imagem noticia

Alerta de Carnaval

Previna-se, proteja-se e respeite para o seu carnaval ser perfeito.

11/02/2024 - Jornal O Poder

imagem noticia
Carnaval é alegria, descontração, liberdade. Mas para tudo sair perfeito, cuide de si e respeite os outros.
O Ministério da Saúde está fazendo uma campanha nacional, alertando para a importancia do respeito, com ênfase no respeito às mulheres (não é não) e estimulando o uso de preservativos e exames sobre doenças sexualmente transmissíveis. E também cuidados para evitar a proliferação da dengue.

O Poder

Participa e apoia a campanha. Nesta página, você encontra a mais completa programação dos eventos em oito Estados, os mais tradicionais polos do diversificado carnaval brasileiro, o mais rico, popular e multicultural do mundo.

Assista ao vídeo

E, não saia de casa sem camisinha no bolso ou na bolsa.


Leia outras informações

imagem noticia

Diário da Copa: A artilharia de Pernambucanos na Copa do Mundo, por Roberto Vieira

26/06/2026

Poucos estados brasileiros possuem uma tradição tão singular e contundente em Copas do Mundo quanto Pernambuco. O solo pernambucano, historicamente conhecido como o Eldorado, exportou talentos que definiram o destino da Seleção Brasileira nos maiores palcos do futebol global. O estado, com 10 milhões de habitantes, proporcionou 28 gols para o Brasil em Copas.

Ademir Menezes

O "Queixada", nascido no Recife, é a personificação do matador clássico. Sua participação na Copa de 1950 não foi apenas uma atuação individual; foi um assombro técnico. Com nove gols marcados, Ademir Menezes cravou seu nome na história, demonstrando uma capacidade de finalização que, até hoje, serve de exemplo para os centroavantes brasileiros.

Vavá

O "Peito de Aço", também recifense, é uma lenda bicampeã mundial. Vavá possui uma marca notável de nove gols, somando as edições de 1958 e 1962. Sua força física, aliada a um posicionamento impecá...

imagem noticia

Poucos estados brasileiros possuem uma tradição tão singular e contundente em Copas do Mundo quanto Pernambuco. O solo pernambucano, historicamente conhecido como o Eldorado, exportou talentos que definiram o destino da Seleção Brasileira nos maiores palcos do futebol global. O estado, com 10 milhões de habitantes, proporcionou 28 gols para o Brasil em Copas.

Ademir Menezes

O "Queixada", nascido no Recife, é a personificação do matador clássico. Sua participação na Copa de 1950 não foi apenas uma atuação individual; foi um assombro técnico. Com nove gols marcados, Ademir Menezes cravou seu nome na história, demonstrando uma capacidade de finalização que, até hoje, serve de exemplo para os centroavantes brasileiros.

Vavá

O "Peito de Aço", também recifense, é uma lenda bicampeã mundial. Vavá possui uma marca notável de nove gols, somando as edições de 1958 e 1962. Sua força física, aliada a um posicionamento impecável dentro da área, foi fundamental para que o Brasil conquistasse seus primeiros títulos mundiais, provando que a coragem nordestina era um trunfo estratégico em campo. E olha que Vavá nem centroavante era.

Rivaldo

Nascido em Paulista, Rivaldo elevou o nível do futebol com uma genialidade técnica inalcançável. Com oito gols marcados nas edições de 1998 e 2002, ele foi o maestro da conquista do pentacampeonato. Sua perna esquerda mágica e a visão de jogo apurada fizeram dele um dos maiores camisas 10 da história do futebol mundial, honrando o legado pernambucano com maestria.

Juninho Pernambucano

O "Reizinho", natural do Recife e ex-aluno Marista, é um dos maiores especialistas em bolas paradas que o futebol já produziu. Na Copa de 2006, Juninho Pernambucano deixou sua marca, reafirmando sua técnica refinada. Sua capacidade de decidir jogos através de cobranças de falta precisas transformou a bola parada em um recurso letal para qualquer equipe que tivesse a honra de contar com seu talento.

Rildo

Rildo, recifense e lateral-esquerdo de técnica apurada, marcou seu gol na Copa de 1966. Integrando a galeria dos gols pernambucanos, ele representa a versatilidade do jogador nascido no estado, capaz de realizar funções defensivas com segurança e, ao mesmo tempo, aparecer no ataque para contribuir com momentos decisivos.

Futuro

O futuro do futebol pernambucano passa pela valorização da prata da casa. Homens como Bita, Ramon, Tará e Roberto Coração de Leão estão fazendo gols por aí em nosso estado. Aguardamos homens como Alexandre Borges, Capuano ou Valdomiro Silva, célebres artesãos da juventude no futebol, para se tornarem realidade. Mas tudo depende de nós torcedores e dos nossos dirigentes.

*Roberto Vieira é médico e cronista



imagem 2





imagem noticia

"Desculpe-me 'professor'... que se identifica como esquerdista" - Por Jarbas Beltrão*

26/06/2026

'Reação'

Não poderia deixar passar em branco. Me sinto na obrigação de apresentar publicamente minha reação em relação ao artigo editado pelo "O Poder" com título de: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo" (De 19/06/2206) cuja o autor sempre tem trazido colaboração para este jornal Digital. Doravante irei identificá-lo como 'professor'.

Conheci o 'professor', em questão, na minha época de docente de colégios e cursos nos anos 1970/1980; sei que ele fez mestrado e doutorado em Ciência Política, pela UFPE.

Apresento meus respeitos por sua pessoa, mas o mesmo não posso dizer das idéias que ele revela, na sua matéria, editada no jornal "O Poder".

O 'professor' desenvolve um texto, que não se afasta em momento algum da sua crença ideológica, que considero "anos luz" distante da realidade.

A crença ideológica do 'professor' é o marxismo-leninismo, que ele já revelou ter...

imagem noticia

'Reação'

Não poderia deixar passar em branco. Me sinto na obrigação de apresentar publicamente minha reação em relação ao artigo editado pelo "O Poder" com título de: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo" (De 19/06/2206) cuja o autor sempre tem trazido colaboração para este jornal Digital. Doravante irei identificá-lo como 'professor'.

Conheci o 'professor', em questão, na minha época de docente de colégios e cursos nos anos 1970/1980; sei que ele fez mestrado e doutorado em Ciência Política, pela UFPE.

Apresento meus respeitos por sua pessoa, mas o mesmo não posso dizer das idéias que ele revela, na sua matéria, editada no jornal "O Poder".

O 'professor' desenvolve um texto, que não se afasta em momento algum da sua crença ideológica, que considero "anos luz" distante da realidade.

A crença ideológica do 'professor' é o marxismo-leninismo, que ele já revelou ter adotado, e se apresenta como dirigente de uma entidade que defende a implantação do socialismo (socialismo científico) no Brasil.

Socialismo que já fez muitos estragos aos povos e países, ao longo da História, sempre fracassando enquanto regime político e econômico.

O socialismo marxista se apoia em promessas de justiça e igualitarismo social; que já tive oportunidade de afirmar a partir de estudos/revelações da "escola austríaca de economia" que, aquela "engenharia social" é impossível de se realizar, mas, que sobrevive no âmbito do campo ideológico, onde a "ciência" tão decantada pelos mesmos marxistas, não tem vez.

