
GOL DE LETRA - Coluna Semanal - A IRMÃ DE CHE GUEVARA
10/04/2023 - Jornal O Poder
Roberto Vieira
Médico e cronista
Ernesto Guevara Lynch é um homem quase feliz com a pequena Maria no colo. Aos 70 anos, Ernesto é pai novamente, mas a lembrança do filho desaparecido na selva boliviana não deixa sua mente.
ANA MARIA
Ana Maria é uma doce argentina de 25 anos. A paixão pelo pai de Che Guevara muda sua vida completamente. Existe o tabu da idade. Pior. Existe o tabu do sobrenome Guevara. As famílias entram em guerra. Ana foge para a Espanha. De lá, viaja até Havana para reencontrar Ernesto. Casam.
FIDEL
Durante meses, Fidel Castro consola Ernesto pela morte do filho. Até que um dia, meio de brincadeira meio a sério, entre baforadas de um charuto, Fidel lembra que só a revolução ou um grande amor podem nos fazer esquecer da própria vida.
MARIA VICTORIA
Sob segredo, a pequena Maria Victoria nasce em 1970. Meia-irmã de Che Guevara, Victoria recebe o nome do sonho acalentado pelo pai peronista e o irmão comunista. Sua existência não é registrada na maioria dos sites de busca e livros de história. Ernesto Guevara Lynch morre em abril de 1987, dezessete anos depois, na mesma Havana onde reinou seu filho.
Postado em www.opoder.com.br