
BRASÍLIA — O QUE FAZ, NO DISTRITO FEDERAL, A FACÇÃO CRIMINOSA TCP, ALVO DE OPERAÇÃO POLICIAL
21/12/2023 - Jornal O Poder
Há anos, setores de inteligência e forças de segurança investigam a migração de vários integrantes de facções criminosas do Rio de Janeiro e de São Paulo para o Distrito Federal. Mas apesar do cuidado e das investigações, cada vez mais são cumpridos mandados e desbaratadas quadrilhas remanescentes destes grupos nas cidades satélites de Brasília. A mais recente operação foi deflagrada hoje (21/12), em sete regiões administrativas localizadas bem próximas da capital do País e num município localizado na área de entorno entre o DF e o estado de Goiás.
MANDADOS DE PRISÃO
A Polícia Civil do Distrito Federal cumpre, desde cedo, 32 mandados de prisão contra traficantes e outras 30 ordens judiciais de busca e apreensão nas residências dos alvos. Todos são vinculados à organização criminosa denominada Terceiro Comando Puro (TCP). A facção, com origem no Rio de Janeiro, é considerada a segunda maior daquele estado.
OITO CIDADES
Para os trabalhos, foram designados 180 policiais civis, entre agentes, delegados e escrivães. Investigações anteriores — iniciadas no ano passado — levaram à suspeita de que integrantes do grupo que deixaram o Rio de Janeiro, vivem atualmente em cidades do como Núcleo Bandeirante, Candagolândia, Estrutural, Cruzeiro, Guará, Taguatinga e Riacho Fundo (todas do DF) e Valparaíso de Goiás (GO).
DROGAS E ASSALTOS
A iniciativa da facção, conforme já confirmaram alguns dos detidos, é tentar ampliar sua presença nos arredores de Brasília e dominar a venda de drogas no Centro-Oeste, a partir da capital do País. A facção Terceiro Comando Puro foi fundada em 2002 e tem como principal rival o Comando Vermelho (CV). É voltada para a prática de assassinatos, tráfico de drogas e assaltos. Além do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, também tem forte presença no Espírito Santo e no Amazonas.