
Fuga de 17 presos do Piauí aumenta crise no sistema penitenciário nacional. Entenda o caso
20/02/2024 - Jornal O Poder
Como se não bastasse a crise que o sistema penitenciário nacional está passando por conta da fuga de dois integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), na última semana, do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN), o Ministério da Justiça e Segurança Pública foi pego ontem (19/02) com mais uma notícia inesperada: a fuga de 17 presos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, no município de Bom Jesus, no Piauí.
Superlotação
Embora não seja um presídio de segurança máxima, a penitenciária mantém presos de regime fechado e é considerada de média segurança. Abriga, atualmente, 188 detentos quando tem capacidade para apenas 76 deles.
Forças de segurança
Forças de Segurança, que já foram acionadas pelo Governo Federal para tentar capturar os foragidos do CV no Rio Grande do Norte, agora também estão procurando os detentos que conseguiram escapar ontem. E o caso provocou ainda mais arranhões no início da gestão do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Debates para aperfeiçoamento
Apesar das diferenças entre os dois sistemas penitenciários, o caso acendeu um alerta e promete ser objeto de debates, estudos e propostas para aperfeiçoamento do sistema penitenciário nacional, tanto no Congresso, como entre especialistas e dentro do próprio governo, nos próximos dias.