Gorbachev, o último dos "czares soviéticos", tentou salvar o sistema que só conseguia satisfazer os anseios de sua delirante e cleoptocrática elite estatal/partidária, ou seja, construiu uma potência bélica e espacial, sem nenhum compromisso com uma sociedade de demandas comuns a qualquer sociedade, isto é, atender uma agenda de consumo de bens e serviços para sobrevivência e outras satisfações humanas.

Gorbachev, convidou o economista da "Escola Austríaca", Frederick Hayeck, para avaliar e buscar saídas para a crise soviética, o prêmio nobel de economia Hayeck, estudou e posteriormente informou ao dirigente comunista o resultado de seus estudos, como um diagnóstico para o último dos "czares soviéticos": "o socialismo é impossível de ser praticado enquanto sistema econômico. Senhor Gorbatchev desmonte essa engenharia". Eu chamaria de "geringonça".

0 'professor' no seu artigo mostrou fidelidade a sua escolha ideológica e, não a realidade histórica do passado e do presente; e mostra que não se libertou da "prisão cognitiva", que só enxerga o mundo como: A luta entre "explorados e exploradores" ...meu Deus, tende misericórdia. Demonstrando pouca preocupação com a "verdade histórica"; o 'professor' descamba para a construção de um cenário divorciado da realidade.

'A unção da classe operária'

O texto do 'professor' é uma confissão de fidelidade, a esse negócio de "visão classista", o indivíduo é enchotado do seu direito de pensar como ser individual, e se encaixa na classe social dos trabalhadores ou dos burgueses

Embora, o 'professor' seja pertencente as camadas de uma classe média, ele fala em nome de uma classe de proletários fabris, com imagens que vamos encontrar no século 19.

Classe fabril (operária), ungida por Marx, como aquela estrela que brilhará com sua luz, em direção ao futuro feliz da humanidade - o comunismo.

O proletário do século 19, era o que chamaríamos de "operário de chão de fábrica", todos reunidos num galpão trabalhando entre 14/16 horas dia a dia, dentro de um galpão, tomado pela fumaça dos fornos alimentados por pedras de carvão mineral.

Numa sala à frente em pequena espaço elevado, um homem gordo de cartola, fumando seu charuto caribenho, degustando seu Whisky escocês caro, usando seu terno de "brim ou casemira inglêsa, fiscalizava o trabalho dos explorados. Um vidro dessa sala superior, separava o burguês do galpão da produção, e o protegia da fumaça poluidora e do barulho das máquinas. Ainda é o cenário visto pela ortodoxia marxista. Alguns dirão, isto mudou, o cenário é moderno, mas a exploração continua a mesma

'Divórcio da realidade'

O divórcio da realidade é característica de quem abraçou/abraça a ideologia revolucionária, no caso o "marxismo leninismo/revolução socialista-comunista".



imagem 2




As teses do respeitável 'professor' (suas "teses", não merecem a minima consideração, a não ser como testemunho de grau de sanidade mental), é um desfile de ofensas às idéias e instituições que estão do lado contrário ao que ele pensa; o que é a marca do ideal revolucionário moderno/contemporâneo, desde a Revolução Francesa (republicanismo Jacobinista) até chegar ao socialismo científico, revolucionário dos bolcheviques).

Sempre procurando um tom marcado por agressividade, o 'professor', carrega na sua mente um cenário histórico, que só serve para justificar seu "aprisionamento cognitivo", nenhum compromisso com a verdade histórica.

"Prisão cognitiva" gera bolhas de verdades construídas pelas mentes revolucionárias, que foi, e, é, marca por uma cultura que dominou gerações, formadas sob a orientação materialista de que: "a 'história' tem uma determinada trajetória e que vai culminar no futuro comunista, que necessita da intervenção revolucionária do proletariado"

'O fascismo como ofensa'

As idéias do artigo do 'professor' com a denominação: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo", é um material de confirmação de uma "doença juvenil (não infantil ) do esquerdismo", perigoso esquerdismo que já fez/faz/fará muitos estragos nas mentes de muitas gerações

O fascismo, empregado pelo 'professor', é uma repetição de acusações da "esquerda" em toda parte do mundo, e, já é palavra de um dicionário de ofensas pessoais ,e, também daqueles que não querem manter um debate franco, aberto, democrático, ou não se sentem com preparo intelectual para um debate sincero e consistente.

Diz nosso 'professor':

"O fascismo é a ditadura mais extremada dos monopólios capitalistas. Ditadura exercida pelos serviçais mais reacionários da direita e da burguesia. Não é mera contingência histórica da Itália de Mussolini".

Trata-se de simples/simplista retórica, sem fundamento histórico, se apresenta só com rotulações e com muito ódio, "classista" (?), porém de uma pessoa que não enxergou a vida, como ela é.

Desconhece até que Mussolini, o líder fascista italiano, foi leitor de quase toda obra de Karl Marx e tornou-se a seu modo um seguidor de Marx.

O 'professor' usando o "modus pensante' do marxismo ortodoxo, também da "ciência stalinista", retirou o fascismo daquele palco que lhe deu origem, ou seja, o burburinho de idéias e movimentos sindicalistas, socialistas, anarquistas, revolucionárias, nacionalistas, do final do século 19, algumas delas já vinham se desenvolvendo na segunda metade 18. Jogou-as no colo de uma fantasiosa "burguesia contemporânea, monolítica e exploradora dos trabalhadores. O que se encontra em qualquer mentalidade simplista de marxistas revolucionários, inspirados na "genialidade de Stalin".

'Ruinas da intelctualidade nazista e sua "diáspora". '

Segundo o 'professor', a nação potência americana "albergou", após a segunda guerra mundial, cientistas que ajudaram a produzir armamentos de destruição em massa, bomba atômica, usados pelos Estados Unidos para o exercício de sua "dominação imperialista" .

É verdade 'professor', muitas mentes foram usadas pela nação americana na sua produção científica e tecnológica, e de armas de dissuasão, principalmente depois do lançamento de bombas atômicas em solo japonês; mas a União Soviética fez o mesmo, e levou fábricas inteiras da Alemanha Oriental, para seu território.

A União Soviética, tinha uma importante e numerosa indústria de armamentos, blindados e aviação militar, antes da eclosão da segunda guerra , porém, indústria para atender demandas civis, "nota zero", só muita produção bélica no pré-2a.guerra e depois.

A União Soviética, ajudou a armar o Exército nazista.

O 'professor' diz que o engenheiro alemão/nazista/SS, responsável pelo projeto da bomba V2 do nazismo foi a base do projeto da "Nasa". Terá sido uma das bases, mas o destino do projeto "Nasa" foi diferente e diversificado, e muitíssimo além de apenas interesses bélicos.

A "Nasa" trouxe e tem trazido realizações científicas que tem beneficiado e muito a humanidade: satélites, avanços nas comunicacões, tecnologias de orientações em viagens aéreas e terrestres, naves espaciais e por aí segue.

A mente original de Von Braun, não foi muito além do V2, enquanto produção para destruição, porém foi base para novas e revolucionárias invenções no Ocidente.

Prosseguindo, nosso 'professor', afirma ,que o General alemão Franz Galder teria sido o inspirador das Academias militares pelo Ocidente.

Ora, essas Academias transformaram-se em centros de Estudos militares - não só militares - que são fundamentais para estudos de realidade nacionais e de pesquisa também permitiram a produção de mentalidades da Segurança Nacional, inerentes a qualquer Estado ou país.

A Alemanha foi berço de muitas das teorias de Defesa e Segurança Nacional e da Geopolítica - econômica e militar - que temos hoje. Daí citamos, Frederick Ratzel, o pai da Geopolítica. Temos também Karl Haushofer, e o grande inspirador das estratégias de guerra Clausevitz (germano- prussiano).

'Casamento União Soviética e Alemanha'

A União Soviética foi centro de fornecimento de armas à Alemanha nazista, e de grãos para alimentar a população na Alemannha nazista.

Armou a Alemanha, isso é omitido (ou desconhecido) pelo 'professor'. Porém, a União Soviética não evitou, bem depois o ataque militar nazista em seu território (Operação Barbarossa - 1941).

Nos anos anos 1930 e precisamente em 1939, o Tratado Molotov- Ribentrop, o Tratado de Amizade e não-agressão, os Protocolos secretos que permitiram a divisão/agressão à Polônia - invadida pelas tropas nazistas e o Exército Vermelho em setembro de 1939, esses tratados, confirmaram a Amizade do comunismo e nazismo.

A amizade dos dois regimes totalitários (comunismo e nazismo) permitiu para o lado Oriental polonês que o Exército Vermelho, realizasse a invasão sovietica; no momento em que ocorre a invasão do território no polonês, efetuou-se o criminoso "Massacre da floresta Katyn" que provocou a morte por fuzilamento de mais de 25 mil poloneses (militares, trabalhadores do campo e cidade, professores, cientistas e intelectuais), pelos comunistas.

(Prof. Jarbas em frente ao monumento em Homenagem as 25 mil vítimas do Massacre da Floresta de Katin. Foto tirada em 2025, Varsovia, Polônia.)



imagem 3




Até a chegada da era Gorbachev, a União Soviética, negou o massacre da floresta de Katyn, colocou a responsabilidade na conta dos seus aliados (aliados até setembro de1939) os criminosos nazistas.

Com os últimos suspiros do governo da glasnost/ perestroika, Gorbachev reconheceu a culpa soviética, comprometendo-se a pagar indenização aos poloneses.

A abertura dos "Arquivos secretos de Moscou" permitiu a revelação do crime comunista.

'A Escola Superior de Guerra e as escolas civico-militares, visão do 'professor'. '

O 'professor' ao abordar sobre a Escola Superior de Guerra, afirma, o que é verdadeiro: "a mesma tem como objetivo declarado preparar militares e civis com funções diretivas, lideranças, em planejamento e assessoramento superior, com foco estratégico na segurança, defesa e desenvolvimento nacional" , depois o 'professor' afirma, de maneira pouco modesta, que:

"é propósito para inglês ver.

Logo depois o 'professor' desfere acusações (não críticas), à ESG, acusando a Instituição de ser "uma correia de transmissão da ideologia do alinhamento automático aos Estados Unidos, e da doutrina anticomunista".

Militares e civis 'intelectuais orgânicos' são ali formados e cooptados sob a batuta do império do Norte", digno de um panfleto de organização comunista.

No plano econômico,segundo o 'professor' , a Escola defende o liberalismo absoluto e abertura do mercado, leia-se o entreguísmo. Das riquezas nacionais. No plano político o alinhamento à geopolítica estadunidense na guerra ao comunismo e deslumbramento pelo capitalismo do “american way of life”.
Linguagem caracterista do "extremismo de esquerda".

O 'professor' joga pedra na ESG, não reconhece ser importante nosso mais importante Centro de estudos estratégicos de Estado, Segurança/Defesa Nacional base de produção de conhecimentos militares e civis para elaboração de projetos nacionais com seu sistema ESG/Adesg.

Além da ESG, ser importante, centro de formação de cérebros da Geopolítica, caso de intelectuais como, Meira Matos, Golbery do Couto e Silva, Terezinha de Castro e outros; além do sistema ESG/Adesg, ser promotor de inúmeros cursos centrados em estudos de Estado, Estratégias, Geopolítica, Cibernética, Economia Nacional e Internacional e outros.

A partir de afirmações do 'professor', percebe- se que ele vê o mundo como um confronto entre Estados Unidos e mundo comunista; fora dessa paisagem, ele não admite, comunismo, o mocinho e liberalismo dos Estados Unidos, o vilão.

'Comunismo mocinho, liberalismo vilão'

A postura de idéias do 'professor' pode ser facilmente encontrada também em lideranças estudantis secundaristas ou dos cursos de graduação universitária que temos por aí, com estudante não admitindo "vozes contrárias": "recua fascista," agressões a professores, e dirigentes.

No caso nos Estados Unidos, temos testemunhado atentados a vida dos opositores.

No nosso país já tá se chegando a este estágio avançado, com ameaças de morte aos que discordam das teses esquerdopatas

O 'professor', confirmando seu credo ideológico afirma que o Exército Vermelho, teve o mais importante papel na derrota aos nazistas.

Desconhece, o que hoje, tá revelado com a abertura dos Arquivos Secretos de Moscou (hoje fechados para muitos temas pelo ditador Putin).

A União Soviética, ajudou a Alemanha nazista com armas, alimentou a população alemã com grãos. Era aliada nazista até 1941, porém com a "Operação Barbarossa" (invasão nazista às terras da União Soviética, resultando na ocupação da Bessarábia na Romênia, Stalingrado, ex-Leningrado e Moscou), o lugar do governo stalinista mudou e aproximou-se das forças aliadas democráticas ocidentais (Estados Unidos e Inglaterra ).



imagem 4




Com a Operação Barbarossa, o ditador Stalin, passou de aliado nazista a inimigo.

Mãos dadas até 1941; a partir de então Stalin, chamou "sua" guerra, de "Guerra Patriótica", convocou seu povo para enfrentamento aos inimigos alemães. Defender o socialismo, não dava prá mobilizar uma população, que já começara a desacreditar nas promessas que não se cumpriam do socialismo da justiça social.

"Guerra Patriótica sovietica" foi a guerra da "pátria soviética" contra o invasor alemão, não foi guerra em defesa da Democracia, da liberdade, vista por Churchill, Franklin Roosevelt, ou mesmo do bloqueado general americano Patton, que com a rendição nazista, afirmaria: " "vencemos um inimigo, que não era o da vez, sigamos para Moscou".

As Forças aliadas, Churchill , General Montgomery, Eisenhower estavam juntamente com suas tropas exaustos, ignoraram o alerta/ convocação, de Patton, chegara a hora de parar .

'Escolas cívico- militar"

Quanto as escolas cívico-militares que o 'professor' entende, também como "correia de transmissão do fascismo" é um modelo de escola, que seria um esforço de restauração de sentimentos perdidos nos últimos tempos nos modelos dominante da "escola de hoje". A proposta para essas escolas, seus revalorização da família, religião, disciplina, ordem, oral, pátria e por ai vai. Ora estrutura basilar de uma nação, mas odiada por quem quer sua desintegração, esquerda marxista e cultura Woke.

Na verdade não tinha necessidade de carregar essa denominação

Seria minha voz e meus sentimentos, sabendo que o 'professor', não conseguirá responder fora de "seu quadrado ideológico", ele não e indivíduo, ele e "classe trabalhadora".

Então seguirão as ofensas "classistas", e as fantasias ideológicas... fazer o quê?


Em defesa da verdade histórica


*Jarbas Beltrão é historiador e professor de História da Universidade de Pernambuco - UPE. Mestre em Educação pela UFPB. Especialista (MBA) em Política Estratégia Defesa e Segurança Nacional. (Adesg Famesc).Especialista (MBA) em Geopolítica/Novas Fronteiras/Cibernética e IA. (Adesg/Instituto Venturo)


NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o livre confronto de ideias e acolhe o contraditório. Todas as pessoas e instituições citadas têm assegurado espaço para suas manifestações.


imagem 5





imagem noticia

Veneziano é recebido com alegria em Teixera pelo prefeito Wenceslau e lideranças

26/06/2026

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na noite de ontem, quinta-feira (25/06), da festa de São João e São Pedro da cidade de Teixeira, no Sertão paraibano. Ele foi recebido pelo prefeito Wenceslau Souza Marques; pelo vice-Prefeito, Francisco Jarbas, vereadores, lideranças políticas e pela população, que lotou a praça principal. O Deputado Federal Murilo Galdino também esteve presente.

Veneziano

Caminhou pela estrutura do evento, conversou com as pessoas, tirou fotos e concedeu entrevistas.
 Ele aproveitou a oportunidade para reiterar seus compromissos com Teixeira e cidades da região. “A gente se sente feliz de poder estar festejando um de nossos santos, São Pedro, nesta data felicíssima e tendo a oportunidade de reiterar nossos compromissos. Acho que a gente tem trabalho. Nós entregamos a Teixeira e a toda a região, trabalho”, afirmou o Senador.
 
Ações em Teixeira

Veneziano parabenizou...

imagem noticia

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na noite de ontem, quinta-feira (25/06), da festa de São João e São Pedro da cidade de Teixeira, no Sertão paraibano. Ele foi recebido pelo prefeito Wenceslau Souza Marques; pelo vice-Prefeito, Francisco Jarbas, vereadores, lideranças políticas e pela população, que lotou a praça principal. O Deputado Federal Murilo Galdino também esteve presente.

Veneziano

Caminhou pela estrutura do evento, conversou com as pessoas, tirou fotos e concedeu entrevistas.
 Ele aproveitou a oportunidade para reiterar seus compromissos com Teixeira e cidades da região. “A gente se sente feliz de poder estar festejando um de nossos santos, São Pedro, nesta data felicíssima e tendo a oportunidade de reiterar nossos compromissos. Acho que a gente tem trabalho. Nós entregamos a Teixeira e a toda a região, trabalho”, afirmou o Senador.
 
Ações em Teixeira

Veneziano parabenizou o Prefeito e toda a sua esquipe pela organização da festa e, como pré-candidato à reeleição ao Senado, demonstrou a sua vontade de continuar a trabalhar por Teixeira e região. “Efetivamente, nós temos resolutividade e se o eleitorado de Teixeira e dos demais outros municípios assim entenderem, nós queremos e haveremos de continuar a servir, porque essa é a nossa obrigação. Obrigado Wenceslau, obrigado Jarbas, obrigado meus vereadores e a todos que nos permitem aqui estar, defendendo a Teixeira”, concluiu o Senador.



imagem 2





imagem noticia

Noite de São João - Por Ina Melo*

26/06/2026

0 tempo passa, mas as lembranças felizes continuam. Hoje, em todas as noites de São João, quando vejo uma estrela no céu, lembro dos meus amores que povoam esse infinito distante! Essa era a festa de Dona Josepha, minha mãe, sempre alegre e feliz vestida de matuta, dançando no terreiro de casa. Claro que eu também tinha o meu vestido de chita,cheio de laços, tranças compridas e a cara pintada com muito Rouge e pintas pretas que, até hoje não sei o que representavam. Os adultos dançavam quadrilha e nós, as crianças éramos a plateia. Depois íamos todos e a volta da fogueira soltávamos estrelinhas e traques de massa. Por mais simples que fosse o Arraial, tinha sempre um sanfoneiro tocando xotes e baião! Quanta pureza e inocência! Cresci e continuei indo as festas juninas, dessa vez, nos Clubes. Gostava mais de ouvir as músicas com letras bucólicas e simples, onde o amor e a faceirice eram retratados de forma romântica! Uma delas marcou como tatuagem a minha alma, pois o encantamento do...

imagem noticia

0 tempo passa, mas as lembranças felizes continuam. Hoje, em todas as noites de São João, quando vejo uma estrela no céu, lembro dos meus amores que povoam esse infinito distante! Essa era a festa de Dona Josepha, minha mãe, sempre alegre e feliz vestida de matuta, dançando no terreiro de casa. Claro que eu também tinha o meu vestido de chita,cheio de laços, tranças compridas e a cara pintada com muito Rouge e pintas pretas que, até hoje não sei o que representavam. Os adultos dançavam quadrilha e nós, as crianças éramos a plateia. Depois íamos todos e a volta da fogueira soltávamos estrelinhas e traques de massa. Por mais simples que fosse o Arraial, tinha sempre um sanfoneiro tocando xotes e baião! Quanta pureza e inocência! Cresci e continuei indo as festas juninas, dessa vez, nos Clubes. Gostava mais de ouvir as músicas com letras bucólicas e simples, onde o amor e a faceirice eram retratados de forma romântica! Uma delas marcou como tatuagem a minha alma, pois o encantamento do primeiro amor se fazia presente! Ficávamos enlevados, eu principalmente, olhando para o céu, muitas vezes cheio de balões coloridos e rodopiavamos leves como uma pluma. Ah! A juventude. Tudo é tão simples. Tão bonito!Lábios tocando levemente meus ouvidos sussurravam palavras doces e amorosas! Mãos juntas e os olhos procurando o amor na imensidão do infinito. Por isso, sempre que posso, nas noites de São João, sem fogueiras e balões, olho para o céu e vejo-os dançando uma quadrilha imaginária. As lágrimas rolam em forma de saudade, enquanto acenam para mim!


*Ina Melo, é jornalista. Publicou poemas, contos e crônicas na Revista de Cultura do Estado do Ceará e em diversas antologias como "Crônicas e contos inesquecíveis" e "Contistas do Terceiro Milênio". Graduada pela UFPE, com especialização em Antropologia Cultural, faz parte da Academia Internacional de Literatura e Artes. É autora dos livros: "Simone de Beauvoir - Mulher lúcida e livre", "Sonhos em dueto" e, pela Confraria do Vento, "Cartas de Paris". @inamelo2016



imagem 2





imagem noticia

Exposição sobre Chaves, cortejo em homenagem a Alceu e Peça com Letícia Sabatella e Daniel Dantas: confira agenda cultural no Grande Recife

26/06/2026

Música, teatro e dança. E várias exposições abordando temas diversos. Além dos shows de São João, com Elba Ramalho, Jorge de Altinho e Mestre Ambrósio, a programação cultural do Grande Recife neste fim de semana reúne atrações para diferentes públicos.

Os destaques

Entre os destaques, estão a peça "Ilíada", estrelada por Letícia Sabatella e Daniel Dantas, um cortejo em homenagem a Alceu Valença. A agenda também inclui um passeio ciclístico pela Rota do Brasil Holandês, uma exposição que celebra os 40 anos da estreia do programa Chaves no Brasil e um apresentação de balé da Aria Social.


São João no Grande Recife

A programação do São João chega ao último fim de semana de junho, com shows e apresentações culturais, em celebração a São Pedro, em diversas cidades do Grande Recife. Entre as atrações na capital, estão Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Jorge de Altinho e Mestre Ambrósio.
São João do Recife

imagem noticia

Música, teatro e dança. E várias exposições abordando temas diversos. Além dos shows de São João, com Elba Ramalho, Jorge de Altinho e Mestre Ambrósio, a programação cultural do Grande Recife neste fim de semana reúne atrações para diferentes públicos.

Os destaques

Entre os destaques, estão a peça "Ilíada", estrelada por Letícia Sabatella e Daniel Dantas, um cortejo em homenagem a Alceu Valença. A agenda também inclui um passeio ciclístico pela Rota do Brasil Holandês, uma exposição que celebra os 40 anos da estreia do programa Chaves no Brasil e um apresentação de balé da Aria Social.


São João no Grande Recife

A programação do São João chega ao último fim de semana de junho, com shows e apresentações culturais, em celebração a São Pedro, em diversas cidades do Grande Recife. Entre as atrações na capital, estão Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Jorge de Altinho e Mestre Ambrósio.
São João do Recife
Sexta (26) a domingo (28)
Recife, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho e Itapissuma



imagem 2




"Cartografia Junina: percursos de memória e celebração"

O projeto "Cartografia Junina" tem uma programação voltada à cultura popular. Promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o projeto busca valorizar o ciclo junino como patrimônio cultural do estado e aproximar o público de espaços de memória e preservação.
Cartografia Junina: percursos de memória e celebração
Sexta-feira (26) e sábado (27). Confira programação:
Sexta-feira (26), às 14h, no Espaço Pasárgada (Rua da União, 263, Boa Vista - Recife): Boi Bombá do Hemetério
Sábado (27), às 16h, no Museu Regional de Olinda: Cortejo Junino até o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, com o Acorda Povo de Seu Manoel

Cine Apipucos

Projeto realizado pela Viva do Brasil, empresa que gere parques públicos do Recife, o "Cine Apipucos" promove exibição de filmes a céu aberto com almofadas, cadeiras e organização em formato de plateia. Durante as sessões, a "Cine Feira" oferece opções de lanches no local.

Cine Apipucos
Sexta (26) a domingo (28). Confira programação:
Sexta-feira (26), às 18h - "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança" (1h48, 14 anos, drama)
Sábado (27), às 18h - "E.T. - O Extraterrestre" (1h55, livre, ficção científica)
Domingo (28), às 16h30 - "Procurando Nemo" (1h41, livre, animação)
Parque Apipucos: Rua de Apipucos, s/n, Apipucos - Recife

Peça "Ilíada", com Letícia Sabatella e Daniel Dantas
Baseado nos cantos 1 e 20 do poema de Homero, o espetáculo “Ilíada” chega ao Recife com Letícia Sabatella e Daniel Dantas no elenco. A montagem parte da Guerra de Troia para abordar sentimentos que atravessam gerações, com foco nas dúvidas, impulsos e escolhas dos personagens. Em cena, o texto destaca aspectos humanos do mito, como coragem, raiva, orgulho e finitude. A tradução apresentada no palco é de Manoel Odorico Mendes.
Espetáculo "Ilíada", com Letícia Sabatella e Daniel Dantas
Sexta-feira (26), às 20h, e sábado (27), às 18h
Teatro do Parque: Rua do Hospício, 81, Boa Vista – Recife

Passeio ciclístico "Rota do Brasil Holandês"
A segunda edição do passeio ciclístico Rota do Brasil Holandês, realizado pela La Ursa Tours, propõe um trajeto sob duas rodas por pontos ligados à presença holandesa no Recife no século XVII. O roteiro é baseado no livro “Guia do Brasil Holandês”, do historiador Daniel Breda, que também fará a mediação da atividade. O percurso passa por áreas históricas dos bairros de Santo Antônio e do Recife, com paradas em locais como a Rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Bairro do Pilar e o Forte do Brum.

Passeio ciclístico "Rota do Brasil Holandês"
Sábado (27), das 14h às 17h
Início na Estação Bike PE da Praça do Arsenal e encerramento na Estação Bike PE do Cais de Santa Rita, no Recife

Espetáculo "O açougueiro"

O monólogo pernambucano “O açougueiro” será apresentado em mais uma edição do projeto Ocupa Cena. Com texto e direção de Samuel Santos e atuação e produção de Alexandre Guimarães, o espetáculo aborda temas como amor, preconceito e feminicídio. A montagem acompanha a história de Antônio, homem que tenta escapar da fome e de um casamento marcado por conflitos. Premiada, a peça celebra dez anos de circulação por cidades de Pernambuco e de outros estados.
Espetáculo "O açougueiro"
Sábado (27), às 15h
Sesc Piedade: Rua Goiana, 40, Piedade - Jaboatão dos Guararapes
Um quilo de alimento não perecível

Espetáculo "O que nos move”

O espetáculo anual do projeto Aria Social reúne balé clássico, moderno e contemporâneo. Dividida em dois atos, a montagem parte da dança como forma de expressão para refletir sobre sentimentos, valores e conexões humanas.
Espetáculo "O que nos move”
Domingo (28), às 17h
Teatro de Santa Isabel: Praça da República, s/n, Santo Antônio – Recife

Cortejo "80 anos de Alceu Valença"

A prefeitura de Olinda e a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos promovem um cortejo especial em homenagem aos 80 anos do artista pernambucano Alceu Valença. O cantor, que recentemente percorreu o país com a turnê "80 Girassóis", revisitando sua trajetória desde a década de 1970 até os dias atuais, é morador do Sítio Histórico de Olinda, por onde o cortejo vai passar.
Cortejo "80 anos de Alceu Valença"
Quarta-feira (1º), às 18h
Sede da Pitombeira: Rua 27 de Janeiro, 128, Carmo – Olinda

A exposição “Lagarta Richelieu – Agreste em linhas e lacês” propõe uma imersão no universo da Renda Renascença, um dos principais patrimônios culturais do Nordeste. A mostra reúne fotografias, materiais audiovisuais, instalações e objetos da multiartista e curadora Lenice Queiroga, que explora a memória, os saberes e os processos dessa tradição artesanal. Resultado de mais de uma década de pesquisa autoral, o trabalho destaca também as mestras rendeiras e os territórios onde a prática se mantém viva.
Exposição “Lagarta Richelieu – Agreste em Linhas e Lacês”
Visitação até 28 de junho. De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h

Exposição “Açúcar: sabores, cheiros e memórias”

Estimular um olhar sensível sobre a presença do açúcar na formação cultural, afetiva e cotidiana da sociedade brasileira. Este é o objetivo da exposição “Açúcar: sabores, cheiros e memórias”, realizada pela Fundação Gilberto Freyre. Inspirada numa obra de Gilberto Freyre publicada em 1939, a mostra explora elementos ligados a sabores, aromas, hábitos, objetos e memórias em torno da cultura açucareira, reunindo diversos itens do acervo da instituição compartilhados pela primeira vez.
Exposição “Açúcar: sabores, cheiros e memórias”
Visitação até 30 de junho. De segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h
Piso L4 do Plaza Shopping: Rua Dr. João Santos Filho, 255, Parnamirim - Recife

