
Em Primeira Mão – Coluna Diária – Lewandowski traz a primeira mulher para sua equipe
12/01/2024 - Jornal O Poder
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, atendeu a sugestão da primeira-dama Janja, que pediu mais mulheres no ministério. Ele escolheu o primeiro nome feminino de sua equipe. Ana Maria Alvarenga Mamede Neves será a chefe de gabinete na pasta. Ela trabalha com o novo ministro desde 2010. Já foi chefe de gabinete de Lewandowski no STF e trabalha no escritório de advocacia dele em Brasília.

Justiça de Alagoas proíbe cobrar seguro mais caro em Maceió
O juiz Felini de Oliveira Wanderley, da 1ª Vara Federal de Alagoas, proibiu as seguradoras credenciadas junto à Caixa Econômica de recusarem a cobertura para imóveis próximos a áreas consideradas de risco em Maceió. Uma grande área da capital alagoana encontra-se isolada devido à instabilidade do solo provocada pela mineração de sal-gema pela empresa Braskem. A decisão proíbe ainda a prática de preços abusivos ou aumentos expressivos nos valores cobrados, apontados como estratégias para dissuadir a contratação de seguros residenciais nos arredores das áreas de risco.

Presidente do Equador vai construir grandes presídios
O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou a construção de duas prisões “estilo Bukele” nas províncias de Pastaza e Santa Elena para abrigar os líderes das máfias rebeldes. Segundo Noboa, os locais terão capacidade para 736 prisioneiros e contarão com sistemas de segurança de última geração, como inibição de sinal de celular e satélite, controle de acesso digital e analógico e segurança de perímetro triplo. O objetivo do presidente é prender os líderes das gangues para retomar o controle das demais prisões, que estão sendo dominadas internamente por esses grupos criminosos.

Sequestrado brasileiro diz que foi muito espancado
O brasileiro Thiago Allan Freitas, de 38 anos, que estava em poder de sequestradores em Guayaquil, no Equador, disse em entrevista à GloboNews que foi levado pelos criminosos após entrar em um táxi. Ele também relatou que foi bastante agredido até ser liberado pela polícia na noite de quarta (10).