
FENÔMENO – CIDADES DA PARAÍBA SÃO AS MELHORES PARA VER O ECLIPSE SOLAR
09/10/2023 - Jornal O Poder
Severino Lopes
O eclipse anular do sol deste ano vai atrair todos os olhares no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico acontece quando a lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
MELHORES LUGARES
A Paraíba será um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar. O melhor lugar para ver o eclipse ao vivo será a cidade de Araruna, na Paraíba. Mas João Pessoa e Natal também terão uma vista privilegiada do evento astronômico.
LOCALIZAÇÃO
João Pessoa é a melhor capital do Brasil para presenciar o evento, devido a sua localização geográfica e pela forma como o fenômeno astronômico vai acontecer.
MELHORES CIDADES
As melhores cidades para observar o eclipse sempre são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do ‘anel de fogo’, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular.
Na Paraíba, mais de 50 cidades, além de João Pessoa, são as melhores para visualizar o eclipse localizadas no Sertão, Cariri, Agreste, Curimataú e Litoral

FAIXA
A faixa de anularidade passa pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
UM DOS MAIORES
De acordo com o presidente da Associação de Astronomia da Paraíba, Marcelo Zurita, o eclipse é um dos maiores eventos astronômicos dos últimos 80 anos.
PRESENTE
O Clube de Astronomia da Paraíba estará presente no Hotel Globo, em João Pessoa, a partir das 14h30, para uma introdução do que deve acontecer no eclipse anular solar e explicar os riscos de olhar para o Sol sem a proteção adequada e responder qualquer outra dúvida que o público tenha sobre o eclipse.
Às 15h30, quando o eclipse está previsto para começar, o Clube iniciará o processo de observação do Sol.
"Temos estimulado o público através de nossas redes sociais a estarem com seus próprios óculos, sendo estes aprovados pelo Inmetro ou algum outro órgão regulador", comentou o Clube de Astronomia da Paraíba.
EVENTOS~
Vários eventos serão realizados na Paraíba para acompanhar o fenômeno. Na Praia do Jacaré, em Cabedelo, ocorrerá o “Eclipse Anular 2023”, um evento de observação gratuito e para todas as idades desenvolvido pelo professor e criador da Geominds Education, Tiago Marinho.
O evento começará às 15h e terá monitores que irão trabalhar com o público explicando o que é um eclipse e outras atividades como:
OBSERVATÓRIO
Na Pedra Itacoatiara, Ingá, a partir das 14h, a Prefeitura de Ingá junto com a Secretaria de Educação organizou uma observação do eclipse anular solar na Pedra Itacoatiara.
ÚLTIMO
O último evento deste porte a acontecer no país, remonta de setembro de 2006, no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá.
ALINHAMENTO
Segundo o físico Felipe Sérvulo, um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.
No entanto, o especialista explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta.