
Pré-campanha no Cabo
Pesquisas mostram que disputa fica entre Lula Cabral e Delegado Resende.
06/03/2024 - Jornal O Poder
O Cabo de Santo Agostinho, município pernambucano de referência na História do Brasil(*) é hoje a quarta economia do Estado. Além do seu potencial industrial e turístico, conta com o porto de Suape e a Refinaria Abreu e Lima, que são equipamentos de vital importância para a economia da Região. Além disso, muitas empresas importantes estão instaladas no municipio, diversas com vultosos planos estratégicos de investimento em andamento. Além de empreendimentos imobiliários e turísticos de relevância nacional. Não há como pensar no futuro de Pernambuco e do Nordeste sem considerar o Cabo de Santo Agostinho. Por tudo isso, a campanha eleitoral no município reveste-se de grande importância e envolve os mais variados interesses.
E o quadro?
A análise das pesquisa de opinião com credibilidade, publicadas até agora , mostra que, em todos os cenários, a disputa está encaminhada para acontecer entre Lula Cabral (PSB), que lidera em todos os cenários, e o Delegado Resende (União Brasil),
que aparece sempre firme na segunda colocação. E com bom potencial de crescimento. Salvo inesperadas mudanças ou fato novo improvável, a disputa vai polarizar entre Lula Cabral e Resende. Outros nomes aparecem com números baixos e têm pouco espaço para crescer.
E Keko do Armazém?
O atual prefeito Keko do Armazém aparece sempre na casa de um dígito. Porém o seu problema maior é a enorme rejeição, superior a 80%, o que bloqueia seu crescimento e, segundo analistas, o tira objetivamente da disputa.
Lula Cabral
Embora com um arco de apoios expressivo, carrega um histórico de problemas, com investigações e pendências inconclusas, que podem virar um grande problema ao longo da campanha. A história mostra que candidatos com esse perfil, mesmo quando largam bem, não aguentam o tiroteio ao longo da campanha.
Delegado Resende
Acumula um bom ativo eleitoral e recall positivo de campanhas passadas. O fato de ser delegado e ter o nome limpo, sem envolvimento em falcatruas, pode dar bons motes para a polarização da campanha.
Enfim
Certeza de grandes emoções no Cabo.
(*) - O Cabo de Santo Agostinho foi a primeira terra avistada oficialmente pelos europeus na fase dos descobrimentos. Dois anos antes de Cabral descobrir o Brasil o navegador espanhol Diogo Alonso de Pinzón desembarcou na região. O feito não foi proclamado, na época porque, pelo Tratado de Tordesilhas, Pinzón estava, na verdade, invadindo domínios de Portugal.