Terremoto na manhã de Taiwan. Alerta de Tsunami no Japão e Filipinas.
02/04/2024 - Jornal O Poder
Suspense.
Susto grande
Assista ao vídeo e avalie.
Suspense.

Susto grande
Assista ao vídeo e avalie.
Leia outras informações
Agência Pernambucana emite alerta laranja para chuvas no Grande Recife e na Zona da Mata
26/06/2026
O alerta
Desde a quarta-feira (24/06), a Apac havia emitido um alerta para chuvas na Zona da Mata Sul. O aviso foi renovado e ampliado para as outras regiões. Ele é válido até as 17h, segundo a agência.
O temporal
O temporal é causado pelo fenômeno Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamado de Ondas de Leste. São perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.
Formação de nuvens
Segu...
Chuvas e ventos fortes. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu hoje, sexta-feira (26/06) um alerta para a possibilidade de chuvas com intensidade de moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata do estado. O aviso, que é um "estado de observação", tem a cor laranja, que é o segundo mais severo numa escala de três.
O alerta
Desde a quarta-feira (24/06), a Apac havia emitido um alerta para chuvas na Zona da Mata Sul. O aviso foi renovado e ampliado para as outras regiões. Ele é válido até as 17h, segundo a agência.
O temporal
O temporal é causado pelo fenômeno Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamado de Ondas de Leste. São perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.
Formação de nuvens
Segundo os meteorologistas, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil.
Maiores precipitações
Até o início desta manhã de sexta-feira, cidades da Zona da Mata Sul foram as que registraram maiores volumes de chuva em 24 horas.
O Poder
Justiça manda ouvir deputado sobre “rachadinha” de funcionária de Hugo Motta
26/06/2026
Improbidade administrativa
Ivanadja Velloso Meira Lima responde a uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em outubro de 2023. Ela é acusada de movimentar a conta de um então funcionário fantasma na época em que os dois trabalhavam com Wilson Santiago.
Atual chefe
Segundo a Justiça, Ivanadja Lima passou a trabalhar no gabinete de Hugo Motta, a partir de 2011. Ela é a atual chefe de gabinete do parlamentar e detém procurações para sacar salários e movimentar valores das contas de 10 funcionários e ex-funcionários da Casa. Alguns desses trabalhadores acumulam indícios de serem fantasmas.
Será ouvido
...
A Justiça Federal determinou que o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) preste depoimento sobre suposto esquema de rachadinha, envolvendo a atual chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Improbidade administrativa
Ivanadja Velloso Meira Lima responde a uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em outubro de 2023. Ela é acusada de movimentar a conta de um então funcionário fantasma na época em que os dois trabalhavam com Wilson Santiago.
Atual chefe
Segundo a Justiça, Ivanadja Lima passou a trabalhar no gabinete de Hugo Motta, a partir de 2011. Ela é a atual chefe de gabinete do parlamentar e detém procurações para sacar salários e movimentar valores das contas de 10 funcionários e ex-funcionários da Casa. Alguns desses trabalhadores acumulam indícios de serem fantasmas.
Será ouvido
Wilson Santiago será ouvido no processo como testemunha. O deputado foi arrolado por Ivanadja Lima para produção de provas. O pedido dela foi acatado pela juíza Maria Cecília de Marco Rocha, da 9ª Vara Federal Cível, no último dia 17.
A ação
De acordo com a ação do MPF, Ivanadja Lima “incorporou, livre e conscientemente, verba pública federal ao seu patrimônio particular, durante o período de novembro de 2005 a novembro de 2009, em razão da nomeação de Francisco Macena Duarte no cargo de secretário parlamentar do deputado federal Wilson Santiago enquanto Francisco nunca prestara efetivamente serviços na Câmara dos Deputados, resultado em prejuízo comprovado ao erário federal.
Depoimento
Em depoimento ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), o motorista disse que não tinha noção do valor que recebia como funcionário da Câmara dos Deputados e que nem sequer conhecia Brasília. Francisco Macena disse também que “não sabe dizer qual era a conta [que recebia o salário da Câmara]”, alegando um “branco na cabeça”, e que não lembra se possui o cartão ou número da conta.

