Edição de N° 924

BRASIL

Quarta-feira, 06 de Março de 2024
Edição de N° 924

Sem chance de habeas corpus

imagem manchete

Os manifestantes do 8 de janeiro com culpa na depredação de prédios públicos ou simplesmente espectadores continuarão presos ou cumprindo medidas cautelares. O ministro do STF Kassio Nunes negou um habeas corpus para todos, pois não pode contrariar decisão de Alexandre de Moraes.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


Pernambuco Independente: um sonho punido com violência

Na data que se comemora o início da Revolução Pernambucana de 1817 que buscava para o Estado a independência das cortes portugueses, vale a análise sobre o que aconteceu e se fosse um país, como chegou a ser por 75 dias, Pernambuco teria um potencial econômico de Singapura. Leia em Mercado.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

Eleição na Venezuela alegra Lula

imagem manchete

O presidente Lula disse hoje estar feliz com a convocação de eleições presidenciais na Venezuela pelo regime controlado pelo ditador e aliado político Nicolás Maduro. Lula levantou dúvidas sobre como será o comportamento da oposição venezuelana e disse esperar que eles não questionem, durante o processo, a lisura do pleito. A eleição deve acontecer em 28 de julho. Desde 1999, o partido de Chávez e Maduro controla a Venezuela.

Opositora venezuelana inelegível

imagem manchete

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou hoje que o governo de Maduro “pretende ignorar” os direitos dos venezuelanos. O Supremo Tribunal Constitucional da Venezuela tornou a candidata inelegível no final de janeiro do ano passado, alegando que ela não incluiu o pagamento de bônus alimentares na sua declaração juramentada de bens. A adversária de Maduro sustenta que a desclassificação é ilegal.

Desunião Brasil

imagem manchete

Por meio de nota, o deputado Luciano Bivar, que comanda o União Brasil (UB), afirmou hoje que a convenção partidária, que aconteceu na última quinta-feira (29), e elegeu o novo diretório nacional, com Antônio Rueda na presidência, foi cancelada. O motivo seria um vício no edital de convocação, que “colocaria em risco a legalidade, validade e sua eficácia”, diz Bivar. Com a palavra o TSE.

Maconha: Não foi dessa vez que o porte foi liberado

imagem manchete

O STF suspendeu hoje o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Depois do placar estar 5 x 3 a favor da descriminalização, o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo, o que vai retardar a avaliação no máximo em 90 dias. Votaram contra a liberação do porte Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Risco

Homem é detido com faca em evento com Bolsonaro no Rio Grande do Sul

imagem noticia

O advogado de Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten afirmou ter recebido a informação de que um homem foi preso com uma faca na feira em que o ex-presidente estava, nesta terça-feira (05/03). Bolsonaro foi recebido por apoiadores em Não-Me-Toque, município do Rio Grande do Sul, onde participou do Expodireto Cotrijal. Ovacionado na tradicional feira do agronegócio e abraçado por apoiadores, Bolsonaro estava no meio da multidão.

Roupas do homem destoava da multidão

A brigada da PM/RS que quando demandada pelos populares que participavam da feira agrícola, se deparou com um homem de 33 anos, que carregava nas vestes e não na cintura uma arma branca (faca), que em tese foi comprada na própria feira. Ao contrário da grande maioria com roupas verde e amarelo, ele vestia casaco preto, roupa não adequada à temperatura da cidade. Ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Empenho do governador

Wajngarten agradeceu o empenho e o pronto contato do Governador Eduardo Leite bem como do seu Secretário de Segurança Pública Dr. Sandro no levantamento de informações a respeito do ocorrido ontem em Não-Me-Toque/RS.

Atos do 8 de janeiro

Kassio nega habeas corpus a manifestantes presos

imagem noticia

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, negou um habeas corpus coletivo do Instituto Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Humano, Sustentável, Social e Político (INBDS) com pedido para colocar em liberdade todos os presos dos atos do 8 de janeiro de 2023, com a aplicação de medidas cautelares alternativas.

Não pode HC contra decisão de Moraes

O magistrado evocou a jurisprudência da Corte máxima, segundo a qual, é inadmissível habeas corpus contra decisão de ministro do STF, no caso, Alexandre de Moraes. A entidade ainda pedia que Supremo remetesse as ações e investigações sobre o episódio para a primeira instância da Justiça Federal.