Exposição "O Reinado do Riso"
A Caixa Cultural Recife recebe a exposição “O Reinado do Riso”, que apresenta como o riso e a brincadeira atravessam tradições como o carnaval, o Bumba Meu Boi, a Folia de Reis, o teatro de bonecos e outras expressões. Entre os artistas pernambucanos presentes estão nomes como Bajado, Julião das Máscaras, Silvio Botelho e Mestre Solon, além de registros fotográficos de manifestações culturais do estado.
Exposição "O Reinado do Riso"
Visitação até 5 de julho. De terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Caixa Cultural Recife: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife

Exposição "Tempo"
A primeira exposição individual da artista visual Tereza Perman reúne 45 obras. As peças artísticas, feitas com pintura tradicional e digitais, são divididas em três séries: Identidade, Dissolvida e Retratos de Memória. A mostra foi criada a partir das experiências da artista no convívio familiar.
Exposição "Tempo", de Tereza Perman
Visitação até 6 de julho
Instituto Ploeg: Rua da Santa Cruz, 190, Boa Vista - Recife



imagem 3




Exposição “Manto dos Campeões: Lendas da Copa”
A exposição “Manto dos Campeões: Lendas da Copa” reúne 20 camisas clássicas de 13 seleções, como Brasil, Argentina, Espanha e Holanda. As peças pertencem ao colecionador pernambucano Antonio Botelho e inclui peças usadas por jogadores como Ricardo Rocha, Bebeto, Ronaldo, Maradona, Van Persie e Iniesta.

Exposição “Manto dos Campeões: Lendas da Copa”
Visitação até 19 de julho. De segunda a sábado, das 9h às 21h; e domingo, das 11h às 19h
Shopping Boa Vista: Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista - Recife

Exposição "Carta ao desejo"
A mostra coletiva “Carta ao Desejo”, com obras de 22 artistas e curadoria de Rebeka Monita, reúne obras que exploram imaginação, fantasia e utopias, usando a poesia como forma de reflexão e transformação. Na abertura, o artista Edson Barrus Atikum apresenta a performance “cercaviva”.
Além da mostra, as exposições “...Aquele Cheiro do Tempo”, de Luciana Borre, sobre memória e práticas têxteis; e “Garateia: Onde Ancora a Memória”, de Shell Osmo, inspirada nas vivências ribeirinhas da bacia do Pina, no Recife, fazem parte da programação do MAMAM, na capital pernambucana.

Exposição "Carta ao desejo"
Visitação até 19 de julho. De quarta a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM): Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife

Exposição “Gigantes do Gelo”
A exposição “Gigantes do Gelo” tem proposta imersiva e educativa sobre a Era Glacial. A mostra reúne 26 réplicas de animais pré-históricos, incluindo 14 "animatrônicos" com movimentos e sons, em uma experiência voltada para crianças, jovens e adultos. Entre os destaques, estão exemplares em tamanho real de espécies como mamute, tigre-dente-de-sabre e rinoceronte-lanudo.

Exposição “Gigantes do Gelo”
Visitação até 1º de agosto. De segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingo, das 12h às 21h
Piso L1 do Shopping RioMar: Avenida República do Líbano, 251, Pina - Recife
Entrada gratuita, com inscrições pelo App do RioMar Recife

"Chaves: a exposição"

“Chaves: a exposição” é a maior mostra já realizada em homenagem ao personagem criado por Roberto Gómez Bolaños. A experiência celebra os 40 anos de estreia do programa no Brasil e reúne cenários do seriado, figurinos, elementos cênicos, roteiros, bonecos em tamanho real e objetos originais, como a marreta do Chapolin. A proposta também inclui espaços interativos, informações sobre elenco e dubladores e acesso a “episódios perdidos”.
"Chaves: a exposição"
Visitação até 2 de agosto. De terça a sexta, das 12h às 21h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h
RioMar Recife, piso L3: Avenida República do Líbano, 251, Pina - Recife

Exposição "De lá e de cá"
A exposição imersiva “De lá e de cá” tem como proposta aproximar as tradições juninas de Pernambuco e de Portugal. A mostra reúne fotografias, objetos, sons e aromas em um percurso que apresenta origens, costumes e manifestações ligadas ao São João nos dois territórios. Entre os elementos abordados estão tradições portuguesas, como o manjerico, as rusgas e as sardinhas, e referências pernambucanas, como o forró, a quadrilha, as bandeirinhas e as comidas de milho.

Exposição "De lá e de cá"
Visitação até 2 de agosto. De terça a sexta, das 10h às 18h, e sábado e domingo, das 11h às 19h
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, 91, Bairro do Recife – Recife

Exposição "Vereda Interior"

Nesta mostra, o fotógrafo pernambucano Gustavo Pimentel alterna entre o registro espontâneo de situações do cotidiano e a construção de cenas que evocam suas memórias. As imagens revelam um sertão contemporâneo, distante dos estereótipos, e apresentam uma leitura poética do território. A exposição fotográfica reúne imagens feitas ao longo de duas décadas.

Exposição "Vereda Interior"
Visitação até 16 de agosto. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h
Torre Malakoff: Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife

Exposição "Hoje eu subi numa pilha de livros pra estar à sua altura"
Em sua primeira exposição individual, a artista visual Carolina Drahomiro propõe uma reflexão sobre a força de trabalho da mulher no contexto social.

Exposição "Hoje eu subi numa pilha de livros pra estar à sua altura"
Visitação até 16 de agosto. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h
Torre Malakoff: Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife

Exposições “Que herança você vai poder?” e “Restituir o possível”

O Museu da Abolição abre duas exposições que marcam uma nova etapa do projeto museográfico da instituição após a reforma concluída em 2022. As mostras abordam memória, resistência e herança afro-brasileira, a partir de obras contemporâneas e de um recorte do acervo de cultura material africana do museu. “Que herança você vai poder?” reúne 26 artistas e 31 obras em torno dos desdobramentos da abolição no Brasil. Já “Restituir o possível” apresenta peças de 12 países africanos e insere o museu no debate sobre restituição de bens culturais.

Exposições “Que herança você vai poder?” e “Restituir o possível”
Sem prazo determinado. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 13h às 17h
Museu da Abolição: Rua Benfica, 1150, Madalena -Recife
Gratuito

Exposição "Maracatu - Antropologia Visual"
O Paço do Frevo recebe a exposição temporária “Maracatu – Antropologia Visual”, dedicada à história e à força cultural do maracatu em Pernambuco. A mostra, com curadoria e design de Augusto Lins Soares, reúne 40 fotografias de Lula Cardoso Ayres, Katarina Real, Fred Jordão e July P., além de vídeos, obras de arte, capas de discos e indumentárias ligadas ao universo do maracatu. A abertura contará com apresentações do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e do Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte.

Exposição ‘Maracatu - Antropologia Visual’
Sem prazo determinado. Visitação de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 11h às 19h
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, 91, Bairro do Recife

Exposição "A cor que habita o ser"
Na exposição "A cor que habita o ser", o artista plástico carioca Gabriel Wickbold destaca o uso do vermelho, associado à intensidade, ao desejo e à vida, para trabalhar temas como identidade, corpo e comportamento humano. A mostra marca a inauguração da galeria M.Reding Art Gallery, na Zona Sul do Recife.
Exposição "A cor que habita o ser"
Sem prazo determinado. Visitação de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h
M.Reding Art Gallery: Edifício Marcela Dubeux Priori, Av. Domingos Ferreira, 604, Pina - Recife

Exposição coletiva “Em obras”
A exposição coletiva “Em obras” reúne 26 artistas em uma proposta que relaciona arte, trabalho e direitos. A mostra apresenta obras em diferentes linguagens, como pintura, escultura, desenho, grafite e intervenções, abordando temas como sustento, dignidade, organização social e condições de trabalho.