Uma preocupação
Segundo a investigação, Ivanadja tinha uma procuração em seu favor, assinada por Francisco Macena. Na prática, o documento dava poderes para a chefe de gabinete emitir cheques, efetuar saques e movimentar valores em nome do funcionário fantasma, conforme comprovam documentos obtidos pela coluna.
O que diz a atual chefe de gabinete de Hugo Motta
Em sua defesa apresentada no âmbito da ação, Ivanadja Lima alegou que não há uma única prova nos documentos que compõem o processo de que ela teria enriquecido ilicitamente ou mesmo causado dano ao erário.
“Inexiste prática de ato de improbidade por parte da contestante, uma vez que a promovida não auferiu rendimentos ilícitos. Não há qualquer comprovação de que esta tenha realizado o mencionado saque, mas mera presunção”, prosseguiu a defesa da atual chefe de gabinete de Hugo Motta.
Testemunha
A Justiça Federal em Brasília também autorizou que o deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) preste depoimento como testemunha em uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que apura suposto recebimento irregular de salários de um ex-assessor de seu gabinete.
Nomeado
Segundo o MPF, Francisco Macena Duarte foi nomeado secretário parlamentar entre 2005 e 2009 e teria recebido remuneração da Câmara dos Deputados sem exercer efetivamente as funções do cargo. No mesmo período, ele mantinha um vínculo como motorista da Prefeitura de Poço Dantas, com jornada de 40 horas semanais. A investigação aponta que os valores recebidos indevidamente somaram cerca de R$ 224 mil.
Com Metrópolis

Venezuela ultrapassa 164 mortos e mais de 500 equipes buscam sobreviventes nos escombros
26/06/2026
Emergência
A Venezuela está em estado de emergência, após ser atingida por dois terremotos devastadores na noite de quarta-feira (24/06. Os tremores, com magnitudes de 7,2 e 7,5, deixaram 164 mortos e 971 feridos, sendo considerados os piores a atingir o país em um século. Mais de 500 equipes de emergência trabalham intensamente para localizar sobreviventes em meio aos escombros, enquanto o governo venezuelano registra ao menos 20 réplicas.
Comoção
Imagens divulgadas pela imprensa e nas redes sociais mostram a emoção e comemoração de moradores a cada pessoa encontrada com vida entre os destroços. Diversos prédios e casas desabaram na capital Caracas e em ou...
As cenas são chocantes. O país que atravessa uma crise econômica e está em reconstrução, vive um dos piores momentos de sua história após ser atingido por um dos maiores terremotos de todos os tempos. Ajudas humanitárias estão sendo encaminhadas para o país.
Emergência
A Venezuela está em estado de emergência, após ser atingida por dois terremotos devastadores na noite de quarta-feira (24/06. Os tremores, com magnitudes de 7,2 e 7,5, deixaram 164 mortos e 971 feridos, sendo considerados os piores a atingir o país em um século. Mais de 500 equipes de emergência trabalham intensamente para localizar sobreviventes em meio aos escombros, enquanto o governo venezuelano registra ao menos 20 réplicas.
Comoção
Imagens divulgadas pela imprensa e nas redes sociais mostram a emoção e comemoração de moradores a cada pessoa encontrada com vida entre os destroços. Diversos prédios e casas desabaram na capital Caracas e em outras cidades venezuelanas.
Informou
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) informou que, até o momento, não há relatos de brasileiros entre as vítimas da tragédia. Diante do cenário, o governo venezuelano optou por cancelar aulas e suspender todos os serviços considerados não essenciais em todo o território nacional.
Estimativa sombria
Apesar do balanço oficial de vítimas divulgado pelas autoridades venezuelanas, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apresenta uma estimativa sombria.
Projeta
A agência projeta que o número de mortos pode variar significativamente, atingindo entre 10 mil e 100 mil pessoas. Esta projeção depende da extensão dos danos que ainda precisam ser apurados nas áreas mais duramente atingidas pelos abalos sísmicos.
O Poder
TSE vira palco da guerra de ações judiciais entre PT e PL nas redes, confiram essa e outras manchetes da manhã
26/06/2026
O PT
Levantamento mostra que o PT contabiliza cerca de 60 medidas adotadas entre fevereiro e 18 de junho deste ano. O balanço reúne representações, pedidos de direito de resposta, notícias-crime e ofícios encaminhados às plataformas digitais. A maior parte das ações mira Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes so...
A 100 dias do 1º turno das eleições presidenciais no Brasil, o clima pega “fogo”. Ainda sob o calor das fogueiras juninas. É guerra na caça ao voto em um terreno virtual. A corrida presidencial de 2026, antes mesmo do início oficial da campanha, já acumula dezenas de disputas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Levantamentos realizados por PT (Partido dos Trabalhadores) e PL (Partido Liberal) apontam que as campanhas somam quase 120 ações e representações envolvendo publicações nas redes sociais. Em comum, as representações buscam retirar conteúdos do ar e responsabilizar autores e plataformas.