Algoritmo incentiva polarização

Segundo o INBDS, o vandalismo contra as dependências dos Três Poderes foi um crime ' multitudinário, por violenta emoção e paixão, induzidos e orientados por algoritmos do Meta, que induzem o eleitor brasileiro, em vez de um unir com o outro, ao bem do Brasil, incentiva a briga e a polarização política’.

Justiça lenta

Flávio Dino pede mais eficiência e provoca mal estar entre ministros do STF

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, mais novo integrante da Suprema Corte, provocou incômodo ontem (05/03) entre magistrados ao participar do lançamento da 21ª edição do Prêmio Innovare. A premiação, de caráter anual, homenageia bons projetos e práticas para aperfeiçoamento do Judiciário brasileiro e que propiciem melhor serviço para os jurisdicionados.

Eficiência

Mas ao destacar a importância do prêmio e de os procedimentos judiciais serem sempre modernizados, com a adoção das práticas e trabalhos selecionados, Dino afirmou que "o Judiciário precisa ser mais eficiente". Acrescentou que, por esse motivo, espera que as iniciativas premiadas "ajudem a ampliar o acesso e a eficiência da Justiça no Brasil".

Metas

A declaração, em se tratando do histórico de Flávio Dino, tem razão de ser. Mas em relação à sua atuação como membro do STF, não. Desde o início do ano 2000, quando foi secretário executivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ele já se preocupava com o estabelecimento e cumprimento de metas por parte dos tribunais brasileiros e defendia a adoção, nestas Cortes, de padrões semelhantes à meritocracia.

Sem morosidade

Dino também sempre disse que era preciso acabar com a imagem de morosidade, tão observada durante a tramitação dos processos judiciais. Mas ao se manifestar dessa forma, deixou no ar um pequeno silêncio entre os pares, sobretudo muitos ministros acostumados a pedir vistas de processos e a deixá-los parados nos gabinetes por longos períodos.

Interpretação

Para muitos, as palavras dele, que soaram como crítica, foram mal interpretadas no evento. Para outros, corresponderam ao primeiro escorregão do novo ministro na promessa que fez de passar a ter uma postura mais diplomática desde que tomou posse no STF.

Política

Senador Veneziano mostra o MDB paraibano ao presidente do partido, Baleia Rossi

imagem noticia

O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), confirmou a visita à Paraíba nos próximos dias. A informação é do senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Em Brasília, Veneziano, que é presidente estadual do partido, apresentou um balanço do crescimento do partido no Estado.

Amplia bases emedebistas

“Prestamos contas do trabalho que estamos fazendo na Paraíba, com as conquistas dos novos prefeitos e novas prefeitas que têm se filiado, e a formação das nossas chapas proporcionais e majoritárias para as eleições deste ano. Neste momento, renovamos o convite para que você possa estar conosco na Paraíba, até o dia 6 de abril, quando se encerra o prazo de filiações, para conhecer todo o nosso time, qualificado e engajado, do MDB paraibano”, disse Veneziano a Baleia Rossi.

Veneziano parabenizado

Na sua fala, Baleia Rossi parabenizou o Senador Veneziano pela condução da sigla no estado, que triplicou o número de prefeitos e prefeitas filiados. Ele disse que tem acompanhado pelas redes sociais todas as filiações da legenda que está se preparando para as eleições municipais. “Parabenizar Veneziano pela condução do MDB, partido esse que sempre teve uma grande tradição no estado, mas a gente observa que está havendo um grande fortalecimento real do partido no estado, nas suas bases, nas cidades, e isso se deve à sua grande credibilidade e liderança”, declarou o presidente nacional do MDB, sobre os resultados apresentados.

Filiados ao MDB-PB

O MDB na Paraíba tem em seus quadros atualmente 32 prefeitos e prefeitas filiados. “O time de gestores e gestoras competentes do MDB na Paraíba vem se ampliando a cada dia”, comemorou Veneziano.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

Pernambuco com potencial de Singapura

imagem coluna

Existem questões mal resolvidas que só são vistas e discutidas em livros e discursos eleitorais. O federalismo brasileiro é uma delas. Desde de 05 de outubro de 1988, a aprovação da chamada Constituição Cidadã lacrou a dependência fiscal do Nordeste em relação ao Governo Central, ampliando as obrigações sem aumentar os repasses. Pela lei maior, o pacto federativo de 88 determina que 55% de tudo que é arrecadado fique com a União, 26% com os Estados e 19% com os Municípios.

