
AVANÇA A III GUERRA MUNDIAL - ISRAEL PROVOCA, REVIDA ATAQUE E DECLARA GUERRA À PALESTINA
07/10/2023 - Jornal O Poder
Oriente Médio em guerra. Atacado "de surpresa", hoje, por quase três mil foguetes do grupo palestino Hamas além do rompimento de vários textos da fronteira por guerrilheiros palestinos e tanques, Israel revidou.
A ação palestina matou mais de 100 israelenses e deixou mais de 800 feridos. O revide de Israel deixou até agora quase 200 civis mortos, entre homens, mulheres e crianças e um número não calculado de feridos. O primeiro ministro Israel esse, Israelense Benjamin Netanyahu, declarou guerra à Palestina. Ele se finge de surpreso mas vinha agredindo os palestinos em nível insuportável.

PROVOCAÇÕES
O chefe do grupo palestino Hamas disse que o ataque a Israel foi uma resposta aos ataques às mulheres, à profanação da mesquita de al-Aqsa e ao cerco de Gaza.
BELICOSO
Benjamin Netanyahu é um líder belicoso. Toda vez que ele assume o governo, a tensão aumenta na região.
"Estamos em guerra", resumiu ele. "Toda Israel vai revidar duramente". Mais uma guerra . Foi o maior ataque do Hamas em 10 anos .

MÁS PREVISÕES
Fontes árabes dizem que será um duro confronto . Tem a ver com a nova geopolítica. O Hamas aproveita a oportunidade, inclusive a política vacilante dos Estados Unidos na região. Falta um articulador com a dimensão de Henry Kissinger, por exemplo.

APOIO?
O Fatah, grupo majoritário mais moderado entre os Palestinos, em sua declaração inicial, não censura o grupo radical Hamas, da autoridade palestina. Há muita insatisfacao na palestina, uma faixa de terra pequena com mais de dois milhões de habitantes. O potencial de devastação do conflito é muito grande.
PROVOCAÇÃO
Segundo especialista na questão do Oriente Médio ouvido por O PODER, Benjamin Netanyahu provocou o conflito por conta da sua fragilidade política. Fraco internamente, não quer o diálogo. A guerra é instrumento para ele se fortalecer em seu país e atrair apoio internacional.
ATUALIZAÇÃO
O Brasil pediu reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
Conforme antecipado na matéria acima, o líder da oposição à Netanyahu já declarou que neste momento "Não existe oposição em Israel".
Na matéria que você lê abaixo ISRAEL EM GUERRA CONTRA TERRORISTA DO HAMAS você pode ouvir áudio exclusivo da conversa de nossa colunista em Israel Sarita Tabatchnik com o nosso diretor de redação Antônio Magalhães.
Os palestinos sequestraram cerca de 40 israelenses, a maioria oficiais do exército e os levaram para servir de escudo humano na Faixa de Gaza.