
50 ANOS DO HEROÍSMO - PESSOAS QUE SUPERARAM A DOR E O MEDO DA MORTE
04/09/2023 - Jornal O Poder
Diz a nota: "Hoje, dia 04 de setembro, toda a militância do PCR celebra a memória de luta dos heróis do Partido brutalmente assassinados pela Ditadura Militar Fascista (1964-1985). Há 50 anos, foram torturados e assassinados os dirigentes Manoel Lisboa de Moura, Manoel Aleixo da Silva e Emmanuel Bezerra dos Santos. A data também homenageia Amaro Luiz de Carvalho e Amaro Félix Pereira, mortos em 1971".
IDEAL MANTIDO
Prossegue a nota:
"Fruto da coragem e abnegação desses camaradas, que deram suas vidas pela luta revolucionária, hoje o PCR cresce, avança e continua lutando.
Para celebrar esse exemplo de luta, será realizado um ato político, no Recife, na Unicap, neste dia 04 de setembro, com início às 18h30".
O EVENTO
É uma realização do Centro Cultural Manoel Lisboa com apoio da Cátedra Dom Helder Câmara.
NOSSA AVALIAÇÃO
O PODER expressa profundo respeito por qualquer ser humano, de qualquer matriz ideológica, que demonstra na prática da vida, inspirado e motivado por seus ideais, serem superiores à dor e ao medo da morte. Personalidades como Jesus de Nazaré, Giordano Bruno, Tiradentes, Frei Caneca, Manoel Lisboa, e tantos outros, superam a condição usual das pessoas. Mostram que seres humanos, concentrados na sua fé e nas suas ideias, são capazes de ir além da condição humana usual. Superam a dor infligida por torturas de todos os matizes. Chegam ao extremo da vida irredutíveis, se negando a negociar com seus algozes. Nem todos são aclamados como deuses. Todos, porém, são heróis e imortais.
E HOJE
O evento que vai acontecer na Universidade Católica( Unicap) do Recife é mais que uma solenidade. É uma celebração. Uma homenagem a quem demonstrou quão alta pode ser a normalmente miseravel condição humana. Cada ser humano pode ser um ser super humano. Se acreditar, resistir e superar.
E NÓS?
Pessoas comuns, que não conseguimos atingir essas altitudes, temos uma opção: reverenciar quem consegue. E buscar inspiração para nossos desafios, nossas batalhas, nossa superação.