Edição de N° 926

BRASIL

Sexta-feria, 08 de Março de 2024
Edição de N° 926

João Campos invade Caruaru

imagem manchete

2026 começa hoje. Neste momento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), invade Caruaru para apoiar a pré-candidatura de Zé Queiroz (PDT) a prefeito. Um desafio direto à governadora Raquel Lyra, que já anunciou apoio ao prefeito Rodrigo Pinheiro.
É clássico para ninguém botar defeito.
Leia análise exclusiva nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


Um dia especial para ser comemorado todos os dias

Neste Dia da Mulher, marcado por falas sobre autonomia feminina, a editora nacional de O Poder, Hylda Cavalcanti, escreve sobre uma mulher também chamada Hylda que nasceu em 1914, faleceu em 2001 e foi responsável por influenciar três gerações, mesmo sem ter exercido uma carreira e tendo sido dona de casa a vida inteira.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

Fim da cota para a mulher na política

imagem manchete

A nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputada Caroline de Toni (PL-SC), é autora de um projeto que acaba com a cota feminina nas eleições. “Entrei na política não porque fui convidada para preencher uma cota, mas porque tinha um propósito. Acho que essas iniciativas devem ser espontâneas, não forçadas. Protocolei a proposta para dizer que mulher não precisa de cota para participar da política, não há uma rivalidade entre homens e mulheres”, afirmou ao Estadão.

Mulheres do MST invadem fazenda em MG

imagem manchete

Aproximadamente 500 pessoas que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram uma fazenda na cidade de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (8 de março). A ação foi coordenada por mulheres sem terra, que integram a Jornada Nacional de Lutas, que tem como o lema “Lutaremos por nossos corpos e territórios. Nenhum a menos”.

Para a mulher viver tranquila

imagem manchete

Estudo do Instituto para Mulheres, Paz e Segurança (GIWPS) da Universidade Georgetown (EUA) aponta a Dinamarca como o melhor país do mundo para ser mulher. O Brasil está na 115ª posição. A Argentina é a 50ª colocada. O pior país para ser mulher é o Afeganistão.

Menos nascimentos. População diminui

imagem manchete

O IBGE divulgou hoje dados que apontam uma queda de 13% no número de nascimentos no Brasil em 2022 em comparação com 2018. Há dois anos, o país registrou 2,56 milhões de nascidos vivos, uma redução de 383 mil em relação a 2018, representando o menor patamar da série histórica. Segundo o IBGE, a diminuição dos nascimentos após 2018 é atribuída a diversos fatores, incluindo o impacto da pandemia de Covid-19, que teria influenciado os planos de gravidez a partir de 2020.

Começou 2026

João Campos invade território de Raquel

imagem noticia

Redação O Poder

Se tudo correr conforme o combinado, neste momento a família Queiroz está recebendo com pompa e circunstância a visita da estrela que sobe e brilha na política pernambucana. Todo mundo já sabe que estamos falando de João Campos, o prefeito do Recife. Que conquistou simpatias país afora. E ostenta níveis de popularidade e intenções de voto invejáveis.
Noves fora que eleição não se ganha de véspera. Além do que, pesquisas de opinião fora do ambiente eleitoral e utilizadas para fins de audiência de veículos de comunicação, vão pouco além de meras especulações. Noves fora, repetimos, João Campos vive um momento de brilho e conforto. Tem o projeto de se reeleger e, fala-se, enfrentar Raquel na reeleição da governadora. João está em Caruaru, terra da governadora Raquel Lyra. Na construção do imaginário, poderá vir a desafia-la em 2026. Ninguém pode prever o futuro. Mas, pelo sim pelo não, João dá o primeiro e simbólico passo para que o confronto fique definitivamente estabelecido. Na terra da adversária. Nesses tempos diferentes, estamos jogando o depois antes do antes.