Exposição coletiva “Em obras”
Sem prazo determinado. Visitação de quinta-feira a sábado, das 17h às 00h. Domingo das 17h às 23h
Casa do Cachorro Preto: Rua Treze de Maio, 99, Sítio Histórico - Olinda

Agora é só se programar e aproveitar.

O Poder



imagem 4





imagem noticia

Com Haaland e Mbappé em campo, Noruega e França se enfrentam pela liderança do Grupo I da Copa do Mundo

26/06/2026

Será um duelo épico. Haaland e Mbappé em campo. Com dois jogadores letais na frente do gol, a Copa do Mundo de 2026 promoverá hoje, sexta-feira (26/06), um duelo entre dois dos maiores artilheiros da atualidade.

Maiores nomes

Erling Haaland e Kylian Mbappé são os maiores nomes de Noruega e França, que se enfrentam pela liderança do Grupo I do Mundial.

O confronto

O confronto entre as seleções coloca frente a frente dois candidatos à artilharia do torneio: tanto Haaland quanto Mbappé chegam ao jogo com quatro gols anotados até aqui. A dupla está empatada com Vinícius Jr, e os três ficam atrás somente de Lionel Messi, com 5 gols.

Os números

Os números dos atacantes na temporada ajudam a traduzir o tamanho do partida: mesmo sem conquistar títulos com a camisa do Real Madrid, Mbappé anotou 42 gols e 6 assistências. Nesse quesito, Haaland tem mais destaque como 'garçom' no Manche...

imagem noticia

Será um duelo épico. Haaland e Mbappé em campo. Com dois jogadores letais na frente do gol, a Copa do Mundo de 2026 promoverá hoje, sexta-feira (26/06), um duelo entre dois dos maiores artilheiros da atualidade.

Maiores nomes

Erling Haaland e Kylian Mbappé são os maiores nomes de Noruega e França, que se enfrentam pela liderança do Grupo I do Mundial.

O confronto

O confronto entre as seleções coloca frente a frente dois candidatos à artilharia do torneio: tanto Haaland quanto Mbappé chegam ao jogo com quatro gols anotados até aqui. A dupla está empatada com Vinícius Jr, e os três ficam atrás somente de Lionel Messi, com 5 gols.

Os números

Os números dos atacantes na temporada ajudam a traduzir o tamanho do partida: mesmo sem conquistar títulos com a camisa do Real Madrid, Mbappé anotou 42 gols e 6 assistências. Nesse quesito, Haaland tem mais destaque como 'garçom' no Manchester City: foram 38 gols e 9 assistências.



imagem 2




Haaland

Por outro lado, o atacante do clube inglês é um pouco mais preciso na frente do gol: Haaland anotou 38 tentos em 86 chutes à meta, ou seja, converteu 44,2% das oportunidades em que mirou o gol. Impulsionada pelo talento do centroavante de 25 anos, a Noruega deu fim a um jejum de 28 anos de participações em Copas após avançar de maneira avassaladora nas Eliminatórias, conquistando 8 vitórias em 8 jogos em um grupo que também tinha Itália, Israel, Estônia e Moldávia..

Mbappé

Já Mbappé balançou as redes 42 vezes em 97 chutes ao gol, convertendo 43,3% das vezes nesta temporada.

O duelo

Noruega e França se enfrentam às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, 26, no Boston Stadium, nos Estados Unidos. No mesmo horário, Senegal e Iraque também se encaram pelo Grupo I.

Espanha e Uruguai em campo

No Grupo H, jogo quente entre Espanha e Uruguai. Os uruguaios têm dois pontos e só se classificam se vencerem. A Espanha está praticamente garantida, mas uma derrota pode abrir crise. No outro jogo, entre Cabo Verde e Arábia Saudita, quem vencer pode avançar de fase.


Grupo G

Já pelo Grupo G, a situação, inclusive, também é decisiva. O Egito lidera, mas se perder, o Irã pode terminar em primeiro, enquanto os egípcios podem cair para terceiro. No outro jogo, Bélgica enfrenta Nova Zelândia. Quem vencer avança. Porém, em caso de empate, os neozelandeses estão eliminados e a Bélgica provavelmente se classifica.

Confira os jogos:

16h - Noruega x França - Transmissão exclusiva da Cazé TV

16h - Senegal x Iraque - Transmissão exclusiva da Cazé TV

21h - Cabo Verde x Arábia Saudita - SporTV (TV fechada) e pelo canal do YouTube da CazéTV.

21h - Uruguai x Espanha - Globo e SBT (TV aberta), SporTV e NSports (TV fechada), Cazé TV no Youtube

0h - Nova Zelândia x Bélgica - Transmissão exclusiva da Cazé TV

0h - Egito x Irã- Globo, SporTV e Cazé TV no Youtube

O Poder
Fotos: Getty Images



imagem 3





imagem noticia

Acadêmica Flávia Suassuna lança amanhã livro na APL

26/06/2026

Um encontro dedicado à literatura, à memória e à celebração da palavra como expressão de afeto, pensamento e criação, diz o texto do convite. O lançamento é amanha, sábado, 27/06/26, às 16h, na Academia Pernambucana de Letras - APL. Fica na avenida Rui Barbosa, no Recife. A entrada e o estacionamento gratuito são na Avenida Malaquias, logo após a AABB, no bairro das Graças, Recife/PE.

A obra

“Tributo à palavra” é o décimo primeiro livro de Flávia Suassuna (o quarto de poemas). Foi escrito durante a pandemia e revela tudo o que a autora pensou e sentiu naquele período. São poemas muito diferentes daqueles presentes em livros anteriores: embora frise que poemas são feitos de palavras, ela classifica seus poemas como opinativos, pois eles carregam suas opiniões sobre as discussões que aconteceram durante e logo depois da pandemia, no momento em que, segundo ela, a realidade traiu suas expectativas de um mundo um pouco melhor Evidentemente, essas opini...

imagem noticia

Um encontro dedicado à literatura, à memória e à celebração da palavra como expressão de afeto, pensamento e criação, diz o texto do convite. O lançamento é amanha, sábado, 27/06/26, às 16h, na Academia Pernambucana de Letras - APL. Fica na avenida Rui Barbosa, no Recife. A entrada e o estacionamento gratuito são na Avenida Malaquias, logo após a AABB, no bairro das Graças, Recife/PE.

A obra

“Tributo à palavra” é o décimo primeiro livro de Flávia Suassuna (o quarto de poemas). Foi escrito durante a pandemia e revela tudo o que a autora pensou e sentiu naquele período. São poemas muito diferentes daqueles presentes em livros anteriores: embora frise que poemas são feitos de palavras, ela classifica seus poemas como opinativos, pois eles carregam suas opiniões sobre as discussões que aconteceram durante e logo depois da pandemia, no momento em que, segundo ela, a realidade traiu suas expectativas de um mundo um pouco melhor Evidentemente, essas opiniões são expressadas com um tempero autoral na linguagem.

