
NOVO IMORTAL - MÁRIO HÉLIO SUBSTITUI REINALDO DE OLIVEIRA NA ACADEMIA
12/06/2023 - Jornal O Poder
O jornalista e escritor Mário Hélio Gomes acaba de ser eleito para assumir a cadeira No 24 na Academia Pernambucana de Letras (APL). Ele sucede o ator e diretor de teatro Reinaldo de Oliveira, falecido em 2022.
QUEM É
Mário Helio é paraibano e mora em Pernambuco, onde construiu sua carreira jornalística literária e também atua, há muitos anos, no setor cultural.
Teve passagem no Diario de Pernambuco como repórter e colunista de literatura e no Jornal do Comércio. Foi curador literário da Fliporto e coordenador-geral da editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Mais recentemente, na mesma instituição, atuou como diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca). Na semana passada foi indicado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para dirigir a Companhia Editora de Pernambuco - CEPE. Na parte acadêmica, é Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, da Espanha. Ele acumula trabalhos sobre Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, Cícero Dias e outros escritores e artistas do modernismo, além de assinar biografias de importantes personagens da história de Pernambuco.
Na foto, Mario Hélio confraterniza com os seus novos confrades Margarida Cantarelli, Antônio Campos e Roberto Mota.