
Brasil x França – Lula quer conhecimento nuclear militar para garantir a paz
27/03/2024 -
O presidente Lula disse hoje ao chefe do Executivo francês, Emmanuel Macron, que quer conhecimento nuclear para garantir paz e não guerra. A fala foi durante o lançamento do submarino construído com tecnologia francesa em Itaguaí (RJ). Lula destacou ainda que está ao lado de países que querem paz.
Collor acabou com campo de testes
O presidente Lula deve lembrar que assinamos um pacto global de não proliferação de armas nucleares. Na presidência de Fernando Collor foi posto fim em campo de experimentos de bombas nucleares na Amazônia.
Troca de conhecimentos
Durante o discurso, o presidente Lula falou da importância de trocar conhecimentos científicos e tecnológicos com a França. “Presidente Macron, quando voltar para a França diga aos franceses que o Brasil está querendo os conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra. Nós queremos ter o conhecimento para garantir paz a todos os países que querem paz. Saiba que o Brasil estará ao lado de todos eles, porque a guerra não constrói, a guerra destrói”, disse.
Conviver com diversidade
O petista completou: “Hoje, sabemos que existe um problema muito sério contra o processo democrático no planeta. E nós sabemos que essa parceria com a França vai permitir que dois países importantes se preparem para que a gente possa conviver com essa diversidade sem se preocupar com guerra porque somos defensores da paz.” O presidente Emmanuel Macron, em um discurso convergente, disse ter a convicção que Brasil e França podem abrir uma nova página de uma parceria estratégica.