O PT
Levantamento mostra que o PT contabiliza cerca de 60 medidas adotadas entre fevereiro e 18 de junho deste ano. O balanço reúne representações, pedidos de direito de resposta, notícias-crime e ofícios encaminhados às plataformas digitais. A maior parte das ações mira Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes sociais. Já o PL apresentou cerca de 58 representações contra Lula, o PT e aliados do começo do ano até aqui.

"Se não nos entendermos, vamos perder a eleição", diz presidente do PL
Disputa interna que pode se refletir nas urnas. E com resultado indesejado. Segundo o presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar da Costa Neto, se os desentendimentos entre Michelle Bolsonaro (PL) e o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) não cessarem, haverá chances de a sigla "perder a eleição" deste ano.
"Nós temos que acertar isso aí. Porque se não acertar isso aí, nós já vamos sair perdendo em casa", disse em entrevista ao Gaúcha Zero Hora na noite de ontem, quinta-feira (25/06).
Importante
Segundo o presidente do partido, é importante que o PL apoie a candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, apesar de a ex-primeira-dama ter criticado publicamente a aliança.

Brasil enfrenta Japão no mata-mata; seleção tem menos tradição que as demais
Conforto inédito. Pela primeira vez a Seleção Brasileira enfrentará o Japão em um mata -mata de Copa do Mundo. A partida acontece na próxima segunda-feira (29/06), às 14h, no Estádio de Houston, no Texas (EUA,. valendo vaga nas oitavas de final do torneio. O Brasil foi o 1º do Grupo C, enquanto que o Japão terminou na 2ª colocação no Grupo F.
Menos tradição
Dos possíveis adversários que o Brasil tinha para esta fase – Holanda e Suécia , o Japão é a seleção com menos tradição em Copas do Mundo. Isso, porém, não significa que será uma tarefa fácil para os comandados de Carlo Ancelotti.

- Ex-executivos e alvos da PF no caso Digimais erguem ‘nova Reag’ e levam fundos bilionários, diz Estadão
Após a Polícia Federal (PF) deflagrar a Operação Carbono Oculto, para investigar a Reag Investimentos por lavagem de dinheiro bilionária e sonegação, em 2025, executivos deixaram a empresa e levaram com eles dezenas de fundos e clientes para montar uma nova gestora.
Antigo cliente
Para o novo negócio, esses ex-dirigentes da companhia se uniram a um antigo cliente da Reag que também é suspeito de usar fundos para driblar a Receita Federal.

- Vídeo de Michelle divide bolsonarismo e pressiona Flávio no voto feminino e evangélico, diz O Globo
A crise aberta pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao tornar público o desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) expôs divisões no bolsonarismo e atrapalhou o movimento de busca pelo eleitorado feminino, de acordo com integrantes da pré-campanha do senador à Presidência.

Avaliam
Reservadamente, aliados avaliam que o episódio do vídeo, publicado anteontem, atingiu um dos principais pilares do projeto eleitoral do parlamentar, que vem buscando ampliar sua presença além do núcleo mais fiel de apoio.