Os Queiroz

Zé e o filho Wolney têm história. Hoje, estão inaugurando uma nova fase na vida. A existência é alimentada por sonhos e projetos. Zé Queiroz, já na casa dos 80, esbanja uma energia e vitalidade de menino. Em sintonia com um momento em que a experiência vale tanto quanto a juventude. Vide a faixa etária dos presidenciáveis norte-americanos. Idade avançada, deixou de ser um problema na política. Passou a ser um ativo. Ele lança sua pré-candidatura e ostenta o apoio de João Campos. No mínimo dividiu o bolo.

imagem noticia unica



Raquel

Vem numa vibe de queda. Há uma frustração pairando no ar em torno do seu mandato. Pesquisas de opinião a jogam no fim da fila entre governadores desaprovados. A mídia nacional já começou a perceber isso. Em Brasília, ainda a boca miúda, é só o que se comenta. Nada que não possa ser revertido. Mas o momento é ruim para a transferência do confronto para o seu território. Raquel perdeu a oportunidade inédita de unir Caruaru. E vai ter que gastar energia para evitar uma derrota desagradável.

Pelo sim pelo não...

Uma noite que pode ser histórica.

E como brinde aos leitores

A música que em poucos minutos estará embalando a festa de José Queiroz.

Cassação do mandato

Mulher de Moro quer substituir o ex-juiz no Senado

imagem noticia

Eleita por São Paulo em 2022 com 217.170 votos, a deputada federal Rosangela Moro (União-SP) transferiu o título de eleitor de volta para o Paraná, mesmo domicílio eleitoral do marido, o senador Sérgio Moro (União-PR). Em menos de um mês, no dia 1º de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai começar o julgamento que pode cassar o mandato do ex-juiz no Senado.

Abuso econômico

O senador é alvo de duas ações que apontam abuso de poder econômico e caixa dois praticados na campanha de 2022. Elas foram apresentadas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e PT – sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alternativa para concorrer

Com a transferência do domicílio eleitoral feita pelo menos seis meses antes de eventual nova eleição, Rosângela passa a ser uma alternativa concreta para concorrer à cadeira de Moro, caso ele seja cassado pela Justiça Eleitoral, aproveitando o capital político do ex-juiz no Estado natal do casal.

Legislação não impede mudança

Segundo o advogado e professor de Direito Eleitoral da Escola Paulista de Direito Alberto Rollo, não há obrigação de que o indivíduo mantenha o domicílio eleitoral no mesmo Estado em que foi eleito, segundo a legislação. Essa exigência existe apenas para vereadores, afirmou o professor. Ou seja, juridicamente, não há nenhuma implicação da mudança no exercício do atual mandato dela na Câmara.

Atos do 8 janeiro

Moraes propõe primeira absolvição total de acusado por participação no 8 de janeiro

imagem noticia

O homem em situação de rua disse que foi aos atos por “curiosidade”. Chegou a ser acusado por bolsonaristas de ser “infiltrado” e que quase apanhou antes de ser preso. A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu que ele fosse inocentado. Esta é a primeira absolvição total de acusado de participar dos atos de janeiro. Geraldo Filipe da Silva foi preso na Praça dos Três Poderes durante os atos de 8 de janeiro de 2023.

No entanto, Moraes votou para a condenação de mais 14

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje também para condenar mais 14 réus acusados de serem os executores dos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília. Já são 116 condenados a penas de 12 a 17 anos de prisão.

Sem comprovação

Ao votar pela absolvição de Geraldo Felipe, Moraes disse que não ficou comprovada a participação do réu nos ataques. “Como bem observado pelo Ministério Público em alegações finais, a autoria delitiva não foi suficientemente comprovada, persistindo dúvida razoável acerca do dolo do agente”, afirmou.

Ataque à democracia

O morador de rua Geraldo Filipe da Silva foi acusado pela PGR dos mesmos crimes imputados aos demais réus que respondem às ações pela invasão e destruição das sedes dos Poderes: golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Olhar curioso

Em depoimento depois de ser preso, disse que estava no Distrito Federal havia três meses em situação de rua e que foi ao local das manifestações “por curiosidade” no final da tarde. Em interrogatório durante a ação, afirmou que não votou na eleição de 2022 “pois não regularizou seu título, feito no Ceará” e que “nunca fez parte de política, que só foi ler um pouco de política quando passou a morar nas ruas”. Geraldo também relatou que veio a Brasília fugindo da facção PCC em Pernambuco, pois havia sido atribuído como integrante do grupo rival Comando Vermelho.

