Uma das maiores em 10 anos – Chuvas causam transtornos em Campina Grande
02/04/2024 - Jornal o Poder
Severino Lopes
O Poder
Ruas alagadas, quedas de muros e árvores, falta de energia e carros com dificuldades para circular. As fortes chuvas registradas na noite de ontem, segunda-feira (01/04), uma das mais fortes nos últimos dez anos, causaram transtornos em diferentes partes de Campina Grande. A Defesa Civil do município recebeu vários chamados e amanheceu em estado de alerta.
Monitorando
Equipes da DC estão em campo monitorando as chamadas áreas de riscos existentes na cidade, visto que há previsão de mais chuvas. Na cidade existem atualmente 22 áreas consideradas de risco. As equipes da Defesa Civil visitaram os bairros mais afetados com as chuvas caídas com mais intensidade nas últimas horas.
60mm
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), foi registrado 60 mm de volume de chuva no intervalo de apenas uma hora. No acumulado do dia, foram 90 mm de chuva, o que a transforma numa das mais fortes registradas na cidade nos últimos dez anos.
Os problemas
Conforme relatou a Defesa Civil, o temporal causou uma série de problemas na cidade., como alagamentos, quedas de muros e árvores, falta de energia elétrica, entre outros.
Os alagamentos
Um dos bairros mais afetados, suscetível a alagamentos, foi o da Catingueira. No local, cerca de dez famílias chegaram a ficar ilhadas por causa de alagamentos. Além disso, alguns animais foram levados pela correnteza provocada pela força das águas.
Registrou
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, , registrou três pontos principais de problemas. Um transformador explodiu na avenida Brasília e deixou uma das principais vias de Campina Grande completamente no escuro, o que provocou grandes engarrafamentos.
Veículos retidos
Em meio ao temporal, vários veículos ficaram retidos, proibidos de passar nas avenidas Almeida Barreto e Floriano Peixoto por causa dos alagamentos.
Orientação
A orientação da STTP aos motoristas foi o de aguardar e não passar pelos pontos de alagamento antes da água recuar. Alguns carros foram autorizados a retornar de ré ou pela contramão para fugir das interdições e buscar vias alternativas.
Equipes em campo
Segunda a Defesa Civil, as equipes de campo estão sempre de sobreaviso para atender as principais áreas vulneráveis da cidade em bairros como a Conceição, Bairro das Cidades, Pedregal; Cruzeiro, Vila dos Teimosos, Catolé, Jardim Paulistano e Catingueira.
Expectativa
A expectativa para hoje, terça-feira (02/04), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais chuvas na cidade.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285