Estado independente

Mas essa relação pode ser mudada, pelo menos para os pernambucanos. O desejo de um Estado independente do Brasil está arraigado na consciência do nosso povo. Hoje essa questão é vista como um sonho, porém deve ser visualizada como uma possibilidade real mesmo que a caminhada até lá dure décadas.

Nacionalismo pernambucano

imagem coluna

O escritor brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Jonas Correia da Silva Filho, organizou aqui um grupo de estudos e avaliação de um Pernambuco Independente, o GEAPI, e prepara o lançamento do livro “Os Fundamentos do Nacionalismo Pernambucano”. Na publicação, ele enumera as razões para nosso separatismo.

Federalismo falho

Jonas Filho vê a centralização histórica do País como um federalismo falho e ineficiente que impede a autonomia legislativa sobre variadas matérias. E também permite o abuso tributário e a complexidade burocrática, que condenam a cadeia produtiva e de consumo, engessando livres iniciativas e promovendo o desemprego.

Requisitos de nação próspera

No entender de Jonas Filho, Pernambuco tem os requisitos para se tornar uma nação próspera, por conta do seu potencial humano, social e econômico. “Com a independência, haverá uma redução drástica de impostos que abrirá portas para que empresas multinacionais invistam sem tributos abusivos de outros países, como o Brasil, por exemplo”.

Atitude libertária

Na verdade, o Brasil nunca amparou as reais necessidades de Pernambuco desde o tempo das Capitanias Hereditárias. Ao longo da história os pernambucanos sempre procuraram seu caminho independente do Brasil e pagaram caro por sua atitude libertária, vendo suas lideranças serem massacradas pelo poder central e retirados seus territórios.

Potencial de Singapura

Hoje, Pernambuco tem o potencial de uma Singapura. Pouco maior que Portugal, temos uma situação geográfica altamente favorável com portos estrategicamente situados no extremo leste da América do Sul acessíveis à costa africana, europeia e norte-americana. Para chegar onde chegou a cidade-estado, conhecida como "A Pérola da Ásia", com apenas 5,6 milhões de habitantes, passou por reformas institucionais e comportamentais e é hoje um dos maiores centros financeiros do mundo, o lugar que produz mais milionários, segundo um estudo da Economist Intelligence Unit, unidade de inteligência da revista britânica Economist.

Pode superar impedimento constitucional

Vê-se logo que tamanho não é documento. E até o impedimento constitucional para a separação pode ser superado. Para Jonas Filho, quem tem o mínimo de conhecimento sobre leis sabe que as cláusulas pétreas comportam exceções se constitucionalmente previstas.

Estado Hipócrita de Direito

imagem coluna

“A exceção está no artigo 4º, incisos III e IV, que dizem que a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais rege-se pelos princípios da autodeterminação dos povos e da não intervenção. Sob pena de termos uma hipocrisia jurídica, e aí não estaríamos diante de um Estado Democrático de Direito, mas sim de um Estado Hipócrita de Direito, é inadmissível que o comportamento externo seja diferente do interno, assim sendo, o Estado Brasileiro deve respeitar o direito de autodeterminação dos povos que constituem parte do país lhes assegurando voz e direito de se separarem sem que sofram qualquer tipo de intervenção”, avalia Jonas Filho. Questão separatista É preciso ser adivinho para saber o encaminhamento da questão separatista, mas a discussão ampliada e detalhada, como bem fez Jonas Filho, vale para todos os pernambucanos que não desejam viver sempre num estado de pedintes. Lembrai-vos de 1817. Repressão violenta Em 6 de março de 1817 estourou no Recife uma revolução que destituiu o governo português no Estado e por 75 dias foi um país com constituição própria, moeda local, embaixada em Washington. A repressão portuguesa foi violenta: tirou de Pernambuco parte do seu território, que entregou para a Bahia a área que mais produz soja no Nordeste e fuzilou os líderes do movimento, esquartejando-os e arrastando partes do corpo pelas ruas da cidade. Hoje, 6 de março é a Data Magna de Pernambuco. Autor *Antonio Magalhães é diretor de redação de O Poder


Brasil x Espanha

Lula recebe primeiro-ministro espanhol e conversa sobre conflitos

imagem noticia

Ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, a quem recebeu hoje (06/03) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os países precisam enfrentar atos de extremismo, racismo e discursos de ódio em todo o mundo.

