
GOL DE LETRA - Coluna Semanal - JANJA E NAIR DE TEFÉ
02/01/2023 - Jornal O Poder
Roberto Vieira.
Médico e cronista.
Quando o presidente Lula recebeu a faixa presidencial neste domingo, muito mais havia em comum entre ele e o marechal Hermes da Fonseca do que supõe a nossa vaga lembrança dos anos 1910 na história do Brasil.
A VOLTA DOS MILITARES
O presidente Lula representa em 2023 a ruptura do governo brasileiro com o modelo militar verde amarelo representado por seu antecessor Jair Bolsonaro. Já Hermes da Fonseca representou, em 1910, a ruptura do governo brasileiro com o modelo civil que dominara a presidência da República por dezesseis anos. Ambos conquistaram o poder através de disputas eleitorais acirradas. Lula contra Jair e Hermes diante do aparentemente imbatível baiano Rui Barbosa, a Águia de Haia. Rui Barbosa era sinônimo de inteligência, Hermes da Fonseca era famoso pelo raciocínio limitado.
PAÍS DIVIDIDO
Lula está pegando um país dividido ao meio. Metade deseja um futuro de igualdade e estatismo e a outra metade anseia por liberdade e liberalismo. Hermes da Fonseca também pegou um país em pé de guerra. De saída, Hermes foi logo bombardeando a cidade de Salvador e teve de enfrentar na bala o famoso Almirante Negro, o marinheiro João Cândido, no motim dos marinheiros em novembro de 1910. Hermes prometeu anistiar os revoltosos e logo depois prendeu, baniu e fuzilou os marinheiros que acreditavam na bondade do novo presidente. Um anjo de candura, esse marechal gaúcho, não concordam?
JANJA E NAIR DE TEFÉ
Porém, noutra questão, as reminiscências são inevitáveis. Hermes da Fonseca ficou viúvo aos 58 anos e se apaixonou perdidamente por Nair de Tefé von Hoonholtz, de 27 anos. Jovem, bela e neta de conde prussiano, Nair não fez por menos. Usou calças, publicou caricaturas nos jornais e apresentou os maxixes de Chiquinha Gonzaga ao mundo em saraus que deram o que falar no Palácio do Catete. Consta que Rui Barbosa ficou furibundo: onde já se viu uma mulher descer a este ponto? As críticas ao comportamento da primeira dama parecendo muito com as críticas ao comportamento esfuziante de Janja, a atual esposa de Lula. Não se sabe o quanto Janja é realmente parecida com Nair de Tefé, mas foi sob aquele amor em tempos de Corta-jaca que Hermes da Fonseca bolou a faixa presidencial. Faixa presidencial que ele repassou pela primeira vez em nossa história para seu sucessor, Venceslau Brás.