
ASSASSINATO DA TRADIÇÃO - FORROZEIROS RECLAMAM DE INVASÃO SERTANEJA NAS FESTAS JUNINAS
19/06/2023 - Jornal O Poder
Festa de São João sem sanfona, triângulo e zabumba. Tem sido generalizada a crítica dos cantores forrozeiros à invasão do “sertanejo” e outros estilos nas festas juninas do Nordeste. Os desabafos ganharam força após o episódio envolvendo o sanfoneiro Flávio José no São de Campina Grande. Visivelmente chateado, Flávio José reclamou da redução do seu show no Parque do Povo pela organização da festa para ampliar o tempo do show do sertanejo Gusttavo Lima. A partir desse fato, uma onda de solidariedade surgiu em favor do paraibano de Monteiro.
O ALVO
O alvo dos forrozeiros tem sido principalmente as três cidades nordestinas que tradicionalmente realizam grande festa de São João, mas que nos últimos anos, tem descaracterizado os festejos juninos. Em Campina Grande, Caruaru e Petrolina, o “fole não ronca mais no alto da serra” como cantou Luiz Gonzaga, e o forró não predomina mais nas festas juninas.
DESABAFO
No último final de semana, ao participar do São João de Bananeiras, no Brejo paraibano, o cantor e forrozeiro Santana, o cantador, fez um desabafo em favor do forró tradicional nas festas juninas do Nordeste.
“Essa festa se tornou grande desse jeito porque é diferente. Quando você é diferente, você é rapidamente notado. Isso é um presente que nossos pais e nossos avós nos deram, então vamos cuidar com carinho, porque quem não sabe ter, até o que tem lhe será tirado, isso é bíblico", desabafou Santanna.
ANALOGIAS
Ao som da música Siá Filiça, dos compositores paraibanos Bira e Fátima Marcolino, Santana fez analogias para lembrar que o momento é típico do Nordeste e deve ser valorizado como tal.
"Vocês já pensaram o que é uma canjica, um milho assado, até o pé de moleque, uma pamonha, e de repente isso ser substituído por hambúrguer? Em plena festa junina? Não vamos deixar isso acontecer não, pelo amor de Deus. Nós somos isso aqui, quando a gente começa a imitar outra cultura, nós não vamos passar de imitadores ruins", disse Santanna, ao som do fole da sanfona.
HOMENAGEM
O cantor Xand Avião também criticou a invasão sertaneja nas principais cidades que realizam festas juninas no Nordeste. Ao se apresentar no Parque do Povo, ele fez uma homenagem ao músico paraibano Flávio José na abertura de seu show, cantando “Tareco e Mariola”, no São João 2023 de Campina Grande.
DISPAROU
Além da homenagem ao músico, Xand também disparou quanto a uma maior valorização do “forró tradicional” nas festas juninas, numa crítica à presença de outros espetáculos musicais nas festas nordestinas.
“Essa homenagem [ao subir no palco e iniciar o show cantando ‘Tareco e Mariola’] eu queria fazer para um cara chamado Flávio José, que é paraibano igual vocês, que tem orgulho de ser nordestino, e aqui, e em lugar nenhum do Brasil e do mundo, ninguém vai derrubar o nosso munguzá. Sejam bem-vindos a um show de forró, com cantor de forró, cantando forró”, criticou Xand .
TOMAR CAFÉ
O cantor Dorgival Dantas também reforçou a solidariedade dos forrozeiros a Flávio José. Ao se apresentar no Parque do Povo, no último final de semana, ele destacou o legado do “Caboclo Sonhador” e disse que gostaria de sentar numa mesa tomando café para assistir a “um show completo” de Flávio José. (Severino Lopes)