América Latina, Ucrânia e Oriente Médio

Lula conversou com Sánchez tanto sobre os conflitos observados na América Latina, na Ucrânia e no Oriente médio como também sobre acordos comerciais entre o Mercosul e a União Europeia. Eles assinaram atos de cooperação entre os dois países.

Interesses comerciais

Pedro Sánchez ressaltou que Brasil e Espanha compartilham interesses comerciais sólidos e que há desejo, por parte da Espanha, de estreitar os vínculos com o Brasil.

Democracias

"Espanha e Brasil são duas grandes democracias que enfrentam o extremismo, a negação da política e o discurso de ódio, alimentados por notícias falsas. Nossa experiência no enfrentamento da extrema direita, que atua coordenada internacionalmente, nos ensina que é preciso unir todos os democratas", enfatizou o presidente brasileiro.

Atrativo

Já o primeiro-ministro espanhol disse que os países vão institucionalizar um mecanismo de diálogo e destacou a importância de se "defender a democracia dos ataques de extremistas". De acordo com ele, o Brasil é um destino atrativo para investimentos espanhois. Além disso, os dois países têm potencial de cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Mercosul e EU

O primeiro-ministro também agradeceu o esforço de Lula para avançar na conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em fase de revisão. Antes de encerrar a viagem ao país, Rafael Sanchez, ao lado da equipe de assessores que o acompanha, viajará a São Paulo, onde chegará à noite. Antes de deixar Brasília, ele visitou o Congresso Nacional,

Artigo

Alexandre Almeida* avalia a presença do BNDES na nova onda mundial

imagem noticia

Na ótica de Alvin Toffler, em seu livro “A Terceira Onda” de 1980, a sociedade passou por três grandes ondas de transformação, sendo a primeira formada em um período em que o poder se concentrou nas mãos dos proprietários de terras, fonte de extração de todas as necessidades para a subsistência humana.


Industrialização

A segunda onda foi demarcada pelo período da industrialização, quando houve uma grande concentração de riqueza e poder nas mãos dos proprietários das indústrias, que exploravam a força do trabalho como um mero insumo necessário à cadeia produtiva de suas fábricas.


Revolução de costumes

O crescente conflito de interesses entre trabalhadores e empresários abriu espaço para a terceira onda de Toffler, caracterizada por um período de revolução dos costumes e de luta por melhores condições de trabalho. Um outro marco dessa terceira onda foi balizado pelo grande desenvolvimento tecnológico, iniciado a partir da segunda metade do século 20, através do qual sobreveio a transição do poder econômico para as mãos dos novos empreendedores empoderados pela tecnologia da informação.


Democratização do conhecimento

Neste novo cenário, a democratização do conhecimento tecnológico favoreceu o trabalho criativo das pessoas, elevando a sociedade ao estado de um novo mundo globalizado, onde os efeitos de um evento relevante ocorrido em qualquer parte do mundo passaram a influenciar todo o planeta.


Informação

A informação passou a ser rapidamente difundida, ampliando seu alcance e fortalecendo a terceira onda de Toffler, a qual permanece indene até os dias atuais, a despeito dos crescentes obstáculos causados pelo mau uso das tecnologias; pela insistente busca do poder territorial reivindicado por alguns países; assim como pelas adversidades da natureza, principalmente em decorrência da emissão de gases de efeito estufa.


Iminente quarta onda

Sendo assim vislumbra-se uma iminente quarta onda enunciada por um mundo irreversivelmente globalizado, onde as pessoas e as organizações compreendam que são parte de um único corpo que, se não tratado precocemente, quedar-se-á vulnerável às septicemias.
Diante deste contexto, a ONU criou as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um verdadeiro apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Estrutura qualificada

O novo BNDES presidido por Aloízio Mercadante (doutor em teoria econômica por formação acadêmica e profundo conhecedor da sociologia global) assimilou a iminência desta nova onda mundial, formatando uma estrutura organizacional bastante qualificada, com capacidade para elaboração de um trabalho em harmonia com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.


Propósitos do banco

Em seu planejamento estratégico o BNDES relaciona cada um de seus desembolsos financeiros aos ODS, definindo como propósito do Banco a “melhoria de vida das gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, de modo a idealizar um Banco de Desenvolvimento “verde, digital, inclusivo, inovador, industrializante e tecnológico”.


