
ESPORTES
LUTADORES PERNAMBUCANOS VENCEM CAMPEONATO BRASILEIRO SEM KIMONO NO RIO DE JANEIRO
02/10/2023 - Jornal O Poder
Neste último final de semana, 23 e 24 de setembro, aconteceu um dos campeonatos mais importantes do ano, o Brasileiro Sem Kimono de Jiu-Jitsu da CBJJ, na Arena da Juventude, Rio de Janeiro.
A competição é uma das mais importantes no calendário e atrai estrelas do grappling, e vale pontos para o ranking da IBJJF, entidade governante do Jiu-Jitsu no mundo.
A CBJJ
A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu foi fundada por Carlos Gracie Jr em 1994 e é a entidade máxima do esporte no Brasil, subordinada apenas à IBJJF, International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, entidade suprema mundial.
PERNAMBUCANOS NO TOPO
Charles Negromonte Santos, de 34 anos, nascido em Paulista, venceu a prestigiada categoria adulto faixa preta peso pesado, até 91,5kg. Morando fora do Brasil a anos, o lutador é cria da ZR Team e compete atualmemte pela Roger Gracie Academy.
“Cheguei no campeonato muito bem preparado fisicamente e mentalmente, controlando a respiração a todo momento na luta. Eu lutei exatamente do jeito que eu queria, lógico que o ocorrido na segunda luta de eu cair em uma chave de calcanhar muito justa eu não estava esperando, mas graças a Deus tive a calma pra pode sair, e logo em seguida finalizar meu oponente.”
Charles venceu esta mesma competição em 2014, e veio tentar repetir a façanha.
“Eu vim para o Brasil com essa missão, provar pra mim mesmo que quase 10 anos depois eu iria conseguir fazer esse feito novamente. O Jiu-Jítsu está evoluindo muito rápido e por isso tive que parar os treinos de kimono para treinar apenas sem kimono e trabalhar o desenvolvimento dessas posições mais modernas de ataque de perna também com o meu wrestling. Gostaria de agradecer à minha família pelo suporte e a todos os meu patrocinadores e apoiadores e também a todo pessoal da academia do Roger que estão comigo nos treinos”, afirmou o campeão.

O próximo compromisso é o European No Gi 2023 IBJJF, na Itália, de 26 a 29 de outubro, e ainda tem algumas super lutas agendadas para o fim do ano.
Luciano Nascimento de Oliveira, da ZR Team, venceu a categoria faixa preta master 4 peso leve, até 73,5kg, e sagrou-se tetracampeão brasileiro sem kimono.
“Senti dificuldade de bater o peso, mas graças a Deus deu tudo certo. Gostaria de agradecer a Deus pela saúde, meu mestre Zé Radiola, à minha família, meus alunos e meus patrocinadores.”
Luciano Pio, como é mais conhecido, participa do Sul-Americano de Jiu-Jitsu No Gi 2023 IBJJF, no Rio de Janairo, dias 14 e 15 de outubro, e segue para e o European No Gi 2023 IBJJF, na Itália.
Kelvin Souza Braga da Silva, da ZR Team, levou a medalha de ouro na master 1 faixa marrom pesadíssimo, e ficou com o bronze na master 1 faixa marrom open class, onde não há categoria de peso.
“Desde a faixa azul, em 2019, venho lutando o Brasileiro Sem Kimono, corrigindo e acertando. Em 2022 cheguei a trazer prata no absoluto e bronze na categoria. Sentia que o ouro estava cada vez mais próximo, pois acredito que o trabalho duro sempre traz resultados. Continuei treinando e trabalhando muito para que esse resultado acontecesse. E ele veio no dia 24 de setembro, na presença dos meus professores, que são minhas maiores referências, meus amigos de treino, e minha filha e namorada. Nao poderia ter sido em um dia melhor e mais completo. Queria agradecer aos meus professores e colegas de treino, que sem eles nada disso seria possível, familiares, amigos e aos meus patrocinadores Wheylife Suplementos e Barbearia Sr Bigode. Muito obrigado!”
PRATA
Gibson Souza Santos, da The Brothers BJJ Pernambuco, faturou a medalha de prata na master 2 faixa preta peso pena, até 67,5kg.
Caio Vinicius Candido dos Santos, também da The Brothers BJJ Pernambuco, ficou com a prata na adulto faixa marrom super pesado, até 97,5kg.
Acompanhe o Jornal O Poder e saiba tudo sobre os lutadores pernambucanos!