Sextou! É 26 de junho. O mês mais animado no Nordeste está terminando. Mas ainda tem forró em muitas cidades. O dia começa frio em parte do País, mas quente em Brasília. Ainda repercute a crise escancarada entre a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e o senador e pré-candidato à presidência da República Flávio Bolsonaro. Aliados tentam “apagar” o fogo e esfriar a temperatura. O mundo acompanha apreensivo e com comoção os efeitos devastadores de um dos maiores terremotos da Venezuela. Ajudas humanitárias estão sendo enviadas para o país em reconstrução. Vamos conferir as primeiras quentes do dia:
-Disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, sombra do caso Master e guerra da inteligência artificial no TSE: o cenário eleitoral a 100 dias do 1º turno
- Flávio Bolsonaro e PL tentam conter crise após fala de Michelle
Racha familiar exposto por Michelle pode ameaçar candidatura de Flávio Bolsonaro, diz Veja
- Terremotos abalam uma Caracas com construções vulneráveis devido à crise econômica na Venezuela, diz Folha
-Operação desmonta esquema bilionário de roubo e venda de cobre no Distrito Federal
- Douglas Ruas, pré-candidato do PL ao governo do RJ, defende que EUA bombardeiem embarcações do tráfico na costa do Brasil, diz BBB News
-Americanas: PF apura se Itaú, Bradesco e Santander ajudaram a esconder dívida bilionária, diz Metrópolis

E no futebol? O Brasil já conheceu o seu adversário no primeiro mata-mata da Copa do Mundo. A Seleção que vai enfrentar o Brasil é a que menos tem tradição em Copa. Mas será um adversário duro. Difícil. Outras seleções também conquistaram a classificação. Vamos conferir as novidades da Copa:

-Japão tem menos tradição, mas pode dar trabalho para o Brasil
-Turquia vence EUA com gol no fim em jogão que 'não valia nada' na Copa
-Quinta de Copa tem rival definido do Brasil, recorde de gols e treinador surtado
-Equador bate Alemanha e vai ao mata-mata; Costa do Marfim também avança e pode aparecer no caminho do Brasil

Por enquanto é isso. Muita coisa deve acontecer ao longo do dia. Que seja um 26 de junho de boas notícias. Continuem acompanhando O Poder. Bom dia a todos.
Severino Lopes
São Lourenço da Mata é liderança regional da Atenção Básica, diz Ministério
26/06/2026
O resultado
Reforça o trabalho realizado pela gestão municipal, que já fez de São Lourenço da Mata a cidade com a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Fala Vinicius
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. É fruto do trabalho dos nossos profissionais e dos investimentos que temos feito para fortalecer a Atenção Básica. Vamos seguir cuidando das pessoas e oferecendo uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade”, destacou o prefeito Vinicius Labanca.
São Lourenço da Mata conquistou mais um importante reconhecimento na saúde pública. Segundo a avaliação do 1º quadrimestre de 2026 do Ministério da Saúde, o município ficou em 1º lugar na I Regional de Saúde, com 76,27% das equipes de Saúde da Família classificadas com desempenho “Ótimo”.
O resultado
Reforça o trabalho realizado pela gestão municipal, que já fez de São Lourenço da Mata a cidade com a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Fala Vinicius
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. É fruto do trabalho dos nossos profissionais e dos investimentos que temos feito para fortalecer a Atenção Básica. Vamos seguir cuidando das pessoas e oferecendo uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade”, destacou o prefeito Vinicius Labanca.
André Gadelha questiona em vídeo privilégios na segurança pessoal de João Azevêdo
25/06/2026
"Enquanto o povo paraibano convive diariamente com a violência e a insegurança, o ex-governador João Azevêdo, restabeleceu uma lei que garante segurança privada para ex-governadores por até 2 anos, podendo ser prorrogada para 4 anos. Na prática, benefícios para quem já deixou o cargo, enquanto o povo segue esperando mais policiais nas ruas, melhores condições para as forças de segurança e mais tranquilidade para suas famílias", questiona André Gadelha.
Privilégios, não
"Não sou contra proteger pessoas. Sou contra privilégios custeados pelo povo enquanto faltam investimentos para garantir a segurança do nosso povo", prossegue.
Basta de privilégios
André Gadelha diz que a Paraíba está cansada de regalias. O dinheiro público deve servir ao povo, não aos poderosos."E fica a pergunta: se já...
Como está a segurança na sua cidade? É o pré-candidato ao Senado André Gadelha (MDB/PB) quem pergunta.
"Enquanto o povo paraibano convive diariamente com a violência e a insegurança, o ex-governador João Azevêdo, restabeleceu uma lei que garante segurança privada para ex-governadores por até 2 anos, podendo ser prorrogada para 4 anos. Na prática, benefícios para quem já deixou o cargo, enquanto o povo segue esperando mais policiais nas ruas, melhores condições para as forças de segurança e mais tranquilidade para suas famílias", questiona André Gadelha.
Privilégios, não
"Não sou contra proteger pessoas. Sou contra privilégios custeados pelo povo enquanto faltam investimentos para garantir a segurança do nosso povo", prossegue.

