
ESPIONAGEM INDUSTRIAL E FAKE NEWS DE PETROBRÁS QUEBRADA
09/06/2023 - Jornal O Poder
Virginia Pignot
Médica e articulista.
Mora em Toulouse, França, desde os anos 1980
Assustadora Eficiência.
Podemos fazer muitas críticas aos governos Temer e Bolsonaro, mas devemos reconhecer que do ponto de vista dos ataques aos Direitos Constitucionais, e da defesa dos interesses dos magnatas, estes governos tiveram uma assustadora eficiência, com a ajuda infalível da mídia da elite do atraso. Enxugaram a máquina pública, reduziram o número de Ministérios, por exemplo, pretextando fazer economia, mas o dinheiro público “se evaporou”, engordando contas em paraísos fiscais, enquanto no Brasil se fazia cortes no orçamento para praticamente tudo, até para a merenda escolar.
PETROBRÁS SEM CAIXA
O governo Bolsonaro terminou 2022 sem prever o orçamento como de praxe, para o ano seguinte, deixando a Petrobras praticamente sem “reserva de Caixa”, assim como a Caixa Econômica, as Universidades, os cofres públicos.
CASO ESTRANHO
Entre os exemplos desta política pública de rapinagem, vamos citar a falsa narrativa da mídia dos barões envolvendo a Petrobras, a maior empresa nacional, para poder vendê-la, e enriquecer estrangeiros. E concluiremos com um exemplo de espionagem industrial envolvendo a Petrosix no Paraná, caso que segundo o jornalista Leandro Demori, foi “estranhamente” abafado pela Lava Jato.
A FAKE NEWS DA PETROBRÁS QUEBRADA
No artigo ‘O Mito da Petrobras quebrada’, publicado pela AEPET (Associação de Engenheiros da Petrobras) e disponível nas redes, o economista Cláudio Oliveira conta com precisão como jornalistas construíram esse mito. Primeiro desacreditavam sistematicamente da capacidade da Petrobras de evoluir como uma grande empresa. Foram desmascarados a cada vitória da empresa pelos resultados exitosos obtidos por ela, que culminou com o desenvolvimento da técnica de extração de excelência do pré-sal a custo baixo, colocando a Petrobras na posição da sexta maior petrolífera mundial. A Petrobras tinha aumentado seu endividamento para descobrir, explorar e obter lucros com o pré-sal. Com a desvalorização do Real, no fim de 2015 começo de 2016, a imprensa golpista aproveitou do aumento ocasional do valor da divida para inventar a mentira : “Quebraram a Petrobras.”
A VERDADE
Na realidade no fim do ano 2016 a Petrobras tinha 22 bilhões de dólares em caixa. Que empresa “quebrada” termina o ano com 22 bilhões em caixa? Mas os jornalistas implicados na mentira nunca vieram a publico se retratar.
Pedro Pinho, presidente da AEPET, fala de pedagogia colonial: Enganaram a opinião pública para justificar o absurdo da venda de ativos lucrativos, para diminuir a empresa, e encher o bolso dos magnatas, enviando para o exterior lucros da Petrobras. Em linguagem popular a mídia “Fez passar gato por lebre”.
LIQUIDAÇÃO
Na gestão de Bolsonaro ativos preciosíssimos foram vendidos sem licitação, a preço muito inferior do preço estimado pelo seguro da empresa, e muito abaixo do preço do mercado. Entre essas vendas absurdas, a da BR Distribuidora; a da refinaria da Bahia, aquela que propiciou presentes ou propina da Arábia Saudita ao Brasil ou à família Bolsonaro. Diziam que a venda ia favorecer a concorrência e a redução de preços. No entanto gasolina da Bahia se tornou recentemente a mais cara do Brasil.
O CASO DA PETROSIX
A Petrosix do Paraná desenvolveu há vários anos tecnologia ecológica de ponta para extrair o gás de xisto, tendo sido objeto de cobiça e de espionagem industrial.
A venda anunciada da Petrosix em outubro 2022 para a empresa Forbes e Manhattan criou tumulto nos bastidores da Petrobras. A Forbes e Manhattan esteve envolvida anos atrás em um processo de pirataria industrial, com tentativa de usurpação de patentes da Petrosix.
Ex Funcionários da Petrobras que trabalhavam na Engevix (entre eles Jorge Hardt Filho, pai da juíza Gabriela Hardt copia e cola da Lava Jato), foram as pessoas que tiveram acesso às informações usadas ilegalmente pela Forbes e Manhattan. Copia pai e filha, Freud Explica!
A Engevix envolvida em processo de corrupção na Petrobras foi poupada pela Lava Jato. Neste contexto a privatização da Petrosix será reversível?