
BRASÍLIA — COBRA ESTÁ, LITERALMENTE, SOLTA NA CAPITAL DO PAÍS
15/09/2023 - Jornal O Poder
Brasília vive recebendo — numa injustiça com a maioria da população e em referência ao mundo político e jurídico — a alcunha de cidade cheia de “cobras criadas”. Desta vez, infelizmente, essa alcunha ganhou uma versão literal. Desde a noite de ontem (14/09) moradores da quadra 710 da Asa Sul estão em pânico. Uma jiboia, de aproximadamente 1,5 metro, que vinha sendo mantida desde muito jovem em cativeiro, desapareceu de uma casa no bloco M da área. A dona, que compartilhou um aviso em grupos de WhatsApp, pediu ajuda de vizinhos e chamou o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPMA) para localizar o animal.
MEDO E PREOCUPAÇÃO
O detalhe é que a senhora cria a jiboia há anos e ninguém das redondezas sabia disso. Ela diz que a cobra é “muito dócil”, mas moradores passaram a noite preocupados e muitos deles saíram de suas casas e apartamentos para passar a noite com amigos e familiares, com medo de deparar com o animal. A polícia florestal também entrou em campo e mesmo procurando ao longo da noite, até as 11h30 desta sexta-feira, nada foi encontrado.
CLIMA AJUDOU
Uma das explicações para a “fuga”, segundo alguns veterinários, é que a jiboia deve ter fugido para procurar um local mais arejado em área de mata ou grama, em função do período de muito calor e de baixa umidade do ar que tem sido observado em Brasília nesta época — considerado o maior índice já registrado na capital desde 2011.
AUTORIZAÇÃO DO IBAMA
Segundo a dona, que não quis se identificar, a cobra é legalizada e o Ibama sabe que é criada por ela. Como prova de que é uma boa “tutora”, a proprietária postou até uma foto do animal. Trata-se de uma jiboia do Cerrado, cujo nome científico é boa constrictor amarali. Além do rabo vermelho, tem coloração amarronzada e não é venenosa. As buscas continuam. E a preocupação dos moradores também.