Dia da Mulher

Uma dona-de-casa que soube traduzir o empoderamento feminino como poucas

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Neste Dia da Mulher, marcado por falas sobre autonomia feminina, quero escrever sobre uma mulher também chamada Hylda que nasceu em 1914, faleceu em 2001 e foi responsável por influenciar três gerações, mesmo sem ter exercido uma carreira e tendo sido dona de casa a vida inteira. Neta de dono de engenho e filha de empresário, ela foi criada em meio à aristocracia pernambucana. Aprendeu com professoras, em casa mesmo, a ler e escrever, assim como bordado, corte e costura, piano e tudo o mais que ensinavam às mocinhas da época.

Casamento

Aos 17 anos, Hylda se apaixonou pelo moço bonito que via, pela janela, passar às tardes. Ele era filho de um delegado e a família não gostava. Mas o moço, dez anos mais velho, estudante universitário, já empregado na Secretaria de Saneamento e muito educado, conseguiu conquistar também os seus pais e se casaram um ano depois.

Baques

Foram sempre felizes, mas cedo vieram as dificuldades. O primeiro filho morreu com pouco mais de dois meses. O segundo, como sequela de uma febre tifóide aos cinco anos, ficou com problemas mentais. Hylda seguiu em frente com perseverança e iniciou, dentro de casa, estratégia digna dos melhores gestores de empresas do país. Ao lado do marido, teve e criou três filhas, mais o filho doente. Na base da economia e do equilíbrio das contas, estimulou as filhas a serem estudiosas. Todas se formaram e trabalharam.

Esmero

Orgulhosa, ela contava aos netos, no final da vida, que “nada, se perdia” na sua casa. Era expert em pegar um saco de frutas e transformar em doce, geleia, suco ou tudo o que a criatividade permitisse. Da mesma forma, o pedaço de carne não consumido no almoço era usado como complemento do almoço do dia seguinte. Uma toalha que não prestasse mais era reciclada e transformada num tapete de cozinha. Nas épocas de festas, ela quem ia para a máquina e costurava lindos vestidos para as filhas.

Adoção

Hylda também foi pioneira na chamada adoção por acolhimento antes dessa palavra existir, porque chegou a tirar adolescentes de orfanatos e levar para sua casa. Nos tempos mais pesados, mesmo a contragosto do marido, não titubeou em vender joias que tinha guardadas para complementar despesas extras. Sua dedicação era tanta que depois que morreram o filho e o companheiro, muitos acharam que nunca mais seria a mesma. Que nada.

Suporte

Com a mesma força, ela voltou a dar suporte a todos, nos momentos alegres e difíceis. Nunca aceitou qualquer trava. Sempre elegantérrima, vaidosa e bem vestida, foi atenta à prole a vida inteira, determinada a fazer o que queria e a lutar pelo que desejava. “Não tenha medo de nada, confie em Deus”, costumava dizer. Essa mulher incrível foi minha avó. Nesses tempos em que se fala tanto de busca por espaços, ela é a perfeita tradução da mulher empoderada. Trabalhou demais a vida inteira, nunca foi submissa, sofreu, lutou, enfrentou adversidades de várias formas e conseguiu atravessá-las sem amarguras, com dignidade, doçura e amor. Se as mulheres de hoje precisam de exemplos de vida, o de Hylda Cesse Meira Lima também é um deles.

Epidemia

Por que sobram vacinas contra a dengue no SUS?

imagem noticia

De um total de 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios, apenas 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas até o momento. Os dados foram apresentados hoje pelo diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Vacinação total em poucas cidades

Em entrevista coletiva, ele lembrou que a pasta contabiliza, ao todo, 365 mil doses aplicadas, já que, além da estratégia elaborada pelo SUS, há ainda iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o fabricante da Qdenga.

Baixa procura

O diretor destacou que, num primeiro momento, a pasta distribuiu um quantitativo de doses para crianças de 10 e 11 anos. Diante dos relatos de baixa procura pela imunização e de doses com a data de validade próxima, o ministério optou por ampliar a faixa etária a receber a vacina neste momento, passando a chamar também adolescentes de 12 a 14 anos.