A autora

Nascida no Recife, em 1957, a escritora é sobrinha do dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), que foi sua primeira influência na literatura. É formada em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Conhecida pela atuação em escolas e cursos de preparação para o vestibular, Flávia Suassuna também faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) e tem outros 10 livros publicados.



imagem 2





imagem noticia

Shows de Elba Ramalho Jorge de Altinho e outros artistas animam festas juninas no Grande Recife

26/06/2026

Na reta final dos festejos juninos, Recife ainda tem um fim de semana com várias atrações. Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Mestre Ambrósio, Josildo Sá e Terezinha do Acordeon são alguns dos cantores que sobem aos palcos montados na Avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, no Centro, e no Sítio Trindade, na Zona Norte.

Polos

Nos polos descentralizados da festa no Recife, a programação também continua para quem quer aproveitar as celebrações do Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho. Entre os atrativos, estão os cantores Almério, Cezzinha e Irah Caldeira, além de apresentações de quadrilhas juninas.

Elba

Elba Ramalho se apresenta hoje, sexta-feira (26/06), no palco principal do Sítio Trindade, juntamente com Coco de Mãe Preta, Assisão, Silvério e Forró na Caixa.


Outras cidades

A festa junina também continua em outras cidades do Grande Rec...

imagem noticia

Na reta final dos festejos juninos, Recife ainda tem um fim de semana com várias atrações. Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Mestre Ambrósio, Josildo Sá e Terezinha do Acordeon são alguns dos cantores que sobem aos palcos montados na Avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, no Centro, e no Sítio Trindade, na Zona Norte.

Polos

Nos polos descentralizados da festa no Recife, a programação também continua para quem quer aproveitar as celebrações do Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho. Entre os atrativos, estão os cantores Almério, Cezzinha e Irah Caldeira, além de apresentações de quadrilhas juninas.

Elba

Elba Ramalho se apresenta hoje, sexta-feira (26/06), no palco principal do Sítio Trindade, juntamente com Coco de Mãe Preta, Assisão, Silvério e Forró na Caixa.


Outras cidades

A festa junina também continua em outras cidades do Grande Recife, como Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho e Itapissuma.

O Poder




imagem noticia

Adeus camarada Amauri Caminha. Uma vida corajosa e coerente

26/06/2026

Por José Nivaldo Junior, com verso do Poeta Pica Pau*

Amauri foi uma dessas pessoas raras e especiais, que lutam a vida inteira e não abrem mão de princípios. Não interessam as transformações do mundo, os modismos políticos e ideológicos, as conveniências do momento. Uma pessoa, como Amauri, reinterpreta o mundo, mantendo a sua essência, sem mudar com ele. O pensador e poeta que tem lado na vida faz as suas circunstâncias.

Depoimento pessoal

Conheci Amauri em 1969, quando ambos ingressamos na Faculdade de Direito. Ele, vindo de Palmares, onde faleceu ontem, 25/06/2026. Eu, vindo de Surubim. A condicão interiorana nos apresentou. A resistência à ditadura nos aproximou. O grande ser humano que era, conquistou a admiração e o respeito. Frequentei sua casa, no bairro do Cordeiro, no Recife. Família linda. Vivemos grandes aventuras, uma delas contei recentemente aqui em O Poder, com mais calma vou procurar o link para republicar....

imagem noticia

Por José Nivaldo Junior, com verso do Poeta Pica Pau*

Amauri foi uma dessas pessoas raras e especiais, que lutam a vida inteira e não abrem mão de princípios. Não interessam as transformações do mundo, os modismos políticos e ideológicos, as conveniências do momento. Uma pessoa, como Amauri, reinterpreta o mundo, mantendo a sua essência, sem mudar com ele. O pensador e poeta que tem lado na vida faz as suas circunstâncias.

Depoimento pessoal

Conheci Amauri em 1969, quando ambos ingressamos na Faculdade de Direito. Ele, vindo de Palmares, onde faleceu ontem, 25/06/2026. Eu, vindo de Surubim. A condicão interiorana nos apresentou. A resistência à ditadura nos aproximou. O grande ser humano que era, conquistou a admiração e o respeito. Frequentei sua casa, no bairro do Cordeiro, no Recife. Família linda. Vivemos grandes aventuras, uma delas contei recentemente aqui em O Poder, com mais calma vou procurar o link para republicar. No final do ano, Amauri resolveu abandonar o curso, virar militante em tempo integral. Foi para a vida dificil da clandestinidade. Sumiu do convívio. Soube tempos depois que foi capturado pela repressão, sem maiores detalhes. A vida seguiu seu curso, como o rio Una, que abraçou a vida de Amauri do nascimento até a morte.

Reencontro

Nos identificamos no Facebook. Trocamos mensagens. Ele, como sempre, mais radical do que eu. Radical de raiz. Morando em Palmares. Fiel ao seu ideário político de juventude. Passamos a nos comunicar com regularidade. Não lembro como, através de um irmão, me parece, recebeu um exemplar do meu romance '1964 - O julgamento de Deus'. Disse que gostou. Elogiou. Ainda bem. Viemos nos reencontrar pessoalmente em 2024, no encontro anual de ex-presos politicos no Recife, na quarta-feira de cinzas. Aquela alegria camarada, aquele abraço de longa saudade.

Escritor

Poeta desde sempre, Amauri tornou-se escritor. Lançou vários livros, entre a memória e a política. O Poder noticiou. Em uma de nossas conversas, sugeriu o Poeta Pica Pau para publicar no Agora é Findi, do nosso jornal digital. Pica Pau, Poeta popular, continua nos ilustrando com os seus versos semanais. Pedi a ele um registro sobre Amauri. Veio prontamente, e vai publicado a seguir.

Vida ligeira

Essa vida normalmente/
Costuma ser passageira/
As vezes é tão ligeira/
Que nos pega de repente/
E deixa dentro da gente/
Uma dor uma aflição/
Machucando o coração/
só vai sentir essa dor/
Quem vê quem deu tanto amor/
Ir pra outra dimensão.

Despedida

Amauri adoeceu há cerca de um mês. Foi hospitalizado. Não resistiu. Ontem deu o último suspiro e deixou para sempre o mundo, que, para ele, era um campo de amor, idéias, poesia e, principalmente, combate. O velório está ocorrendo, até 16h de hoje, 26/06/26, na Avenida professor Miguel Jassely, 15, bairro da Cohab I, Palmares, PE.
Descanse em paz, guerreiro.

*José Nivaldo Junior, publicitário e historiador, é diretor de O Poder. O Poeta Pica Pau é poeta mesmo e vive em Palmares/PE.



imagem 2





imagem noticia

Sobe para 589 o total de mortos pelos Terremotos na Venezuela e quase 3 mil feridos

26/06/2026

Um país devastado por terremotos. O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu para 589 pessoas, segundo um balanço atualizado do governo venezuelano. O novo balanço também afirma que há 2.980 feridos.

Os terremotos

Na noite de quarta-feira (24/06), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.

Foto: Federico Parra/AFP

imagem noticia

Um país devastado por terremotos. O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu para 589 pessoas, segundo um balanço atualizado do governo venezuelano. O novo balanço também afirma que há 2.980 feridos.

Os terremotos

Na noite de quarta-feira (24/06), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.

Foto: Federico Parra/AFP




Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar