
TAILANDESES ÍDOLOS NO BRASIL FAZEM LUTA SEM LUVAS NESTE SÁBADO
03/11/2023 - Jornal O Poder
A enorme comunidade brasileira de lutas está de cabelo em pé. Principalmente o imenso público praticante e apreciador do Muay Thai. Neste sábado, 4 de novembro, Buakaw e Saenchai, os dois maiores ídolos tailandeses no Brasil, farão uma luta sem luvas.

O combate será a atração principal do evento BKFC Thailand 5: Legends of Siam, no Royal Cliff Hotels, em Pattaya, a 100km da capital Bangkok, com promoção da organização americana BKFC – Bare Knuckle Fighting Championship. No total serão 12 lutas com atletas de Mianmar, Filipinas, Irã, Escócia, França, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia, Rússia, e Tailândia.

BUAKAW BANCHAMEK
Com 240 vitórias, 24 derrotas, 14 empates e 1 luta sem resultado, foi campeão do estádio Omnoi. Teve estrondoso sucesso na carreira internacional, tendo alcançando imensa popularidade no mundo inteiro após vencer o torneio K-1 Max, da maior promotora de kickboxing da época, o K-1 Group, do Japão. Aos 41 anos, já foi estrela de cinema, fez inúmeras propagandas para marcas globais e é possivelmente o tailandês mais famoso internacionalmente.
SAENCHAI PK. SAENCHAI MUAYTHAI
Com 327 vitórias, 41 derrotas e 2 empates foi campeão do Lumpinee, o estádio de maior prestígio na Tailândia. Aos 43 anos, Saenchai é uma super estrela e se mantém ativo lutando regularmente, tendo lutado 88 vezes desde 2010, em 15 países, sendo talvez um dos lutadores com mais lutas internacionais de todos os tempos. Já esteve no Brasil em 2016 ministrando seminários.

