
SEU DIREITO - NETO CONSEGUIU AUXÍLIO ACIDENTE DO INSS POR LESÕES NA CARREIRA
18/10/2023 - Jornal O Poder
Rodrigo Carvalho de Santana Pinho. Advogado.
rodrigo@rradvocaciaeconsultoria.srv.br
Não são raro os casos de atletas que, ao longo da carreira, sofrem redução da capacidade laborativa por conta de lesões sofridas na prática do esporte. Nesses casos, com a consolidação das lesões, há casos de ex-atletas que buscam pagamento do auxílio-acidente.
CASO NETO
Sobre o tema, é importante citar o recente caso do ex-jogador Neto, ídolo do Corinthians. No processo, o craque recebeu R$ 45 mil do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) em virtude do pedido de auxílio-acidente pelas lesões sofridas ao longo de sua carreira de jogador. Entre as contusões sofridas, o ex-meia citou um jogo contra o Bragantino, em 1992, no Parque São Jorge, quando ele lesionou o tornozelo esquerdo. Depois, em 1996/97, sofreu ruptura dos ligamentos do tornozelo direito.
DANOS PERMANENTES
Neto mencionou que seus dois membros inferiores estão acometidos por artrose no pé e no tornozelo, além de sequelas por esforços repetitivos que vitimaram o quadril e a coluna lombar.
O ex-jogador apresentou atestados médicos e exames de imagem e clínicos para comprovar lesões crônicas que reduziram sua capacidade física à época, e que criaram sequelas permanentes para a sua saúde.
PRECEDENTE
Assim, Neto abriu um importante precedente para outros ex-jogadores de futebol buscarem seus direitos junto ao INSS.