
Artigo - 1817, Pernambuco vitorioso, por Luciano Carvalho Junior*
02/03/2024 -
O ano de 1817 é o ápice do pioneirismo pernambucano. Pois efetivamente, instalou-se uma Republica, com princípios democratas pré estabelecidos, para a época, em Pernambuco e nas províncias vizinhas que aderiram ao movimento: Paraíba e o Rio Grande do Norte. Iniciando assim, um período republicano, antes mesmo da destituição do Imperador Dom Pedro II.
A implantação da Republica
Já nos primeiros dias foi convocada uma Assembleia Constituinte e promulgada uma “Lei Orgânica”. Esta reconhecia a soberania do povo, o seu bem estar e a segurança individual, estabelecia as separação dos poderes, a inamovibilidade da magistratura. Mantendo o catolicismo romano como religião oficial, mas permitindo-se a liberdade de culto das demais igrejas.

Liberdades
Foi proclamado pela primeira vez, no Brasil a liberdade de imprensa e de pensamento. Estabelecendo os símbolos da nova Republica, exemplo a atual bandeira do nosso Estado e reduziu os impostos.
Busca pelo reconhecimento
Almejou apoio internacional, enviando aos Estados Unidos o patriota Antônio Gonçalves da Cruz, o Cabugá, com finalidade de buscar o reconhecimento à nova nação e o fornecimento de armas para a luta com os portugueses.
Os Problemas
Porém, o movimento teve erros importantes para o fracasso da Republica. Na área militar pela a falta de um chefe identificado com a função e capaz de imprimir à direção da campanha e no comando das tropas empenhadas em combate. Outra causa negativa foi a pouca adesão de pernambucanos a causa, principalmente no interior do estado, em especial na Comarca das Alagoas. A pouca participação da população das províncias vizinhas, bem como o apoio (adesão) da Bahia e do Ceará, por falta de doutrinação da população.

A Repressão e o fim
Após setenta e cinco dias, com a reação imediata e muito violenta da Coroa, sediada no Rio de Janeiro, foi sufocada a rebelião, pondo fim a primeira Republica efetivamente implantada no Brasil. Todavia a história não é feita em um dia, um mês ou em um ano. Ela é feita a cada minuto da vida. A Revolução Pernambucana de 1817 foi um momento na construção do Brasil de hoje e o de amanhã. Pois, tudo que é feito com atitude de propósito verdadeiro, não é derrotado mesmo que fracasse. Aqueles que lutaram por um pais mais digno e solidário plantaram um semente que hoje a nossa geração pode usufruir. Mesmo reconhecendo que há muito ainda a melhorar no Brasil.
*Luciano Caldas Pereira de Carvalho Júnior
Advogado
lucianojunior@lucianocarvalho.adv.br