Efeito colateral

O esquema vacinal completo da Qdenga, com duas doses, garante cerca de 80% de eficácia e que os efeitos colaterais, inclusive em crianças, são pequenos – sobretudo quando comparados aos que uma infecção por dengue pode causar. Com uma dose, geralmente, os efeitos colaterais imediatos são muito leves e, com 10 dias, algumas manchas no corpo ou alguma dor no corpo. Mesmo assim, são poucos sintomas tendo em vista o que um quadro de dengue pode causar na criança ou no adulto.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

Mulher mais escolarizada ganha menos

imagem coluna

Mais escolarizadas, as mulheres ganham, em média, 21% menos que os homens, e a maior desigualdade está nas profissões intelectuais e científicas. Nessa categoria, as mulheres ganham em média 36,7% menos que os homens. Os dados são referentes a 2022 e fazem parte do estudo Estatísticas de Gênero, divulgado hoje — Dia da Mulher — pelo IBGE.

Presença menor na área técnica

Segundo o estudo, 21,3% das mulheres com 25 anos ou mais têm ensino superior. Entre os homens, o índice é de 16,8%. A formação em áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), porém, é bem inferior à dos homens: nesse grupo, 22% dos formandos são mulheres. Esse percentual, há 10 anos, era ligeiramente maior - 23,2%. Já na área de bem-estar social, como Serviço Social e Enfermagem, a participação feminina sobe para 92%.

Petrobras tem lucro menor

As ações da Petrobras apresentaram uma queda de mais de 10% na manhã desta sexta-feira, 8, após a empresa divulgar uma redução no lucro de 2023 e decidir não distribuir dividendos extraordinários, o que desapontou os investidores. No último balanço, a estatal informou que obteve um lucro líquido de R$ 124,6 bilhões em 2023, representando uma queda de 33,8% em relação ao ano anterior. Em 2022, a Petrobras registrou o maior lucro já visto por uma empresa brasileira, enquanto em 2021 também havia alcançado um recorde histórico de lucratividade.

Redução dos dividendos

O conselho de administração da empresa recomendou a distribuição de dividendos no valor de R$ 14,2 bilhões, sem incluir dividendos extraordinários, para serem avaliados em assembleia geral em abril de 2024. A decisão de não pagar dividendos extraordinários foi tomada em meio a declarações recentes do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sobre a necessidade de cautela na distribuição de remuneração aos acionistas, considerando o contexto da transição energética.

Entregador do Ifood pode pagar previdência como MEI

imagem coluna

O iFood vai propor ao governo que a contribuição previdenciária dos entregadores de aplicativos seja limitada em 5% do salário mínimo, nos moldes do Microempreendedor Individual (MEI). Na proposta discutida no ano passado, em que não se chegou a um acordo, o governo queria fixar a contribuição em 7,5% da remuneração do trabalhador.

Diferente para a Uber

Esse porcentual prevaleceu na regulamentação dos motoristas de aplicativos, apresentada pelo presidente Lula na segunda-feira (04/03). Pelo projeto proposto pelo governo, motoristas vão recolher para a Previdência 7,5%, e as empresas, 20%. A alíquota incide apenas sobre uma parcela do que é recebido pelo trabalhador, chamada de “salário de contribuição”, e que representa 25% do rendimento.

Boa notícia no mundo ciber

O número de pedidos de registro da propriedade industrial de programas de computador cresceu 19,8% nos últimos 12 meses. De março de 2023 a fevereiro de 2024 foram 4.395 solicitações. Esses registros funcionam como se fossem uma espécie de patentes, o que reforça o direito dos criadores dos programas.

Expansão de pedidos

Os dados fazem parte do boletim mensal do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), divulgado hoje, no Rio. No acumulado dos dois primeiros meses de 2024, a expansão de pedidos calculada pelo órgão - ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - é ainda maior: 35,1% na comparação com o primeiro bimestre de 2023. Foram 628 depósitos.

Autor

*Antonio Magalhães é diretor de redação de O Poder


Premiação do Oscar

Poltrona e pipoca para ver os ganhadores dos filmes de 2023

imagem noticia

A 96ª cerimônia de entrega dos Oscars 2024 será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e homenageará os melhores atores, técnicos e filmes de 2023. Está programada para ocorrer no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, na noite deste domingo 10 de março.

