
EXPLICADO. VEJA PORQUE LEMANN CORREU PARA FECHAR ACORDO POR FRAUDE NOS ESTADOS UNIDOS
17/05/2023 - Jornal O Poder
A 3G Capital, do trio Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcell Teles, e a gigante de alimentos, Kraft Heinz, fecharam acordo de U$ 450 milhões (R$ 2,2 bilhões) para encerrar ação coletiva nos Estados Unidos. A informação é da coluna Capital, do jornal O Globo.
LÁ COMO CÁ
O processo acusava a companhia e sua acionista de referência, a 3G, de informarem ao mercado dados que não correspondiam com a realidade financeira da Kraft Heinz, bem como não evidenciavam os impactos gerados pela implementação da estratégia de redução de custos após processo de fusão.
INVESTIGAÇÃO
Como O PODER vem denunciando, o trio comandado por Lemman está entre os mega-bilionários do desmoralizado ranking da revista FORBES. Usaram da fachada de sólidos empreendedores e artimanhas mil para formar uma pirâmide global de grandes empresas de conceito ilibado, a exemplo da Ambev, da Light e das próprias Americanas.
DESMORONOU
A derrocada começou com a mega fraude das Americanas, praticada em conluio com a PWC, empresa de auditoria de dimensão global. Em seguida, O PODER trouxe a tona a mega fraude da privatização da Eletrobras. Através de informações ao que tudo indica falsas, conseguiram comprar a preço de banana o maior patrimônio energético da América Latina. Os mesmos atores envolvidos.
LIGHT
As mesmas manobras fraudulentas foram aplicadas à centenária empresa Light, que distribui energia no Rio de Janeiro. Um capcioso pedido de recuperação judicial, permeado de esperteza, desmoralizou ainda mais essa turma da pesada.
E A CPI?
A CPI das Americanas pode ser instalada ainda hoje.
Conforme negociado na Câmara, deverá ser presidida pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e terá Carlos Chiodini (MDB-SC) como relator.
AI...
Para não começar a CPI respondendo por fraude também nos Estados Unidos, Lemann e seus asseclas correram para fechar o acordo nos EUA.
Porém, tem muito fogo por trás dessa fumaça.
Essa CPI promete.