
Pernambuco – Paulista ganha primeira praça destinada para preservar corujas
23/01/2024 - Jornal O Poder
Uma iniciativa inédita no País. A cidade de Paulista, no litoral norte de Pernambuco, se tornou a primeira cidade brasileira a construir uma praça específica para abrigar corujas e manter os ninhos existentes das espécies. A Praça das Corujas foi inaugurada ontem, segunda-feira (22/01), pelo prefeito Yves Ribeiro. Trata-se de um espaço que busca a preservação ambiental das corujas da espécie "buraqueira", que habitam o local.
A solenidade
A solenidade contou com a presença do deputado federal Carlos Veras, vereadores, secretários e populares. Na ocasião o prefeito Yves Ribeiro descerrou a placa inaugural, entregando a nova área de lazer à população.
A praça
A praça abriga cinco ninhos subterrâneos de corujas buraqueiras, que foram preservados, tornando-a diferente das demais do município. Ela possui ainda brinquedos, pista de cooper, local para jogos, entre outros equipamentos.
“Vivo neste local há mais de 20 anos e a transformação desse espaço numa praça era um sonho que parecia distante. Hoje ele se tornou realidade“, comemorou o professor Wandeckson Paiva.
A área
Na área, foram construídas áreas de preservação em círculos para manter os ninhos existentes. Uma escultura de corujas em madeira, cujos olhos são de luzes de Leds que acendem, foi fixada na praça.
Afirmou
O prefeito Yves Ribeiro afirmou que estava muito feliz com o cumprimento de mais uma promessa.
“Estamos comemorando hoje a inauguração desta praça, que por sinal está muito linda e será sem dúvida cuidada pelos moradores. Em breve voltaremos aqui para entregar à população a pavimentação com sistema de drenagem da Rua Ursa Maior”, disse.