Comediante vai apresentar

A cerimônia será transmitida nos Estados Unidos pela ABC e por emissoras de todo o planeta. O comediante Jimmy Kimmel apresentará a cerimônia pela quarta vez, após as edições de 2017, 2018 e 2023.

Destaques

O destaque da lista de indicados ao Oscar 2024 ficou para Oppenheimer na liderança com 13 nomeações, enquanto Pobres Criaturas ficou em segundo com 11 indicações, seguido por Assassinos da Lua das Flores (11 indicações) e Barbie (8 indicações).

A lista

Confira abaixo a lista completa de indicados ao Oscar 2024:
MELHOR FILME
American Fiction
Anatomia de uma Queda
Barbie
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
Zona de Interesse

imagem noticia-2


MELHOR DIREÇÃO

Justine Triet (Anatomia de uma Queda)
Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores)
Christopher Nolan (Oppenheimer)
Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas)
Jonathan Glazer (Zona de Interesse)

MELHOR ATOR

Bradley Cooper (Maestro)
Colman Domingo (Rustin)
Paul Giamatti (Os Rejeitados)
Cillian Murphy (Oppenheimer)
Jeffrey Wright (American Fiction)

MELHOR ATRIZ

Annette Bening (Nyad)
Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda)
Carey Mulligan (Maestro)
Emma Stone (Pobres Criaturas)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Sterling K. Brown (American Fiction)
Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores)
Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
Ryan Gosling (Barbie)
Mark Ruffalo (Pobres Criaturas)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Emily Blunt (Oppenheimer)
Danielle Brooks (A Cor Púrpura)
America Ferrera (Barbie)
Jodie Foster (Nyad)
Da'vine Joy Randolph (Os Rejeitados)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Anatomia de uma Queda
Os Rejeitados
Maestro
Segredos de um Escândalo
Vidas Passadas

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

American Fiction
Barbie
Oppenheimer
Pobres Criaturas
Zona de Interesse.

imagem noticia-3

Topo imagem

XICO BIZERRA

Autor

O genial poeta e cronista sextou com a gente sobre um amigo de nome esquisito.

Meu amigo de nome esquisito Lançamento de meu primeiro Livro, na Passadisco. Consciente de que minha memória fisionômica não vale 1 centavo de Real, combinei com Fábio, dono da Loja, um recurso para neutralizar minha prosopagnosia (Valei-me, São Google). Para evitar o vexame provável de não lembrar o nome do adquirente, a cada livro vendido combinamos que ele anotaria o nome do comprador num papelzinho e esse lembrete seria colocado na página inicial do livro em que eu assinaria a dedicatória.

‘Mui amigo”

Um comprador recusou-se a informar seu nome alegando ser meu amigo pessoal há anos e, por isso, desnecessária a providência. Indiferente aos apelos de Fábio dirigiu-se à fila de autógrafos, livrinho na mão e deu-se o que você, meu caro leitor, deve estar imaginando. Branco total. O nome do meu amigo fugiu à lembrança e o papelzinho que deveria estar ali como auxilio não estava no lugar combinado. Tentei discretamente, utilizando todas as artimanhas, descobrir o nome do meu amigo.

Estratégia nada eficiente

- Como devo dedicar? Perguntei-lhe, na esperança de que se revelasse o segredo do seu nome. - Do jeito que você dedicar eu ficarei feliz – respondeu-me. Outras tentativas fiz, em vão. Terminei por dedicar o livro de uma forma genérica e pouco elegante (Ao meu querido amigo, o abraço do Xico). Tão logo assinei a prosaica dedicatória, lembrei o nome do amigo. Não pegaria bem rasurar o autógrafo já concedido. Abracei-o, agradeci a presença e, com um sorriso amarelo, como forma de retratação, pronunciei seu nome lenta e vagarosamente: Hild - Gard.

No lançamento seguinte

Hildgard estava lá e, desta vez, incrivelmente, lembrei seu nome. Agradeci aos deuses a não-presença de sua irmã, Edghilda, filha de dona Hilda e ‘seu’ Edgard. Ainda bem: eu não lembraria seu nome.

