
BRASÍLIA — ONÇA QUE ESCALA MURO DO ZOO E ASSUSTA PESSOAS, DISPUTA ATENÇÕES NA CAPITAL DO PAÍS. ASSISTA AO VÍDEO
02/01/2024 - Jornal O Poder
Hylda Cavalcanti
Capital do país, Brasília é uma cidade onde o “animal político” se sobressai, mas vez por outra, notícias sobre cobras naja pirateadas ou capivaras invasoras de jardins e prédios públicos são destaque no noticiário. Desta vez, as manchetes dos principais veículos de imprensa foram divididas entre as publicações de fim de ano no Diário Oficial da União e a peripécia da onça macho Peter, que está há anos no Zoológico de Brasília. Na última quinta-feira (28/12), o animal deu um grande susto nos visitantes ao escalar a área destinada a ele e chegar bem perto da grade onde várias pessoas o observavam.
VÍDEO VIRALIZOU
A cena (que foi filmada e pode ser acessada no vídeo abaixo), levou o Governo do Distrito Federal (GDF), responsável pelo Zoo, a anunciar reparos na estrutura do local e reforço da segurança. Mas por incrível que pareça, apesar do medo das pessoas na hora, o episódio em vez de afastar, atiçou a curiosidade de várias famílias que optaram por, nos últimos dias, “conhecer de perto a onça que entrou para a história”. Segundo o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Leandro Drigo, o espaço reservado às feras está dentro dos padrões internacionais para este tipo de animal e não se esperava que Peter tivesse capacidade de dar um pulo e escalar tão alto.
FOI “CURIOSIDADE”
Drigo afirmou que embora as pessoas tenham se assustado, a atitude da onça é “natural para a espécie” e o seu comportamento foi provocado por “curiosidade”. Ele disse não acreditar que Peter conseguisse escalar o espaço inteiro do muro e chegasse à grade que o separa dos visitantes. “As onças são animais fortes, saudáveis e curiosos, mas dificilmente Peter conseguiria sair, devido à grade interna ter uma parte negativa. Mesmo assim, com menos de 24 horas do episódio implantamos medidas adicionais de segurança no espaço”, frisou.
AUMENTO DA CERCA
Além da nova barreira de segurança na área onde ficam as onças, para impedir outras escaladas, também foi colocada uma cerca elétrica no limite superior do recinto onde fica Peter. A carga é de pequena quantidade e, segue padrões utilizados por outros zoos, mundo afora. Conforme a nota oficial do GDF, é suficiente apenas para assustar o animal, mas não o deixará ferido. E impedirá novas estripulias de Peter. Por enquanto, para a população de Brasília, bastam as peripécias dos políticos.
Veja o vídeo com a escalação da onça Peter