
CULTURA - HISTÓRIA DOS JUDEUS DE PERNAMBUCO SERÁ LANÇADO HOJE
05/12/2023 - Jornal O Poder
O historiador Jacques Ribemboim, da Academia Pernambucana de Letras e superintente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lança hoje, terça-feira 05/12, um livro instigante. Trata-se da "História dos Judeus de Pernambuco", publicado pela Cepe Editora. O livro aborda a presença dos cristãos-novos e judeus em Pernambuco, desde os primórdios do século 16. O livro tem 608 páginas e levou onze anos para ser concluído. Dividido em 6 capítulos, a intenção é apresentar ao público uma face pouco conhecida da história do Brasil, ressaltando a componente judaica na etnografia da população nordestina.

PRIMÓRDIOS
Com a chegada do donatário Duarte Coelho à capitania de Pernambuco, Olinda se desenvolve rapidamente e passa a ser um grande centro judaizante. “Na época, Portugal e suas colônias viviam sob a égide da Inquisição e era proibido praticar o judaísmo. Por isso, os filhos de Israel se viam obrigados a encobrir sua religião, tornando-se cristãos-novos, adotando o catolicismo. A prática de judaísmo às escondidas é chamada de criptojudaísmo”, explica Jacques Ribemboim. Por volta de 1560, a então Vila d’Olinda abrigava a maior comunidade criptojudaica das Américas. São os olindenses que fazem a transição do judaísmo da Europa para o Novo Mundo.
HOLANDESES
Durante a ocupação batava, a comunidade judaica atinge seu ápice, erguendo duas sinagogas. Os holandeses eram bem mais complacentes que os portugueses e os espanhóis no sentido de permitir o exercício da fé mosaica. Das duas sinagogas construídas, uma se mantém até os dias atuais, com o nome de Tzur Israel, na rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo. Um marco histórico, por ser a mais antiga das Américas.

OS JUDEUS DE HOJE
A atual comunidade israelita do Recife é majoritariamente de origem asquenaze, isto é, formada por descendentes de judeus provenientes do Leste Europeu. "Eu sou neto de avós nascidos na outrora Bessarábia, situada nos confins da Moldávia e da Ucrânia. Chegados nas correntes migratórias do início do século 20, os judeus do Recife se fixaram no bairro da Boa Vista, antes de se transferirem para outros bairros, principalmente para Boa Viagem, zona sul da cidade", narra Ribemboim.

SERVIÇO
Evento: Lancamento do livro “História dos Judeus de Pernambuco”
Quando: Hoje, terça-feira 05/12
Hora: 19h Onde: Academia Pernambucana de Letras, Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças- Recife - PE. Estacionamento gratuito. Entrada pela Av Malaquias, vizinho à AABB.
Preço promocional de lançamento: R$ 90,00