PS.:

Se alguém tiver interesse em adquirir o BREVIÁRIO LÍRICO DE UM AMOR MAIOR QUE IMENSO ou o ENCONTROS AO REDOR DO SONHO, enviarei com prazer. Basta um PIX no valor de $50 – para cada exemplar. Estará aí incluído o frete, o abraço e, claro, o autógrafo do autor. Contatos pelo imeio xicobizerra@gmail.com ou pelo ZAP.


CARLOS BEZERRA CAVALCANTI

Autor

O nosso historiador preferido sextou com a gente escrevendo sobre bares da vida.

imagem coluna

Esse artigo foi extraído do meu livro 'O Recife, Pontos de Encontro'. Informações colhidas na matéria do Diário de Pernambuco de 7 de Dezembro de 1994, subscrita por João Hélio Mendonça. E sem..ais conversa fiada, vamos lá.

Dizem

A palavra Bar vem do inglês e é uma espécie de lugar obrigatório de encontro, ponto de parada, assim como pub, que também é palavra britânica e é resultado da abreviação de “public”__ público. Significa, de todos, onde todos se reúnem. Da balaustrada ou da barra que existe entre o balcão e os clientes, vem o nome bar, barra. Muitos eventos e fatos importantes de uma cidade acontecem nos bares ou 'pubs' que são pontos obrigatórios de inúmeras pessoas.

Os bares

Existem isoladamente ou agregados, às vezes fazendo parte de um hotel, de uma instituição, de um teatro, etc... No Recife, foram-se embora seus bares mais tradicionais, fazia gosto ir a eles, dizem os mais antigos, confundiam-se e se identificavam com os lugares e a seu tempo. Por isso marcaram época nesta cidade, influenciando na sua vida e na sua história. Entre eles o 'The British Shipchandler' que era situado no velho bairro do porto. Fundado em 1865 - inicialmente para suprimento de navios” ( shipchandler em inglês).

O Bar

imagem coluna

É o lar do Boêmio. Por uma questão de coerência, escolhemos para abrir essas citações, provando , de certa forma que 'Raposa também cria galinha'.

O Bar do Valdemar Marinheiro

Saindo do domínio Inglês na década de 50, o Shipchandler fechou, como vimos, e foi adquirido por Valdemar, ao deixar a Marinha. O estilo foi modificado – “ abrasileirado” passou a se chamar “Bar Internacional” e para um ambiente mais simples descrito como “ alma do Valdemar”, mas a síntese original permaneceu: a de ser o lugar de Ponto de Encontro (grifo nosso) e reunir os velhos amigos regado ao uísque legítimo e mais barato, eleita a bebida oficial do lugar.

Ainda hoje

Ou seja, em 2.000, quando esse texto foi escrito, o Bar do Valdemar conserva as mesmas cadeiras de 100 anos e o mesmo espírito Inglês de reunir os amigos para uma boa conversa, sempre a mesma que povoou a vida de Valdemar Marinheiro. Segundo ele, não dá para viver sem o Bar. “Se eu vendo, um mês depois eu morro”.

Saudade de quê?

imagem coluna

Acostumado à companhia dos fregueses e relembrando o passado, ele diz “só sentir saudade de tesão que já foi embora”. Frequentadores assíduos: cautelosos ao citar nomes de clientes, Valdemar Tavares deixa escapar que políticos famosos como Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, o ex-deputado e ex-senador, José Áureo Bradley e Augusto Novaes, respectivamente, de vez em quando aparecem no local. Alguns frequentadores mais assíduos já merecem, inclusive, uma homenagem especial, tendo seu retrato pintado e afixado em uma das paredes do Valdemar Drink’s. Segundo o proprietário do estabelecimento a ideia de organizar a galeria dos grandes frequentadores foi sugerida por amigos e prestigiou os pernambucanos, Aprígio de Miranda Castro, José de Paula Lopes, Zezito Cardoso, Júlio Araújo e João Hélio Mendonça.


CHICO DE ASSIS

Autor

O poeta sextou com a gente no Dia Internacional da Mulher

Viva a mulher – Origem de tudo! Para além da alegria que sempre nos mobiliza pela passagem do dia à mulher internacionalmente consagrado, o deste ano me faz declarar publicamente meu amor e afeição por este ser, sem o qual nós não teríamos vida, ou melhor dizendo, sem o qual nós não seríamos nada, absolutamente NADA!!!

