Disponível a partir de hoje (02/03), aplicativo do CNJ objetiva facilitar doação de órgãos para transplante em todo o país. Entenda
02/04/2024 - Jornal o Poder
A partir desta terça-feira (02/03)), o Brasil passa a ter regras que podem facilitar a doação de órgãos para quem precisa. Um aplicativo lançado ontem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrará o desejo de futuros doadores no site ou no sistema do Conselho. A medida, além de facilitar os trâmites em caso de óbito, permitirá que os parentes de pessoas que precisam de órgãos para transplante tenham conhecimento sobre possíveis doadores com antecedência.
Fila longa
Conforme dados do Ministério da Saúde, atualmente 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. Destas, 500 são crianças. As estatísticas se tornam ainda mais alarmantes com a constatação de que, em 2023, 3 mil pessoas morreram antes de conseguir um doador.
Parceria
O aplicativo é parte de uma campanha iniciada pelo CNJ em parceria com cartórios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e com o Ministério da Saúde. Tem como objetivo mudar esse cenário e estimular as doações. Hoje, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do paciente. "Isso não vai mudar, mas para fazer a fila andar mais rápido, a campanha quer tornar a intenção de doar mais transparente", ressaltou o responsável pelos trabalhos, o corregedor-regional de Justiça, ministro Luiz Felipe Salomão.
Mais celeridade
De acordo com Salomão, com a manifestação clara de futuros doadores, o número de transplantes, que em 2023 foi recorde, deve aumentar ainda mais. "A partir dessa campanha, vamos ter uma declaração inequívoca. Quem quiser doar vai poder de maneira rápida, simples e gratuita, deixar isso registrado: 'eu quero ser um doador, eu quero salvar vidas'. A partir dai, uma consulta também muito rápida poderá ser feita pelos órgãos de saúde para permitir a doação e o transplante de órgãos, quando e se houver esta possibilidade", afirmou o ministro.
No site
Isto porque o registro permitirá que o Sistema Nacional de Transplantes acesse a autorização, que poderá ser apresentada à família, comprovando o desejo e a vontade do doador. Quem tiver interesse em manifestar essa intenção já pode registar a doação no aplicativo ou no site www.aedo.org.br.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285