
CULTURA - CLÁUDIO AGUIAR LANÇA LIVRO SOBRE A CASA DE FERNANDES VIEIRA
14/11/2023 - Jornal O Poder
João Fernandes Vieira o líder da Restauração de Pernambuco frente ao dominio holandês será o tema do livro do consagrado escritor/ acadêmico Cláudio Aguiar. A obra será lançada no próximo sábado (18/11).
O evento será no auditório do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), localizado na rua do Hospicio, no bairro da Boa Vista, a partir das 10h30.
O LIVRO
O título é "A Casa de João Fernandes Vieira - O Restauraurador de Pernambuco". O evento será aberto ao público e contará com palestra seguida de uma sessão de autógrafos com o autor.

PERFIL
Cearense de nascença, o autor foi radicado no Recife em 1962 e define o atual livro como uma biografia, fruto de longa pesquisa que utilizou como fonte o seu próprio acervo documental e também o do IAHGP. “Defino o livro como um ensaio biográfico de uma “Casa”. Não de uma casa qualquer, mas do primeiro bem patrimonial tombado da história de Pernambuco, por iniciativa do IAHGP, em julho de 1865”, explica.
IMPORTÂNCIA
O tombamento ocorreu pelo fato da casa ter pertencido ao Mestre de Campo do Terço de Infantaria de Pernambuco, João Fernandes Vieira, um dos principais organizadores e comandantes da Insurreição Pernambucana (1645-1654), que resultou na expulsão dos holandeses do Brasil. Vieira, que passou a ser conhecido como ‘O Restaurador de Pernambuco’, viveu na casa de 1640 até a sua morte, em 10 de janeiro de 1681.
HERÓIS
Em 2012, os Mestres de Campo João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Antônio Filipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias Cardoso e Francisco Barreto de Menezes tiverem seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
CONJUNTO DA OBRA
Cláudio Aguiar já possui mais de 40 livros lançados e é sócio do IAHGP, além de ocupar a cadeira de número 40 na Academia Pernambucana de Letras. Graduou-se, em 1971, pela Faculdade de Direito do Recife e iniciou sua atuação na imprensa recifense, principalmente como colaborador literário do Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco.
Como romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta recebeu vários prêmios e distinções. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro "Francisco Julião, uma biografia", publicado pela Editora Civilização Brasileira (Rio de Janeiro).