Companheira

A cada uma das que estiveram comigo — na condição de mulher ou companheira de lutas da longa trajetória em que já se vai transformando a minha vida —, eu só tenho a dizer duas palavras essenciais: gratidão e amor!!!

Gratidão

pela paciência, companheirismo, amizade com que responderam ou corresponderam a todos os momentos que vivemos juntos — por mais perigosos que eles fossem, em todos os sentidos!

Amor

sem o qual certamente nada teriamos construído e eu não poderia experimentar essa alegria maravilhosa que me permite a condição de vô — de três crianças lindas, cuja pureza de alma e alegria espontânea de viver me dão a certeza de que a humanidade ainda tem futuro!

O poema abaixo

construído alguns anos atrás — tenta dizer tudo isso, na linguagem mais cativante, que só a poesia nos permite:

MULHER/MISTÉRIO

Numa hora de recomeços/ nada melhor que recomeçar/ lembrando de ti mulher/ mistério onde tudo começou. E nos acompanha/ do nascimento à morte/ ora como bússola/ ora nos deixando sem norte. Não se trata de datas/ festivas a comemorar./ Trata-se de decifrar/ o enigma que nos deu vida. E nele nos fez viver/ sem perceber o que nos dava/ ou sem saber que nunca/ o poderíamos decifrar. VIVA 8 DE MARÇO DE 2024! DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!


MALUDE MACIEL

Autor

Sextou com a gente sobre uma gincana sui generis.

imagem coluna

Sabemos que gincana é uma competição que põe à prova a rapidez e a competência com que equipes passam por uma série de obstáculos durante um percurso estabelecido entre os participantes que também devem responder perguntas, cumprir tarefas e enfrentar várias provas, testando sua destreza e sua perícia. Existem diversos tipos de gincanas: recreativas, escolares, entre estudantes de educandários, para arrecadar fundos pra algum projeto, culturais, etc. Essas atividades são organizadas com o objetivo de promover a integração, o espírito de equipe e a diversão.

Brincadeiras

São muitas, utilizadas numa gincana: corrida de obstáculos, passar a bola, corrida de sacos, descubra o objeto, dança das cadeiras, e outras tantas, inseridas no jogo. É sempre mui interessante.

Lembranças

Quando menina, presenciei uma Gincana, aqui em Caruaru, que nunca me saiu da memória. Na verdade, uma competição esportiva tendo como instrumento competidor o veículo de duas rodas denominado: "lambreta" que era o que havia de mais moderno nessa categoria de transporte dos anos sessenta. A tal apresentação constou de duplas de jovens casais que deveriam fazer um percurso anteriormente estabelecido pelas avenidas da cidade e passar por provas onde o par que solucionasse as questões em menor espaço de tempo ia somando pontos e no final o vencedor seria quem tivesse alcançado maior pontuação, o que seria acompanhando pelos fiscais da maratona. Com um detalhe, os competidores estariam montados em lambretas que era o fino da bossa.

Esporte Caro

Apenas os afortunados possuíam lambretas no município agrestino. A multidão tomava as ruas para apreciar tal evento, tanto para torcer como por mera curiosidade, pois foi um belo e diferente espetáculo e todos estavam eufóricos com o desempenho daqueles que ali tentavam fazer o melhor.

Beleza

Foi muito bonito o show idealizado e organizado pelo Colégio Diocesano de Garanhuns, mas realizado em Caruaru com nove pares inscritos e cada um com sua lambreta incrementada, com aqueles roncos característicos do veículo, chamando a atenção do público em geral. Parece que estou vendo.

Turma Participante

imagem coluna

Naquela ocasião as inscrições foram as seguintes: 1) Francisco Mecânico 2) Rodolfo Monteiro Filho 3) Fernando da Farmácia, de Garanhuns 4) Caetano Gomes 5) Nilton Santos Lima 6) Pissica, fotógrafo 7) Sebastião Santos, vulgo Tanga 8) Amarinho Sette e 9) Humberto da Receita Federal. O primeiro lugar, com nota máxima, ficou com Rodolfo Monteiro Filho, cujo par foi sua irmã, Maria do Socorro Monteiro, empatando com Fernando de Garanhuns. Ambos receberam prêmios.