Basta de privilégios
André Gadelha diz que a Paraíba está cansada de regalias. O dinheiro público deve servir ao povo, não aos poderosos."E fica a pergunta: se já agem assim no governo e quando candidatos , imagine se chegassem ao Senado?
Assista ao vídeo e confira.
Análise - O diabo veste Bets, por Antônio Campos*
25/06/2026
Existem mais de 12 milhões de jogadores ativos no Brasil.
As Bets estão empobrecendo e adoecendo os brasileiros.
O impacto na economia, na saúde mental, no SUS e nos lares já é sentido diariamente, tendo direta e indiretamente a União que custear esses danos.
Lei pra nada
A lei do Jogo Responsável é uma ilusão legal, necessitando de uma maior aplicação, por parte do órgão fiscalizador, subordinado a União.
Esse problema de saúde publica e econômico precisa ser enfrentado urgentemente pelos órgãos responsáveis e pela sociedade.
Entidades científicas e de credibilidade tem feito estudos que o jogo de BETs no Brasil atingiu um patamar extremamente preocupante, passando a ser um problema de saúde pública e que atinge a economia e o erário público.
O Brasil vive atualmente uma das maiores transformações de seu mercado de en...
Bets no Brasil. Modelo da moda, como o diabo gosta. Não é uma ofensa, há base científica.
Existem mais de 12 milhões de jogadores ativos no Brasil.
As Bets estão empobrecendo e adoecendo os brasileiros.
O impacto na economia, na saúde mental, no SUS e nos lares já é sentido diariamente, tendo direta e indiretamente a União que custear esses danos.
Lei pra nada
A lei do Jogo Responsável é uma ilusão legal, necessitando de uma maior aplicação, por parte do órgão fiscalizador, subordinado a União.
Esse problema de saúde publica e econômico precisa ser enfrentado urgentemente pelos órgãos responsáveis e pela sociedade.
Entidades científicas e de credibilidade tem feito estudos que o jogo de BETs no Brasil atingiu um patamar extremamente preocupante, passando a ser um problema de saúde pública e que atinge a economia e o erário público.
O Brasil vive atualmente uma das maiores transformações de seu mercado de entretenimento e apostas. Em poucos anos, as chamadas "bets", ‘’tigrinhos’’ passaram de fenômeno marginal para uma presença constante na vida nacional.
Oniptesentes
Estão nas camisas dos clubes de futebol, nos estádios, nas transmissões esportivas, nas redes sociais, nos programas de televisão e nos celulares de milhões de brasileiros.
A questão central, entretanto, não é a legalidade da atividade. O Congresso Nacional autorizou as apostas de quota fixa e a União Federal regulamentou o setor por meio da Lei nº 14.790/2023 e das normas da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.
O problema
Reside em outro ponto: a velocidade de expansão do mercado parece muito superior à velocidade da proteção dos consumidores. A proporcionalidade e o princípio da precaução de danos, que tem ocorrido e crescido de forma alarmante.
A publicidade das apostas tornou-se onipresente. A promessa de ganhos rápidos, aliada ao fácil acesso por aplicativos e meios digitais, cria um ambiente de estímulo permanente ao jogo. Nesse contexto, cresce também um fenômeno cada vez mais preocupante: a ludopatia.
O que é
