
PERNAMBUCO - RECORDISTA DE MANDATOS YVES RIBEIRO COMEMORA 75 ANOS
11/09/2023 - Jornal O Poder
O nome completo é Yves Ribeiro de Albuquerque. Nasceu em 10/09/1948, no emblemático município de Igarassu, no litoral norte da Região Metropolitana do Recife. Igarassu é um dos primeiros núcleos de povoamento do Brasil. A cidade abriga o templo católico mais antigo do país: a Igreja dos Santos Cosme e Damião. No seu centro histórico estão situados monumentos do início da colonização, como o Convento e Igreja de Santo Antônio, que abriga o Museu Pinacoteca de Igarassu, cujo acervo é considerado a mais importante coleção da fase colonial brasileira.
BERÇO
Essa carga histórica contagiou o menino pobre, que catava mariscos nos mangues. Quando decidiu entrar na política, carregava a dimensão da História e um arraigado compromisso social. Sua vida pública com mais de 50 anos, é recheada de pioneirismo, conquistas e ações para melhorar a vida das pessoas, de todas as idades. Muitos dos seus projetos inovadores foram premiados no Brasil e no Exterior.
RECORDE NACIONAL
Yves foi por duas vezes prefeito de Igarassu, duas vezes prefeito de Itapissuma e é prefeito de Paulista pela terceira vez. Conquistou o título de político brasileiro com o maior número de mandatos consecutivos. Além de ter se tornado o primeiro prefeito reeleito da história de Paulista.
COERÊNCIA
Yves militou ao longo de mais de meio século no campo da esquerda, tendo mantido sintonia com Miguel Arraes e Eduardo Campos, no PSB. Após a morte dos líderes, o PSB/PE sofreu um processo de desvirtuamento. Sem concordar com os novos rumos, Yves saiu da legenda e procurou abrigo no MDB, partido pelo qual se elegeu majoritário pela sétima vez.
COMEMORAÇÃO
Ontem, domingo 10/09, ocorreu uma missa pela manhã na igreja Santa Isabel, no Centro de Paulista. À noite, aconteceu uma recepção na quadra da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Paratibe.
Hoje, segunda feira 11/09, às 19h, acontece culto na Igreja Batista, localizada na Av. Brasil, bairro de Maranguape I, Paulista.