
Em Primeira Mão – Coluna Diária - Mercado Livre no futebol
31/01/2024 - Jornal o Poder
O Mercado Livre anunciou hoje o que deverá ser o maior contrato de naming rights de um complexo esportivo da América Latina. Assim, o icônico estádio localizado na capital paulista passará a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. O acordo prevê um investimento acima de R$ 1 bilhão por 30 anos de parceria – o contrato será de cinco anos renováveis por mais cinco até o fim do período. Quantos estádios brasileiros esperam um patrocinador como esse?
Taxa Selic agora é de 11,25%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou os sinais e cortou hoje os juros em 0,50 ponto percentual (p.p.). O movimento passa a Selic de 11,75% para 11,25% ao ano, o menor patamar desde o primeiro trimestre de 2022. A decisão foi unânime. O tamanho do corte veio em linha ao praticado pelo BC nas últimas reuniões e já era esperado pelos analistas do mercado financeiro.

Briga dos bancos gigantes contra os pequenos
A Procuradoria-Geral da República (PGR) determinou hoje a abertura de um procedimento administrativo para apurar se a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está cometendo prática anticoncorrencial. Quer saber se os bancos estão utilizando sua posição dominante no mercado para impedir operações de concorrentes de menor porte.
Parcelado pirata
Em meados de 2023 a Febraban tinha acusado a Stone , o Mercado Pago e o PagSeguro de oferecerem um “parcelado sem juros pirata”. Segundo a federação dos bancos, essas empresas estariam “cobrando juros remuneratórios dos consumidores, mas lançando na fatura do cartão de crédito como modalidade de parcelado sem juros.”
Garantia do acesso ao consumo
A Febraban quer limites para o parcelamento sem juros, enquanto algumas empresas, entre as quais as “maquininhas”, defendem o parcelamento sem juros como modalidade de garantia do acesso ao consumo no Brasil.