Data do Acontecimento

Essa gincana maravilhosa se deu em quinze de agosto de 1960 e de lá pra cá nunca mais se ouviu falar em tão magnífico campeonato do gênero na Capital do Agreste, marcando assim, uma salutar ocorrência na História do município caruaruense, documentada com fotos e registrada nos acervos particulares.


MITAFÁ

Autor

A médica e escritora sextou com a gente sobre o que existe por trás da escrita.

Os livros nunca manuseados retêm o cheiro do novo e o estalar da passagem das páginas, mas não guardam histórias além das que trazem de quem os pariu. A referência de memórias dos usados, como uma estrada rodada, vão à frente disso. Vejamos os grifos, eles nos colocam a reler dobrado o assinalado, e impõem reflexões. É uma “pegadinha” que caímos. Por vezes concordamos, noutras não do porque daquelas supervalorizações. E os escritos, nem sempre tão explícitos, que nos impedem de entender a letra? Com certeza intrigam por simples curiosidade de querer conhecer o conteúdo.

Numa ocasião

Ouvi uma colega referir o quanto a incomodava comprar uma publicação com dedicatória para outra pessoa. De imediato vou para um monólogo interior: imagina, adoro. Dias depois vim a entender a sua fala No conforto do sofá abro um livro que adquiri de um sebo. Estava lá o oferecimento de quase uma década, um pai para uma filha. O peito arde, o olhar congela, a respiração suspende, o corpo encurva. Nunca experimentara tal inquietação diante de uma situação semelhante.

Havia uma carga

De emoção no texto que levaram meus sentimentos em redemoinho. Não consegui aceitei aquele exemplar em mãos. A dedicatória dizia da ostra: se ela não fosse ferida, não faria pérola. Até aí tudo bem, sabia disso desde criança, e até já lera em Rubem Alves. Mas aquele pai comparava a filha à joia e falava com palavras carregadas de impressões das dores do mundo; alinhavos de acarinhamento chuleados com sabedoria. O que teria acontecido para a filha se desfazer de tamanha preciosidade? A morte do pai com certeza não teria acontecido, se tivesse, longe de ser motivo para o desapego daquele exemplar, pelo contrário.

Então...

Raiva, muita raiva! Na minha cabeça um filme se revela no título: Preparando o rebento para o que viria Vejo as cenas: -Pai, por favor. -É preciso filha, nunca se esqueça que você é uma pérola, cuide de seu brilho. -Faz isso comigo, não! O pai sai e joga a chave da casa por debaixo da porta para não ter motivos de pensar numa volta. A filha, o livro pela janela.


ANA POTTES

Autor

A poeta sextou com a gente sobre Rotina.

Doce alimento da vida/ Respiro/ Ligo/ Acordo/ Corpo alquebrado/ Lento/ Prefere dormir/ O sol ilumina o quarto/ As horas escorrem/ A pressa acabou/ Ilusão/ Lentificação da existência/ A casa pede presenças/ Ontem vi aranhas/ Olhavam através das janelas/ a chuva pesada/ Hoje o sol brinca no varal/ Toalhas, blusas, vestidos e lençóis/ Espreitam o quintal pela trama do cesto/ Liberdade de asas partidas/ Alegria mascarada e colorida/ Inspiro/ Tédio/ Cansaço/ Descrença/ Expiro/ Fotos de um tempo diferente/ tomam forma/ Enfeitam paredes/ Arco- íris colore terraços/ O colibri paira/ Sobre a cabeça/ Pensando/ Pesando/ Doendo/ Doida/ A escuridão afunda o mundo/ Desligo


JOSUÉ SENA

Autor

O poeta togado sextou com a gente sobre coqueiros dançarinos

imagem coluna

Meu verso não aumenta/ O que vê na bonita tela,/ Mas em rimas apresenta/ O que a pintura revela./ Céus! O verde ente coqueiro/ Brinca feliz o Carnaval,/ No ano e mês de fevereiro,/ Em Atapuz, de Goiana natal!/ Vejam. Um para um lado oscila./ Um para o alto se distende / E canta, para outros em fila:/ “Evoé! Só a raiz me prende!”/ E chama para frevar / O areal, o vento, o mar!/

NR

Poema sobre post de Beethoven Cunha.


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar