
Transportes de antigamente. As Maxambombas, artigo de Carlos Cavalcanti*
03/02/2024 -
Seguindo um aprazível e saudoso passeio pelo Recife nos tempos das maxambombas, devemos primeiro tecer alguns comentários sobre esse meio de transporte urbano, que, ao ser implementado, em 5 de Janeiro de 1867, sendo o primeiro no País, causou espanto e admiração em toda a cidade.
Origem do nome
A denominação desse "trem urbano" vem da corruptela das palavras inglesas " machine pump" mas no Brasil ficou conhecida e famosa como maxambomba
Trem urbano
Imagine o prezado leitor como se sentiu o recifense, daqueles idos, ao ver um monstrengo, soltando fumaça pelas "ventas", indo pra cima do transeunte que antes pensava que a rua era só dele e dos transportes, levados e trazidos, por tração animal.

A pioneira no Brasil
O Recife foi o pioneiro nesse tipo de transporte na América Latina e a primeira linha aqui instalada, em 5 de Janeiro de 1867, foi a de Apipucos, depois vieram outras linhas como Olinda, Caxangá, Dois Irmãos e outras.
Batismo
Arruda, Ponto de Parada, Entroncamento e Encruzilhada, são algumas localidades batizadas pelas maxambombas.
Na Encruzilhada, inclusive, temos registrado por Mário Sette esse pitoresco texto que reproduz bem a época:
"Vinham apitando de longe os trens do Recife, Olinda e Beberibe, ali se cruzavam. Era um espetáculo curioso e agradável o encontro dessas composições. Paravam uma perto da outra, de vagões em vagões...olhares...cumprimentos...perguntas...frases...
___hoje, não. Domingo irei passar o dia
___pois não, teremos uma cavala gorda...
Assim era o maravilhoso tempo das Maxambombas.
* Carlos Cavalcanti é historiador. Faz parte do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
