
Maior da América Latina - Ponte Rio-Niterói faz 50 anos
04/03/2024 - Jornal O Poder
Símbolo da modernidade e conceito de ponte suspensa no mundo. Marco da engenharia brasileira e fundamental à integração do estado do Rio, a Ponte Rio-Niterói. Com 400 mil pessoas em 150 mil veículos circulando todo o dia, a Ponte Rio-Niterói completa hoje, segunda-feira (04/03) 50 anos.
Considerada
Com 13 quilômetros da Ponte-Rio Niterói, é considerada a maior ponte do Hemisfério Sul e da América Latina, construída em trecho da BR-101 e uma ligação viária vital para o estado do Rio de Janeiro, encurtando o caminho que antes exigia contornar a Baía de Guanabara ou usar balsas.
O conceito
O conceito de uma ponte suspensa entre os dois municípios data de 1875, mas somente em 1963 foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a sua construção. Em 23 de agosto de 1968, o general Arthur Costa e Silva, então presidente da ditadura militar, assinou decreto autorizando o projeto de sua construção. Apesar de sucessivas tentativas de mudança, até hoje é o ditador que dá o nome oficial da Ponte Rio-Niterói, a Ponte Presidente Costa e Silva.
Encurtou
A maior ponte do hemisfério sul e a 23ª no ranking mundial, encurtou o trajeto entre o Rio de Janeiro e Niterói que antes era feito de duas formas, via um percurso terrestre de mais de 100 km, dando a volta na Baía de Guanabara, ou pelas Barcas.

Marco
Marco da engenharia nacional, a ponte tem o maior vão em viga reta contínua do mundo, o Vão Central, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura. Outro número que impressiona é o total de 1.152 vigas ao longo de sua estrutura.
Trabalhadores mortos
A grandiosidade celebrada pela engenharia também envolveu desfechos trágicos para muitos trabalhadores responsáveis por ela. O professor aposentado do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Ronaldo Balassiano, tem memórias da fase final da construção. Muitos trabalhadores foram mortos na construção da obra.
Melhorias
Com o objetivo de proporcionar maior segurança ao usuário, muitas melhorias foram efetuadas ao longo destes 50 anos. No ano 2000, por exemplo, o asfalto no vão central foi substituído por um piso de concreto de elevada resistência, enquanto a superestrutura metálica foi reforçada internamente. (O Poder)