Projetos sustentáveis

Para democratizar o crédito, o Banco tem valorizado cada vez mais os projetos sustentáveis das micro, médias e pequenas empresas (MPMEs), já tendo direcionado em 2023 mais de 60% dos seus recursos para este mercado. Por outro lado, o BNDES passou a emitir títulos verdes no mercado internacional (green bonds), assim como Letras financeiras verdes no mercado doméstico, ampliando as possibilidades de captação de recursos para financiamento de projetos sociais e sustentáveis.

Maior transparência

Além disso, uma pesquisa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que inclui o Tribunal de Contas da União (TCU), assim como um levantamento da CGU concluído em novembro de 2023, mostraram que o BNDES lidera todas as estatais brasileiras no quesito de transparência ativa, ou seja, na divulgação de suas informações na rede mundial.

Surfando na onda mundial

Com transparência e foco no desenvolvimento sustentável, o BNDES apoia projetos que impactam positivamente a vida das pessoas e do planeta, a exemplo do projeto de apoio à instalação de cisternas no semiárido brasileiro e o projeto para desenvolvimento de tecnologia para recuperação e tratamento de solos e águas contaminados por metais pesados; além de outros tantos projetos igualmente impactantes. Este é o BNDES, surfando suavemente na nova onda mundial.

*Alexandre Costa de Almeida é administrador de empresas e advogado. Atua como assessor da presidência do BNDES

Imposto de Renda

A hora do Leão papar os rendimentos dos brasileiros

imagem noticia

A Receita Federal divulgou hoje as regras para o Imposto de Renda de 2024. O prazo para declaração começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Este ano, é válida a isenção para quem teve renda mensal de até R$ 2.112 em 2023.

Maior isenção só na próxima declaração do IR

Vale ressaltar que a mudança na isenção do teto aprovada pelo governo passa a valer apenas para a declaração do ano que vem. Ou seja, a isenção para contribuintes com renda de até R$ 2.824 (dois salários mínimos) ainda não está vigente, uma vez que ela é referente ao ano-calendário de 2023.


Receita espera 43 milhões de declarações

Neste ano, porém, com novas regras baseadas na política de valorização do salário mínimo, 4 milhões de contribuintes foram desobrigados a declarar o IR. A Receita espera um aumento na quantidade de declarações para 43 milhões, ante 41,1 milhões no ano passado.

Aplicativo liberado dia 15

No dia 15 de março, uma sexta-feira, serão liberados para download os aplicativos do IR, iniciando o período de entrega com a declaração pré-preenchida. O contribuinte deve fazer o registro até o dia 31 de maio. Caso o contribuinte perca o prazo, ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. A multa mínima é de R$ 165,74, com teto de 20% do imposto devido.

Eleições americanas

O jornalista Ricardo Rodrigues* avalia como ficam Trump e Biden depois das prévias da Super Terça

imagem noticia

Os resultados da maior rodada de primárias das eleições nos Estados Unidos, a chamada Super Terça, permitem-nos esboçar algumas considerações sobre o pleito de novembro próximo. Primeiro, a eleição será tão polarizada quanto a de 2020. O confronto será mesmo entre Biden e Trump. Biden ganhou todas as primárias até aqui, perdendo apenas na irrelevante Samoa Americana. Trump, por sua vez, consolidou seu domínio dentro do partido, saindo-se vitorioso em todos os estados que realizaram primárias republicanas ontem, menos no estado de Vermont, onde sua rival conseguiu sua primeira e única vitória até aqui. Com o resultado, Donald Trump contabiliza um total de 893 delegados, 92% dos 1.215 que necessita para conquistar antecipadamente a indicação do Partido Republicano.

Trump muito bem entre os republicanos

A adversária de Trump pela candidatura republicana, Nikki Haley, deverá entregar os pontos muito em breve. Contra os 1.215 delegados de Trump, ela conseguiu amealhar somente 66. Penso que ela estava apostando na possibilidade de uma derrota jurídica de Trump que, tirando-o do páreo, a alavancaria à condição de candidata preferida do partido. A decisão unânime da Suprema Corte pela manutenção do nome de Trump nas cédulas de votação jogou um balde de água fria nas suas pretensões.

Biden consolida-se como candidato democrata

Do lado Democrata, o incumbente Joe Biden disputa a indicação praticamente sem concorrentes. Os resultados da Super Terça demonstram que seu maior adversário é o voto de protesto dos próprios eleitores democratas. Suas decisões relativas à Guerra em Gaza têm enfurecido um crescente contingente que tende a votar “independente”. Esses votos podem sobrar para candidatos independentes, como Robert Kennedy, Jr., enfraquecendo seu desempenho na reta final contra Trump.