O BKFC
A promotora de lutas nasceu da vontade do ex-boxeador profissional David Feldman em organizar um campeonato legalizado de Boxe sem luvas nos EUA, esporte banido naquele país desde 1889. Com a adoção definitiva das luvas no Boxe, a modalidade passou mais de um século adormecida, embora praticada clandestinamente, principalmente em eventos de fundo de quintal valendo apostas.
CLANDESTINIDADE
Na primeira metade da década de 2000 o lutador americano Kimbo Slice fez sucesso na Internet com seus vídeos lutando, e destruído, seus adversários. As disputas aconteciam no quintal de casas em Miami, e virou sensação entre o público jovem americanos. As verdadeiras rinhas humanas ganharam força e Kimbo e lutadores como Jorge Masvidal tiveram o início de suas carreiras impulsionadas no MMA por conta de fama nessa cena clandestina.
REINÍCIO LEGALIZADO
Em 2018 Feldman conseguiu finalmente autorização para realizar o primeiro evento sancionado em solo americano de boxe sem luvas, depois de mais de 100 anos. Mas a visão do fundador não era só realizar boxe e sem luva, e sim realizar uma integração dos lutadores famosos no MMA e trazer para as regras do Boxe. O evento tornou-se rapidamente um estrondoso sucesso, atraindo nomes de peso com boas bolsas. Famosos, principalmente com carreira no UFC, encontraram no BKFC um modo de continuar faturando alto.
EXPLOSÃO DE POPULARIDADE
Logo no 7° evento a promoção explodiu com a luta entre o ex-boxeador profissional de elite Paulie Malignaggi e o veterano do UFC Artem Lobov, ligado a Conor McGregor. Malignaggi havia combatido contra ícones da divisão como Miguel Cotto, Ricky Hatton, Amir Khan e Adrien Broner. Os lutadores provocaram-se pela internet por meses e causaram o maior frisson, com Malignaggi dizendo que iria deixar Lobov com lesões permanentes. O boxeador acabou perdendo por decisão, causando surpresa na comunidade do Boxe. O BKFC desde então só fez crescer com celebridades das lutas trocando socos no seu Círculo Quadrado, um ringue de boxe de base quadrada mas com a separação como se fossem cordas num formato circular, algo nunca visto, uma sacada genial do fundador.
BKFC RECHEADO DE EX-UFC
Pagando ótimas bolsas a promoção assinou com uma constelação de veteranos do UFC. Thiago Pitbull, Alan Belcher, Chris Camozzi, Gabriel Napão, Hector Lombard, Page VanZant, Chad Mendes, Rachael Ostovich, Chris Leben, Luke Rockhold, Greg Hardy Jr, Eddie Alvarez, John Dodson, e mais recentemente Mike Perry já estiveram no evento mais famoso do mundo de Boxe sem luvas.
BKFC TAILÂNDIA
O BKFC Thailand 1: The Game Changer foi realizado em dezembro de 2021, o BKFC Thailand 2: Iconic Impact, em março de 2022, seguido pelo BKFC Thailand 3: Moment of Truth em setembro de 2022, com a estréia de Buakaw na organização. Acabou vencendo por nocaute o marroquino Erkan Varol. O evento causou muita repercussão e o BKFC Asia 4: The Big Bash fechou o ano em dezembro de 2022. A luta entre Saenchai e Buakaw foi marcada para março de 2023, mas acabou não ocorrendo. Finalmente a data foi fechada para novembro de 2023, nas regras do Muay Thai, única no evento.
SUPER FÃ RECIFENSE
O treinador Luiz Rodrigo Barbosa Filgueira de Menezes 33, fundador e líder da equipe Black Tiger Muay Thai, é fã de Buakaw e começou a treinar justamente em 2005, quando Buakaw foi campeão do K-1 Max GP.
“Sempre gostei de lutas e quando vi aquele tailandês quebrar geral usando Muay Thai no então maior evento de kickboxing peso leve do mundo na época, o K-1 Max, decidi que seria igual a ele”.
Depois de aposentado como lutador virou treinador e fundou a equipe Black Tiger. Em 2017 teve oportunidade de ir para a Tailândia e treinar na academia onde Saenchai, seu outro ídolo, treinava.
“Cheguei em Bangkok sem falar nem inglês nem tailandês e com a ajuda de brasileiros me matriculei na academia 13 Coins, onde Saenchai treinava na época. Ver meu ídolo do meu lado treinando foi surreal. Mal podia acreditar que estava vivendo aquilo. Apesar da barreira da língua convivemos por muitas semanas e travamos uma certa amizade. Ele sabia que eu era do Brasil e ficava entusiasmado por eu vir de tão longe e já conhecer ele.”
Em 2022 o treinador retornou à fonte do Muay Thai para mais alguns meses de treinos e aprendizagem, e por acaso ficou na mesma academia onde Buakaw estava fazendo parte de sua preparação para uma luta.
“Quando vi Buakaw treinando tomei um choque e fiquei todo me formigando. Mal acreditava que o cara que eu tinha feito uma tatuagem no braço estava a poucos metros de mim. Segurei o impulso de correr até ele e fiz meu treino. Uma hora eu teria oportunidade de falar com ele. Todo dia via ele na academia, mas não queria atrapalhar. Passaram alguns dias e um tailandês que me treinava já sabia da tatuagem, e depois de Buakaw finalizar o treino, me apresentou. Trocamos algumas ideias como pudemos e mostrei minha tatuagem. Ele ficou muito empolgado quando viu a tatuagem e pegou nela, foi muito emocionante.”
Sobre a luta de amanhã Luiz Rodrigo foi enfático: “sinceramente não acredito que dois caras amigos como eles são vão fazer uma luta de verdade. Ainda mais sem luva! Penso que farão uma exibição!”
OPINIÃO DE EX-ADVERSÁRIO
O campeão mundial WMC – World Muay Thai Council e agora treinador Adaylton Parreira de Freitas, 33 anos, lutou com Saenchai em 2014. Atualmente reside nos EUA e trabalha com lutadores de MMA. Faz a preparação na parte de em pé da lutadora do UFC Tainara Lisboa, também campeã mundial de Muay Thai.
Já esteve em Pernambuco várias vezes para seminários, desde 2015.
“Pra falar a verdade eu não sei nem muito bem o que esperar dessa luta, tanto pela amizade que os dois têm, por se conhecerem a tanto tempo, pelo grande nome que eles são, o tanto que representam dentro desse esporte. Não sei se vão colocar realmente uma luta que vai ter um vencedor, ou se vai ser uma luta até com momentos mais fortes, mas vão acabar dando empate. Tecnicamente para mim Saenchai é melhor tecnicamente e Buakaw muito forte fisicamente. A história dos dois é incrível, então não acredito que vão fazer uma luta para ter vencedor. Mas com a qualidade dos dois podemos esperar um grande show, independente se vai ter um vencedor ou não.”
MAIOR NOME BRASILEIRO TAMBÉM OPINA
Cosmo Alexandre Moreira da Rocha, 41, foi o primeiro lutador de Muay Thai brasileiro a fazer sucesso na Tailândia, tendo enfrentado os maiores lutadores da época e conquistado títulos como Copa do Rei da Tailândia por duas vezes e títulos mundiais pela World Muay Thai Council e World Professional Muay Thai Federation. É também o lutador de Muay Thai brasileiro com maiores realizações, sendo o principal nome da modalidade no país.
Já esteve também várias vezes em Pernambuco para seminários, desde 2014.
Retirou-se das competições ano passado no evento colossal ONE Championship, e reside nos EUA onde ministra aulas comericiais, seminários, e treina lutadores como Kamaro Usman, do UFC.
“Essa luta para mim é só apresentação. Eles não vão sair na porrada mesmo não. Não é possível! Eles vão fazer uma apresentação, aposto!”
Acompanhe o Jornal O Poder e saiba tudo sobre os esportes de combate!
A luta será transmitida pelo aplicativo do BKFC, e para assinar o streaming acesse o site https://bkfc.live/how-to-watch-bkfc-fights/ e siga as instruções! O evento começa 9h da manhã horário de Recife.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.