
CAJAZEIRAS - EVENTOS NA FESTA DOS 158 ANOS
23/08/2021 - Equipe O Poder
Conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba a ler, Cajazeiras, no Sertão paraibano, completou essa semana 158 anos de emancipação política. Inaugurações, visitas, retorno do prefeito Zé Aldemir, e celebrações, marcaram a data.
Cajazeiras comemorou mais um aniversário de emancipação política e de nascimento do seu fundador Padre Inácio de Souza Rolim, inaugurando obras e anunciando novos investimentos.
OBRAS
As comemorações alusivas à data aconteceram de forma restrita, em respeito às medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Dentro da programação festiva, aconteceu a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III).
O prefeito Zé Aldemir, ao lado da secretária de Educação, Maria do Socorro Delfino, assinou ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades de ensino, com destaque para a Escola Luiz Cartaxo Rolim, no bairro da Esperança, que ganhará quatro novas salas de aula.
REASSUMIU
José Aldemir reassumiu o comando da gestão, depois de dois meses afastado para se recuperar da covid. Neste período, foi substituído pelo vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio.
O ato simples de retorno ao cargo foi realizado no Paço Municipal, prestigiado por vereadores e secretários municipais, e marcado por homenagens de auxiliares e amigos, enaltecendo a trajetória de superação e de vitórias do prefeito cajazeirense.
Emocionado e demonstrando total recuperação, Zé Aldemir fez um discurso de agradecimento a sua esposa, a deputada dra. Paula e aos demais familiares, pelo apoio dado em todos os momentos, bem como ao povo que rezou pela sua saúde.
CELEBRAÇÕES
Ontem também houve celebração em ação de graças, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, e às 17 horas, desfile cívico virtual, realizado pela Secretaria de Educação, com a participação de alunos do sistema municipal de ensino.
HISTÓRIA
Desmembrado do município de Sousa em 1863, o nome “Cajazeiras” faz referência a uma fazenda fundada no século XVIII por Luiz Gomes de Albuquerque, onde existiam várias cajazeiras. Segundo relatos de documentos antigos, datados do século XVIII, as terras localizadas à margem da Lagoa de São Francisco foram, por meio de uma sesmaria, cedidas aos proprietários Francisco Gomes Brito e José Rodrigues da Fonseca pelo governador da capitania da Paraíba, Luiz Antônio Lemos Brito.
CASA
Em 1804, próximo ao sítio, foi construída A Casa Grande da Fazenda, e o Açude Grande que servia para abastecer a população local, bem como para a criação de animais. Em 1829, o padre Rolim funda a Escolinha de Serraria que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras. Essa pequena escola começou a crescer a partir de 1833, atraindo estudantes do local e de outras regiões.
Em 1834, Ana de Albuquerque funda uma capela, dedicada à sua devota Nossa Senhora da Piedade, que hoje corresponde à Catedral de Nossa Senhora da Piedade.