
PETECÃO INDICA - ISSAC PIYÃKO VAI COORDENAR DISTRITO SANITÁRIO INDÍGENA
06/06/2023 - Jornal O Poder
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) informou que o professor Isaac Piyãko foi nomeado para exercer o Cargo de Coordenador Geral do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) - do Vale do Alto Juruá, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A portaria, assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi publicada ontem, 05/06, no Diário Oficial da União.
CURRÍCULO
O parlamentar acreano destacou que o professor Isaac Piyãko, de 51 anos, da etnia Ashaninka, já foi prefeito de Marechal Thaumaturgo, município que faz fronteira com o Peru, de 2009 a 2011. Licenciado em Educação Escolar Indígena com Habilitação em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Acre (UFAC), o líder indígena tem seu trabalho reconhecido pela sua história de luta em defesa das comunidades tradicionais e conta com o apoio das lideranças dos povos originários do Vale do Alto Juruá, para assumir esse cargo.
ATENÇÃO BÁSICA
Petecão esclareceu que o Distrito Sanitário Especial Indígena é um órgão ligado ao ministério da Saúde e sua função é organizar a rede de atenção básica, dentro dos territórios indígenas, de forma articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos-base e as Casas de Saúde Indígena (Casai). O objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado para a população indígena.
REPRESENTAÇÃO
O senador reforçou que a nomeação de Isaac Piyãko é de suma importância para a representação dos povos originários, por ser ele um líder que tem conhecimento de causa das realidades e necessidades dos povos da floresta, além de ser, também, um aliado seu de longa data, tanto no pensar, como na execução de políticas públicas voltadas para essa população.
FALA SENADOR
"A nomeação do Isaac Piyãko já era amplamente esperada pelos povos indígenas do Juruá. Piyãko possui todo um currículo e o conhecimento profundo das necessidades dessas comunidades e irá conduzir essa nova missão, de maneira participativa e diferenciada, buscando resultados concretos que priorizem ações de saúde e o saneamento desses povos nativos" argumentou o senador acreano.