
Agora é Findi - Cultura e Lazer - MALUDE MACIEL Sextou com a gente sobre uma gincana sui generis.
08/03/2024 - Jornal o Poder
Sabemos que gincana é uma competição que põe à prova a rapidez e a competência com que equipes passam por uma série de obstáculos durante um percurso estabelecido entre os participantes que também devem responder perguntas, cumprir tarefas e enfrentar várias provas, testando sua destreza e sua perícia.
Existem diversos tipos de gincanas: recreativas, escolares, entre estudantes de educandários, para arrecadar fundos pra algum projeto, culturais, etc. Essas atividades são organizadas com o objetivo de promover a integração, o espírito de equipe e a diversão.
Brincadeiras
São muitas, utilizadas numa gincana: corrida de obstáculos, passar a bola, corrida de sacos, descubra o objeto, dança das cadeiras, e outras tantas, inseridas no jogo. É sempre mui interessante.
Lembranças
Quando menina, presenciei uma Gincana, aqui em Caruaru, que nunca me saiu da memória. Na verdade, uma competição esportiva tendo como instrumento competidor o veículo de duas rodas denominado: "lambreta" que era o que havia de mais moderno nessa categoria de transporte dos anos sessenta.
A tal apresentação constou de duplas de jovens casais que deveriam fazer um percurso anteriormente estabelecido pelas avenidas da cidade e passar por provas onde o par que solucionasse as questões em menor espaço de tempo ia somando pontos e no final o vencedor seria quem tivesse alcançado maior pontuação, o que seria acompanhando pelos fiscais da maratona. Com um detalhe, os competidores estariam montados em lambretas que era o fino da bossa.
Esporte Caro
Apenas os afortunados possuíam lambretas no município agrestino. A multidão tomava as ruas para apreciar tal evento, tanto para torcer como por mera curiosidade, pois foi um belo e diferente espetáculo e todos estavam eufóricos com o desempenho daqueles que ali tentavam fazer o melhor.

Beleza
Foi muito bonito o show idealizado e organizado pelo Colégio Diocesano de Garanhuns, mas realizado em Caruaru com nove pares inscritos e cada um com sua lambreta incrementada, com aqueles roncos característicos do veículo, chamando a atenção do público em geral. Parece que estou vendo.
Turma Participante
Naquela ocasião as inscrições foram as seguintes: 1) Francisco Mecânico 2) Rodolfo Monteiro Filho 3) Fernando da Farmácia, de Garanhuns 4) Caetano Gomes 5) Nilton Santos Lima 6) Pissica, fotógrafo 7) Sebastião Santos, vulgo Tanga 8) Amarinho Sette e 9) Humberto da Receita Federal.
O primeiro lugar, com nota máxima, ficou com Rodolfo Monteiro Filho, cujo par foi sua irmã, Maria do Socorro Monteiro, empatando com Fernando de Garanhuns. Ambos receberam prêmios.
Data do Acontecimento
Essa gincana maravilhosa se deu em quinze de agosto de 1960 e de lá pra cá nunca mais se ouviu falar em tão magnífico campeonato do gênero na Capital do Agreste, marcando assim, uma salutar ocorrência na História do município caruaruense, documentada com fotos e registrada nos acervos particulares.