A revanche

Com a vitória acachapante de Biden, pelo Partido Democrata, e de Trump, pelo Republicano, na Super Terça, fica evidente que o mundo deverá assistir em novembro a uma revanche.


imagem noticia unica


*Ricardo Rodrigues é jornalista e cientista político e escreve sobre assuntos internacionais.

O futuro a Deus pertence

Saúde do Papa Francisco cada vez mais delicada

imagem noticia

Ainda doente, o Papa Francisco deixa de ler texto em audiência, hoje, no Vaticano. Ele chegou a ir a um hospital de Roma na semana passada e passou por uma tomografia. Santa Sé disse que ele sofria de "gripe leve"

Resfriado que não cura

Nesta quarta-feira (06/03) Francisco disse que ainda estava sofrendo de um resfriado. Um risco para quem tem apenas um pulmão. Ele informou à multidões que vieram ouvi-lo que a razão para isso era “porque eu ainda tenho um resfriado e não consigo ler bem”. No entanto, ele falou brevemente no final do evento, saudando alguns dos fiéis e pedindo a paz na Ucrânia, no Oriente Médio e em outras zonas de guerra.

Rotina de exames médicos

A saúde do pontífice de 87 anos tem sido um problema nas últimas duas semanas, forçando-o a cancelar alguns compromissos e evitar ler alguns discursos. E manter rotina de exames médicos. O Papa também delegou leituras a um assessor na audiência geral da semana passada, que ocorreu internamente, enquanto a audiência de hoje, realizada ao ar livre, ele não teve condições para ler o texto.

EU GOSTO DE SER MULHER

Sarita Tabatchnik
Autor

Positividade Tóxica

imagem coluna

Oi amiga, como está? Ah, muito bem obrigada, as coisas estão complicadas, mas olha, meu sorriso e meu pensamento sempre positivos vão resolver estas bobagens. Humm, cheirinho de otimismo exagerado! Talvez doentio

Pensar positivo

Bem queridas, pensamentos bons são sempre bem-vindos, mas não ajudam nada se as ações necessárias não forem realizadas para solucionar as dificuldades. É claro que nada ajuda o negativismo se estamos sempre achando que nada vai dar certo, mas entenda, "pensamento positivo" não é uma mágica.

Ações são necessárias

imagem coluna

Todos sabemos que pensamento sem ação, não passa de ilusão, portanto é muito saudável termos positividade na vida, pois não saímos das páginas do livro de Pollyana, onde na sua cabecinha de adolescente, sempre achava "bom" tudo, se quebrava um dos braços, OK, porque afinal tinha ainda o outro, mas isto, além de pensar positivo, mostrava que ainda era muito resignada com as dificuldades.

Positivismo religioso

Frequentemente vejo muitas pessoas que usam os clássicos pensamentos positivos religiosos, tipo "Deus está no controle", "Elohim sabe de tudo", "Minha Santinha está fazendo" ou "Meu Orixá tem força". Neste caso o que seria dos ateus? Para os crentes, este mundo espiritual pode ajudar, mas quem faz por você é você. Afinal somos seres independentes. Esta história de sorrir que tudo anda é uma utopia.

Pelo menos

Este "pelo menos", verdadeira praga da positividade, chega a ser deprimente. Ficamos sem emprego, por exemplo, aí vem logo a frase ‘pelo menos você não está doente’, como se uma coisa tivesse a ver com outra. Ou minha vida está muito chata, bem, pelo menos você não está um país em guerra, estas são comparações esdrúxulas, eu confesso e me irritam bastante. Estas comparações também invalidam a verdadeira situação e este tipo de otimismo não faz nenhum efeito.

Gratidão e muita ação

imagem coluna

Esta é uma forma saudável de enfrentar as dificuldades, agradecendo por aquilo que se tem de bom, ser resiliente que é muito diferente de ser resignado. Fazer tudo de novo até conseguir e aí nós alcançamos os nossos objetivos. Tenha um bom pensamento, um lindo sorriso, seja otimista, mas saiba que isto tem uma medida, extrapolou a dose, é tóxico.

Autora

*Sarita Tabatchnik é artista plástica, ceramista e cronista do dia-a-dia feminino. Ela é pernambucana e vive em Israel https://www.instagram.com/saritatabatchnick/


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar