
Eu gosto de ser mulher – Coluna Semanal por Sarita Tabatchnik – A Luxúria
17/01/2024 - Jornal O Poder
No dicionário, Luxúria significa lascívia, libertinagem, excesso de sensualidade, devassidão, obscenidade. Perante a religião católica é vista como um dos sete pecados capitais, um vício e, portanto, o oposto da virtude.
Como é vista a Luxúria’
Também é interpretada como a satisfação desregrada dos impulsos sexuais, sem regras ou pudores. Para muitas pessoas, a luxúria tem uma conotação negativa, porque indica que usarmos a nossa capacidade sexual, sem a razão reprodutora, já é uma forma de banalização das características únicas da sexualidade.
Alguns também afirmam que a luxúria prejudica o desenvolvimento harmonioso da personalidade, porque atua como uma força contrária em relação à dignidade do ser humano. Hummmm!!!
Será que esta descrição corresponde à Luxuria? Você acredita mesmo nisto?

A Luxúria na Bíblia
Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor obsessivo aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Esta é a visão da igreja. Mas me diga lá, se o Senhor Deus Todo Poderoso presenteou o ser humano com muitos prazeres carnais, então, onde está o problema?
Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo, geralmente vivendo à margem da sociedade, MAS, apenas quando seu "segredo" é descoberto.
Porque há muitos luxuriosos (as) entre nós, em grau maior ou menor. Até mesmo entre os muito religiosos, pois mesmo os que não fazem, PENSAM em fazer, portanto é o "pecado" do pensamento luxurioso. Srsrsr!!!
Há inclusive versículos da Bíblia, que tratam da Luxúria. "Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos.
Mas por que? Pergunto eu.
"Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido gera o pecado, pela propensão à sexualidade exagerada."
Não citei os autores, porque não concordo em nada com isto.
O que é então?
A luxúria nada mais é do que a busca pelos prazeres carnais, de uma forma mais sensual e intensa, nada demais. Uma forma apenas diferente de enxergar os prazeres do sexo.
Se há um excesso, entendo que seja mais uma compulsão, que pode muito bem ser tratada pela Psicologia e não a transformar numa falsa definição de "pecado".
Se assim for, somos "quase" todos luxuriosos(as). srsrsr

A demonização da Luxúria
Erroneamente associada a devassidão sexual, obscenidade e a promiscuidade, mas curiosamente não associada à pedofilia, a luxúria é na verdade apenas mais uma forma de estar na vida particular, sensualmente e livre de amarras em suas quatro paredes junto com seu parceiro (a).
Eu jamais entendi e continuo não entendendo os dogmas e doutrinas da igreja católica e a demonização que ela faz do desejo sexual.
O tempero do sexo
O que chamam de Luxúria, se bem dosada e usada com sabedoria, pode apimentar e muito um relacionamento ou casamento. Como todo tempero, também como tudo neste mundo, o que mata é a dose e não o medicamento. A luxúria pode manter o relacionamento em um nível ideal de desejo, satisfação e gratificação imediata, o que pode ser muito bom para um casal.
A luxúria trabalha na fantasia e na emoção momentânea, pensemos então, muita gente gosta de fantasia e de emoção intensa, nem por isso é "pecadora". A luxúria é interessante, sofisticada, sensual e refinada. É possível que, talvez, a igreja católica a esteja confundindo com "compulsão sexual", este sim um problema realmente bastante prejudicial ao indivíduo na sua atividade na sociedade.
E você, já pensou em temperar sua vida sexual, com uma pitadinha de Luxúria?
Autora
Sarita Tabatchnik
Artista plástica, ceramista e cronista do dia-a-dia feminino
Ela é pernambucana e vive em Israel
https://www.instagram.com/saritatabatchnick/