e conquistador.

* David Leite, o popular D Milk, é jornalista desde sempre e mora em Aracaju, de onde observa o mundo com uma luneta de Galileu Galilei.

imagem noticia unica

Polêmica da fala de Lula

Mundo dividido, leitores divididos

imagem noticia

Fala de Lula é antinazista

"Ele compara o genocídio do povo palestino com o genocídio judeu. Eu acho equivocado, porque acho que tem muitas diferenças e faz muito ruído dentro da lógica de duas guerras muito distintas. Dito isso, o genocídio do povo palestino é um fato. Mulheres, crianças e civis em geral morrendo a rodo e tendo suas casas destruídas.
Precisa parar essa maluquice".
DMS, São Paulo, SP.

imagem noticia-2



Lula fez comparação desastrosa

"Discordo frontalmente da comparação do que está ocorrendo em Gaza com o genocídio hitleriano.... É bem diferente. A começar que essa é uma resposta a uma tentativa de destruição em massa de um povo.
No entanto, sim, estão morrendo mulheres, crianças e civis, é verdade. Mas não tem a ver com um comparativo com a Segunda Guerra Mundial, onde 6 milhões de judeus foram assassinados em campos de concentração."
MM, Brasília, DF.

imagem noticia-3



Estão distorcendo a comparação

"O comparativo (da fala de Lula) foi com o genocídio de africanos durante as invasões coloniais europeias. Acho válidos os apontamentos. Por que a vida do africano vale menos? Qual a narrativa histórica imposta pelo eurocentrismo?
Lula tem falado muita m...., mas a fala dele não foi nazista".
JS, Recife, PE

Minha solidariedade ao presidente Lula

"Numa posição de estadista e em defesa dos povos oprimidos do mundo, pronunciou-se contra o genocídio em curso na Palestina, que já deixou um saldo de 28 mil mortes, a maioria crianças e mulheres.
Reafirmo meu apoio aos palestinos, por um imediato cessar-fogo na região e a retomada da constituição de um Estado Palestino livre e soberano.
Deputado João Paulo Lima e Silva (PT), Recife, PE.

imagem noticia-4

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

Valeu, Abílio!!!

imagem coluna

“Nunca me preocupei com legado. Eu gosto do aqui e agora”, afirmou o empresário Abilio Diniz em uma entrevista à CNN concedida no fim do ano passado. “A minha preocupação sempre foi a de buscar, em vida, ser uma pessoa feliz, que pratica o bem e compartilha conhecimento.” Diniz morreu na noite deste domingo (18/02) aos 87 anos.

Reflexões na página do Instagram

Trechos de várias entrevistas concedidas ao longo da vida e também vídeos gravados por ele mesmo estão reunidos na página do empresário no Instagram, que conta com quase 900 mil seguidores. São reflexões sobre a vida, a família e o trabalho, e conselhos compartilhados a partir de suas experiências pessoais.

‘Não vê os tombos que eu levo’

No dia em que completou 87 anos, em 28 de dezembro do ano passado, Abílio Diniz gravou um vídeo em que afirmou: “Todo mundo vê as glórias que eu conquisto, mas não vê os tombos que eu levo. Às vezes eu vou no fundo do poço. Aí falo para mim mesmo: ‘sai daí, não é o seu lugar’. Aí eu me reinvento, vou em frente e toco a vida. " E acrescentou, por escrito, na mesma postagem: “Como a vida, para mim, é um eterno aprendizado, uma das maiores lições que tive nesses 87 anos foi o poder da reinvenção”.

Aprendizado constante

Em uma outra reflexão sobre a própria longevidade, Diniz afirma que conhecimento é fundamental. “Eu nunca parei de tentar aprender. Eu fiz da minha vida um aprendizado constante. E hoje, estudando mais sobre longevidade com qualidade, vejo que tem teses que dizem que o cara que procura sempre aprender envelhece mais devagar.”

Sem bala de prata

imagem coluna

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse hoje a empresários da indústria paulista que não há “bala de prata” para resolver os problemas de competitividade do setor. Na verdade, há dificuldade até para bala comum de chumbo. O gasto público extravagante é um obstáculo.

‘País caro antes de ficar rico’

“O Brasil ficou caro antes de ficar rico. É um País caro, e é caro para exportar, tem dificuldade para exportar, a não ser produto primário. Tem que reduzir o custo Brasil, melhorar a produtividade e competitividade. Não tem bala de prata. É fazer a lição todo dia: reforma trabalhista, tributária, previdenciária, administrativa”, elencou Alckmin durante participação na reunião de conselhos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sem espaço para subsidiar campeões

Ao apontar a sustentabilidade das contas públicas como caminho para o Brasil derrubar os juros, o vice-presidente e ministro defendeu que soluções antigas, como taxas subsidiadas a algumas empresas do setor pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), não podem mais ser adotadas.

Comércio Brasil x Israel

A expectativa dos importadores e exportadores brasileiros é que a desavença entre Lula e Irael fique só no campo diplomático. Uma vez que os negócios entre os dois países estão na mão da iniciativa privada. Em 2023, a balança comercial entre Brasil e Israel ficou em cerca de US$ 2 bilhões, sendo Israel o 34º país que mais exportou para o Brasil no ano (US$ 1.351.954.692).

Houve uma queda de negócios em 2023

A cifra, contudo, representa uma queda de 49,7% na corrente entre os dois países ante 2022, ano em que o total de transações cresceu em 130,2%. Ainda assim, o Brasil teve sua melhor balança comercial da história em 2023. O Autor *Antonio Magalhães é diretor de redação de O PODER


Cristovam Buarque

Um oitentão inquieto e constantemente preocupado em melhorar o Brasil*

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Aos 80 anos, a serem completados nesta terça-feira (20/02), o pernambucano-brasiliense (ou “candango”) Cristovam Buarque é um intelectual cheio de ideias, aspirações e capacidade produtiva típicas da juventude. Professor universitário, escritor de mais de 100 livros, ex-reitor, ex-governador do Distrito Federal e ex-senador, ele continua o mesmo cidadão que não gosta de dirigir (anda num carro popular, conduzido pela mulher Gladys) e mora num apartamento de classe média. Pretende seguir nessa vida simples voltada para os livros, conversas com políticos e contribuições para a academia.

Lançamentos

Mas no âmbito intelectual, prepara-se para bem mais. Quer comemorar as oito décadas com um livro de conversas com o economista Edmar Bacha e tem planos de lançar, até maio, sua primeira obra de ficção. Também conta, brincando, que gostaria de ver o Náutico, time do seu coração, “voltar a ser campeão”. E quando perguntado se pretende retornar à política, diz que não, porque não quer mais “gastar tempo com eleitores e sim, com leitores”.

Políticas públicas

Um dos políticos mais reverenciados em Brasília nos últimos dias pela proximidade do seu aniversário, Cristovam mostrou bem a importância da forma como pensa e como sempre agiu, durante as entrevistas que concedeu. Carrega pelo país o mérito de ter sido, como governador, responsável por ajudar na legalização de tributos no DF. Também foi responsável pela implantação de políticas públicas que repercutiram nacionalmente, como a faixa de pedestres e o programa Bolsa-escola.

imagem noticia-2


Gestão na UnB

Como reitor da Universidade de Brasília (UnB), fez uma gestão elogiada que o cacifou para disputar o governo e, posteriormente, ser nomeado ministro da Educação. Tem atuado há anos em defesa da educação de base como fator preponderante para a formação de um nível educacional de qualidade para os brasileiros — tema que defendeu durante o período em que foi senador.

Reconhecimento

Corajoso, ele já apontou em livros os erros cometidos pela esquerda brasileira nos últimos anos. Em contraponto (o que é raridade entre políticos), teve a humildade de reconhecer erros políticos cometidos por ele próprio no passado.

imagem noticia-3



Sorbone

Cristovam se formou em engenharia no Recife. Militante da Ação Popular nos anos 1960, organização de esquerda ligada à Igreja Católica, iniciou a vida profissional trabalhando como estatístico do então Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI). Até que dom Helder Câmara conseguiu para ele uma bolsa de doutorado em Economia na Universidade de Paris, a Sorbonne. Na volta, recebeu um convite para ser professor da Universidade de Brasília (UnB) e optou com a família por ficar um tempo na cidade. O que aconteceu depois, todos já sabem.

Juventude

Um exemplo da sua personalidade e inquietude vem da frase dita recentemente, ao ser indagado sobre a nova idade. “Ainda não me dei conta de que fiquei velho”. Nada demais para quem o conhece. Apenas Cristovam Buarque sendo Cristovam Buarque. Que venham mais anos, mais livros e energia para esse jovem oitentão!!!

*Hylda Cavalcanti é editora nacional de O PODER

imagem noticia-4

Entrevista Exclusiva

Cristovam Buarque: 80 anos borbulhando ideias

imagem noticia

José Nivaldo Júnior*

P - Como é chegar aos 80 sem abdicar da utopia?
R - Encontrando novas utopias: sendo capaz de não ficar preso à nostalgia das ideias e sonhos da juventude. Ajustando seus sonhos às novas realidades do mundo.

P - Todos concordam que a educação é o futuro. O que falta na prática para virar prioridade real?
R - Falta a população perceber que não há futuro eficiente, justo, sustentável sem a oferta de educação de qualidade para todos. Nabuco chamava isso de “instinto nacional”. Para surgir este sentimento será preciso que a realidade ensine o quanto a educação é o vetor do progresso social e condição necessária à busca da felicidade pessoal. A população precisa sentir que a educação oferece o mapa para cada pessoa caminhar na vida, e as ferramentas para que possa participar de um mundo melhor e mais belo. Será necessário também que surjam estadistas educacionistas, tanto quanto JK foi o estadista industrialista, Tancredo, Ulisses, Fernando Lyra foram estadistas da democracia. Sem estes líderes, o processo não avança, sem o sentimento na população os líderes não lideram. Lamentavelmente temos educadores, mas não temos educacionistas.

P - Acha que ainda verá a escola dos seus sonhos?
R - Não, no sentido de ver a implantação do Sistema Nacional Único Público (não necessariamente estatal) Federal de Educação de Base com Qualidade para todos, em todo o país. Mas talvez assista a um presidente iniciar a implantação deste sistema em algumas centenas de cidades do país. Também acho que não verei a plena passagem da tradicional “aula teatral (professor, quadro negro e alunos) no mesmo espaço, para a “aula cinematográfica”, o professor usando as modernas técnicas digitais, teleinformática, bancos de dados, de forma presencial ou remota. Ainda menos não haverá tempo para assistir ao uso generalizado e correto da “aula artificial”, com base na inteligência artificial. Mas verei exemplos disto.

P - Qual mensagem mandaria para as novas gerações?
R - Que vale a pena ficar velho se não for dominado pela velhice. Nem a dominação pelo acaso que vai tirando a saúde, nem a dominação por abandono de causas, utopias, afetos.

imagem noticia unica


*José Nivaldo Junior é diretor geral de O PODER

Operação Hora da Verdade

PF intima Bolsonaro para depor sobre suposto golpe três dias antes da manifestação em São Paulo

imagem noticia

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro, a prestar depoimento na próxima quinta-feira (22/02), três dias antes de uma manifestação convocada por ele para reunir apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo. Bolsonaro deverá esclarecer o suposto envolvimento em organização criminosa para tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, no âmbito da investigação que deflagrou a Operação Tempus Veritatis na semana passada.

Sem ampla defesa

O coronel e ex-ajudante de ordens Marcelo Costa Câmara e o ex-assessor Tércio Arnaud Tomaz, também foram intimados. As defesas informaram que devem pedir adiamento. O advogado Eduardo Kuntz, responsável por defender Câmara e Tomaz, afirmou que a “ampla defesa” de seus clientes está “totalmente comprometida por falta de acesso aos elementos da investigação”. Sem essas informações, Kuntz diz que a defesa está impedida de trabalhar e que o depoimento deveria ser adiado.

Delação premiada de Mauro Cid

As provas apresentadas foram obtidas, principalmente, com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, que fechou delação premiada com a PF. Em seu celular, a polícia encontrou mensagens trocadas por Cid com o general Marco Antônio Freire Gomes, então comandante do Exército, em dezembro de 2022. Na ocasião, o ajudante de ordens sugere que Bolsonaro editou o texto de uma minuta de decreto golpista para anular o resultado das eleições e prender Moraes.

Beleza Submarina

Foto de Fabi Fregonesi em naufrágio de Pernambuco ganha prêmio internacional

imagem noticia

Uma flor subaquática formada por milhares de peixes. Imagem captada por Fabi Fregonesi. A foto foi a terceira colocada na categoria ' naufrágio', no prestigiado UPY - Underwater Photographer of the Year. Concorreu com mais de 6.500 fotos do mundo inteiro. Nunca antes o Brasil esteve representado no pódio da competição. Fabi foi também a primeira mulher a subir ao pódio do concurso. A foto premiada foi feita em um navio naufragado na costa de Pernambuco.

imagem noticia-2



Emoção

" É um orgulho que não cabe no peito. E uma foto tirada no Brasil para mostrar pro mundo que temos mergulhos incríveis", disse ela. Fabi teve outras duas fotos finalistas e outras duas que chegaram nas quartas de final da competição, julgada pelos maiores fotógrafos subaquáticos do planeta.
Fabi começou a fotografar o fundo do mar em 2012 e é a primeira vez que se inscreve em concurso desse porte.


imagem noticia-3



Imagens surpreendentes

Curta algumas fotos incríveis de Fabi.


imagem noticia-4

GOL DE LETRA

Médico e Cronista

Roberto Vieira
Autor

Segurança máxima em Pernambuco

Não havia presídios de segurança máxima espalhados pelo Brasil. Não havia Mossoró. Talvez porque todo o país fosse um presídio, segundo a oposição. Lúcio Flávio Vilar Lírio tem um Q.I. de 131, recorde nas penitenciárias brasileiras. Boa pinta, irônico, ele denuncia as mazelas do sistema prisional nacional aos jornais, contando todas as minúcias de suas fugas. E olhe que Lúcio Flávio é recordista de fugas no Brasil. Foram mais de trinta em trinta anos de vida. Quando chega no Recife para cumprir sua pena na Casa de Detenção, o inteligente Lúcio Flávio não pode deixar de pensar. Aquela é a prisão com a visão mais bela do mundo. Juntamente com Alcatraz.

Exército

Lúcio Flávio foi expulso do Exército por um motivo sui generis. Roubava automóveis que estacionava tranquilamente nos pátios do quartel até ser descoberto. Preso, Lúcio foi conduzido à antiga Casa de Detenção do Recife, prédio com resquícios do tempo do Império com vista para as belas águas do Capibaribe. Sem pestanejar, Lúcio fez amizade com os detentos, bancou um motim e saiu tranquilamente para a liberdade, um tanto saudoso do visual local. A liberdade durou pouco. Ele foi preso novamente no Rio de Janeiro, assistindo a um clássico nas tribunas especiais do Maracanã. Detido, escapou cinematograficamente a caminho do foro. Vestido de padre.

Hospital Pedro II e Casa de Detenção

O engenheiro Mamede Alves Ferreira era uma espécie de faz-tudo na Província de Pernambuco em meados do século XIX. De uma tirada só, Mamede fez o projeto de três marcos da arquitetura recifense: o Ginásio Pernambucano, o Hospital Pedro II e a Casa de Detenção do Recife. O insólito presídio defronte do Rio Capibaribe foi erguido com mais de 8 mil metros quadrados de área construída, sendo entregue em 1867 ao povo com um custo de 800 mil contos de réis. Com o passar dos anos, foi testemunha de rebeliões, assassinatos políticos – João Dantas e seu cunhado Augusto Caldas – além de servir como recado para os delinquentes locais de como o Estado pode ser onipresente. Quando quer.

Brennand

O arquiteto Francisco Brennand vivia chateado com aquela casa de Detenção no seio do Recife. Quando era chefe da Casa Civil do governador Miguel Arraes, ele acordava e dormia com a ideia de transformar o presídio em unidade de educação e cultura. Pena que o golpe militar levou Arraes, Brennand e a tal ideia para o submundo da história. Até que o governador Eraldo Gueiros se cansou também daquele arcabouço medieval de visão insólita perto de si e mandou os detentos para Itamaracá.

Alcatraz

Alcatraz era uma ilha famosa por seus pelicanos (alcatrazes). O governo norte-americano arrematou a ilha por 5 mil dólares em 1846 e a transformou em base militar e depois em presídio. As fugas de Alcatraz sempre foram consideradas impossíveis. A temperatura das águas e a força das marés na ilha são lendárias. De qualquer forma, sempre foi difícil compreender o presídio situado numa das vistas mais belas do planeta entre as cidades de San Francisco e Oakland, com a Golden Gate emoldurando o pôr do sol. Curiosamente, Alcatraz foi designada Marco Histórico Nacional e local turístico em 1976. Mesmo ano em que a Casa de Detenção do Recife se tornava Casa da Cultura.

Fugas cinematográficas

Lúcio Flávio foi assassinado enquanto dormia no Complexo Penitenciário Frei Caneca, no dia 30 de janeiro de 1975. Em 1977, o cineasta Hector Babenco filmou LÚCIO FLÁVIO: O PASSAGEIRO DA AGONIA, com o ator Reginaldo Faria. Em 1979, Clint Eastwood estrela o célebre FUGA DE ALCATRAZ. Ambos se tornaram campeões de bilheteria em Recife e no Brasil.

Nota:

imagem coluna

Interessante observar que a transferência de presos da Casa de Detenção do Recife foi feita majoritariamente para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá. Paraíso turístico belo como Alcatraz.


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar