
Morre Márcia Lyra, uma das melhores pessoas do mundo.
19/03/2024 - Jornal o Poder
José Nivaldo Junior
Ela era só bondade, ternura, verdadeiro amor aos próximos e distantes, desprovido de pieguice de qualquer natureza. Uma mulher valorosa, que soube ser amiga, esposa, mãe, avó. Que enfrentou os momentos de adversidade com coragem e grandeza, e os momentos de grandeza com absoluta simplicidade. Convivi com ela desde 1978. Literalmente, em certos períodos, entrava na casa dela e de Fernando Lyra, dileto e querido amigo, sem bater e ia direto para a geladeira sem pedir licença. Em alguns momentos compartilhamos grandes emoções. Viajamos em familia várias vezes. Visitamos grande parte do Velho Mundo. Nunca testemunhei, em nenhuma circunstância, um comportamento reprovável, uma só reação negativa, uma palavra que merecesse reparo ético ou moral. Uma pessoa diferenciada, que dignificou a espécie humana.
Irmã de Marcelo Teixeira, parceiro e sócio desde os anos 1980. Mulher de Fernando Lyra, diletíssimo amigo desde 1978. Mãe de Patrícia, Juliana, Renata. Cunhada do ex-governador João Lyra Neto. Tia, portanto, da governadora Raquel Lyra. Nora do grande 'Seu' João Lyra. Cada uma dessas menções faria qualquer pessoa normal ostentar vaidade. Márcia lidava com tudo isso como quem considera que todas as pessoas são iguais. Posicao, riqueza, poder e glória são circunstâncias. Nunca vi ou soube que tratasse alguém com subserviência muito menos com superioridade. Antecipava no comportamento uma humanidade de iguais. Ser humano muito especial, repito. Que enfrentou a injusta (como se na vida houvesse justiça) e dramática doença com estoicismo, sem deixar de transmitir amor à vida e confiança de que vale a pena lutar.
Adeus, amiga. Tua memória não estará em biografias históricas, embora méritos para tal não faltem. Teu legado estará no coração dos que tiveram o privilégio de compartilhar da tua convivência sempre terna e enriquecedora.
NR. Na foto do Blog do Magno, por acaso, Márcia, ao lado de Fernando e Raquel Lyra, segura um exemplar do meu livro 'O Atestado da Donzela2'. Foi no lançamento, na APL. Uma noite de boas lembranças afetivas na minha vida. Uma emoção a mais neste momento
tão difícil.
NR - Velório no Morada da Paz, Paulista, às 15h.