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, a ludopatia consiste em transtorno comportamental caracterizado pela perda do controle sobre o impulso de apostar. Seus efeitos podem ser devastadores. Superendividamento, destruição de patrimônios familiares, depressão, ansiedade e suicídios são apontados por estudos médicos como consequências do vício em jogos.
Não se trata de questão moral ou religiosa. Trata-se de saúde pública.
A Constituição Federal estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Determina igualmente a proteção do consumidor, da dignidade da pessoa humana e dos grupos vulneráveis.
Limites da intervenção estatal
Quando uma atividade econômica possui potencial de causar danos relevantes à coletividade, o Estado não pode limitar sua atuação à arrecadação ou à simples autorização de funcionamento, deve intervir.
A responsabilidade estatal inclui fiscalizar, advertir, informar e prevenir.
A própria legislação das apostas reconhece a necessidade do chamado "jogo responsável". Todavia, ainda se observa insuficiência de campanhas públicas de conscientização, ausência de advertências ostensivas semelhantes às existentes em produtos potencialmente nocivos e reduzida discussão pública sobre os impactos psicológicos e sociais das apostas online. Há fiscalização insuficiente.
Outro aspecto relevante
É a proteção das crianças e adolescentes. Embora a participação de menores seja proibida, a publicidade das bets invade diariamente transmissões esportivas, plataformas digitais e redes sociais frequentadas por milhões de jovens brasileiros. A normalização cultural das apostas merece reflexão séria por parte da sociedade e das autoridades reguladoras.
Dostoiévski
A obra genial "O Jogador", de Fiódor Dostoiévski, escrita no século XIX, continua surpreendentemente atual. O autor descreve a lenta submissão do indivíduo ao fascínio do jogo e à ilusão do ganho fácil. Mais de cento e cinquenta anos depois, a tecnologia mudou, mas a fragilidade humana permanece a mesma.
À medida que acontece uma Copa do Mundo de Futebol, cresce também o investimento publicitário das plataformas de apostas e aumentam os jogos. O que muitos já chamam de "Copa das Bets" exige atenção especial e urgente dos órgãos reguladores.
Freio de arrumação
Defender uma fiscalização mais rigorosa não significa defender a proibição das apostas. Significa reconhecer que liberdade econômica e responsabilidade social devem caminhar juntas, devendo haver proporcionalidade.
A grande questão jurídica do momento não é saber se as apostas podem existir. Elas já existem. A questão é saber se o Estado brasileiro está cumprindo integralmente seu dever constitucional de proteger a saúde pública, os consumidores e os grupos mais vulneráveis diante de uma atividade que movimenta bilhões de reais e influencia milhões de pessoas diariamente. Não está.
Esse é o debate que o país precisa enfrentar, urgentemente, antes que os custos sociais da omissão se tornem gigantescos.
Entrei com ação popular na Justiça Federal solicitando várias providências por parte da União, ante o agravamento do período da Copa do Mundo, inclusive equiparação, por analogia e aplicação da teoria dos princípios, da legislação antifumo a publicidade de cigarros. Estamos criando a Associação de Apoio ao Apostador, no sentido de orientar, acolher, conscientizar e eventualmente assessorar juridicamente.
O jogo abusivo, sem os cuidados devidos, não pode acabar com várias famílias brasileiras, destruindo vidas.
*Antônio Campos é advogado e escritor.

Hospital de Garanhuns, ligado à vice-governadora, tem repasses facilitados e suspeitos
25/06/2026
O Sócio
A composição societária da instituição, tem como um de seus sócios o empresário Jorge Noronha Branco Neto, marido da atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause Branco. Ao longo dos últimos três anos e meio, sob a gestão da governadora Raquel Teixeira Lyra, o hospital provocou a realocacão de mais de R$ 108,8 milhões, parte em recursos do SUS, repassados ao Estado. Um volume financeiro que...
A apuração sobre o direcionamento de recursos públicos para a área da saúde em Pernambuco atingiu um novo patamar de complexidade e tensão institucional com o avanço das investigações envolvendo a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no município de Garanhuns, no Agreste Meridional. No centro da investigação conduzida por órgãos de controle, reportagens investigativas e, mais recentemente, pela Polícia Federal, está o expressivo montante de repasses estaduais e federais direcionados à unidade hospitalar.
O Sócio
A composição societária da instituição, tem como um de seus sócios o empresário Jorge Noronha Branco Neto, marido da atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause Branco. Ao longo dos últimos três anos e meio, sob a gestão da governadora Raquel Teixeira Lyra, o hospital provocou a realocacão de mais de R$ 108,8 milhões, parte em recursos do SUS, repassados ao Estado. Um volume financeiro que destoa de forma contundente do histórico de arrecadação da unidade em gestões anteriores e levanta questionamentos sobre um possível conflito de interesses na administração dos fundos de saúde.
Pente Fino
O levantamento minucioso de dados extraídos do Portal da Transparência do Estado revela uma escalada constante nos valores transferidos à maternidade desde o início do atual mandato. No primeiro ano da gestão, em 2023, a unidade recebeu aproximadamente 28,2 milhões de reais. No ano seguinte, em 2024, o valor manteve-se no mesmo patamar, contabilizando 27,9 milhões de reais. No entanto, foi em 2025 que os repasses sofreram um salto significativo, alcançando a marca de 37,2 milhões de reais. Apenas no primeiro semestre de 2026, as transferências já somam R$ 17 milhões.
Dinheiro Federal
De acordo com as investigações em curso, desse montante total superior a R$ 108 milhões, estima-se que mais de 78,4 milhões de reais tenham origem em repasses do governo federal — incluindo verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e recursos destinados à complementação do piso salarial da enfermagem — que foram internalizados pelo Fundo Estadual de Saúde antes de serem remetidos à conta do hospital em Garanhuns.
15 Dias de Priscila no comando
Um dos capítulos mais sensíveis dessa engrenagem financeira, e que se tornou o principal combustível para a oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocorreu em março de 2025. Durante um período de quinze dias a governadora Raquel Teixeira Lyra se licenciou para um recesso e Priscila Krause Branco assumiu interinamente a chefia do Palácio do Campo das Princesas. Na interinidade. a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi beneficiada com 25 pagamentos que, somados, ultrapassaram a cifra de R$ 3 milhões.
Liberação de Recursos
A liberação desses recursos coincidiu, de maneira controversa, com alterações profundas na estrutura administrativa da Secretaria Estadual de Saúde. Naquele exato período de interinidade, gestores de áreas estratégicas, como orçamento, projetos e monitoramento jurídico de licitações, foram exonerados, e a composição da comissão de licitação foi alterada. Parlamentares de oposição apontaram na tribuna que, logo após essas mudanças no quadro técnico, os pagamentos à unidade ligada ao marido da vice-governadora ganharam celeridade atípica.
PF Rastreando
Apesar das justificativas apresentadas pelo Executivo estadual, a gravidade do cenário levou as apurações. O caso agora encontra-se sob a lupa das autoridades federais, inaugurando uma fase muito mais rigorosa de averiguação. Recentemente, a Polícia Federal encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido formal de autorização para investigar a vice-governadora Priscila Krause, uma prerrogativa constitucional necessária devido ao foro privilegiado inerente ao cargo que ocupa.
Caminho Livre
O foco principal da corporação é rastrear o caminho dos recursos federais que aportaram nos cofres da maternidade e esclarecer, de forma definitiva, se houve tráfico de influência, prevaricação ou qualquer outra interferência política que tenha garantido privilégios operacionais ou financeiros à empresa de Jorge Branco Neto. Para a atual administração, que construiu sua plataforma eleitoral ancorada em pilares de transparência e renovação das práticas públicas, a materialização de um inquérito em cortes superiores representa não apenas um desafio jurídico complexo, mas perda de credibilidade e fortes indícios de falta de transparência.

Diário da Copa: Alan Greenspan e o Tetra de 1994, por Roberto Vieira
25/06/2026
1994
O Brasil de 1994 era aquele mendigo que pensava ter sido mendigo por toda vida ou pior: seu destino era ser mendigo. Após dez anos de inflação alucinante e governos mentirosos - todo mundo dizia ser salvador da pátria na direita e esquerda, porém esse negócio de congelar preços e caçar marajás era cascata. Foi nesse momento onde nasceu o Plano Real.
Real
O ministro da Economia Fernando Henrique Cardoso montou equipe formidável com André Lara Resende, Pérsio Árida, Edmar Bacha e Pe...
O economista Alan Greenspan faleceu esta semana aos 100 anos de idade. Alan não foi um Adam Smith ou Karl Marx na economia, mas chegou perto. Durante muito tempo nos anos 1990, Alan foi espécie de U2 ou Tom Cruise, megastar das manchetes jornalísticas, rivalizando com gente hoje chamada de influencers. Como a Virgínia, sacou? Mas o que será que Alan tem a ver com futebol? O que Alan tem a ver com o Tetra de Romário?
1994
O Brasil de 1994 era aquele mendigo que pensava ter sido mendigo por toda vida ou pior: seu destino era ser mendigo. Após dez anos de inflação alucinante e governos mentirosos - todo mundo dizia ser salvador da pátria na direita e esquerda, porém esse negócio de congelar preços e caçar marajás era cascata. Foi nesse momento onde nasceu o Plano Real.
Real
O ministro da Economia Fernando Henrique Cardoso montou equipe formidável com André Lara Resende, Pérsio Árida, Edmar Bacha e Pedro Malan para vencer o dragão da inflação. Tudo bancado pelo namorador Itamar Franco, o melhor presidente da nossa história pois governava apaixonado. Já viu gente apaixonada fazendo o mal na política? Pois esse enésimo plano criado para salvar o Brasil deu de cara com a alta de juros comandada nos Estados Unidos por Alan Greenspan. Juros altos nos EUA significa menos dinheiro rolando pelo mundo. E o Brasil teve de adotar juros astronômicos e vender reservas para manter o Plano Real.
Romário
Com a morte de Ayrton Senna, a seleção brasileira ficou na ingrata missão de resgatar algum sentimento de orgulho para o povo brasileiro. Coube a Romário e Bebeto dar uma mãozinha ao otimismo semeado pelo inesperado sucesso inicial do Plano Real. Os cinco gols de Romário na Copa enfrentaram sete aumentos sucessivos de juros do Banco Central Americano de Alan Greenspan. Aliás, Greenspan assistiu a Copa de 1994 nos EUA jogando golfe e acompanhando as contratações do Washington Commanders, seu time de futebol americano.
Saxofone
Apesar do desinteresse por futebol, Romário ou mesmo Pelé, o passado de Alan Greenspan não era exatamente o de um noviço. Rico desde a infância, Alan gostava mesmo na juventude de tocar saxofone e fumar baseado nos bares e inferninhos adeptos do Bebop. Seu grande amigo nesse tempo foi um craque chamado Stan Getz. Quando Getz se juntou a João Gilberto para gravar o antológico Getz/Gilberto de 1964 - se nunca ouviu, não sabe o que está perdendo - Greenspan tomou contato pela primeira vez com a Bossa Nova pelos acordes do amigo. Como João Gilberto também foi adepto da cannabis, é engraçado imaginar um papo entre Alan, Stan e João sobre a sequência descendente de acordes com sétima sob efeito da famosa erva satânica.
Tetra
A história é rica em ‘se’ sem ser bemol, mas nunca é demais pensar o que aconteceria com o Plano Real diante do massacre do mercado de títulos promovido por Greenspan em 1994, sem o respaldo da alegria do Tetra. Caso o pênalti de Romário explodisse na trave e a bola não entrasse, se acaso a batida de Roberto Baggio ganhasse as redes no ângulo de Taffarel, muito possivelmente estaríamos perdidos ainda no samba de uma nota só… nota que não seria o Real. O que seria totalmente indiferente para o também namorador Alan Greenspan, exceto pela garota de Ipanema.
*Roberto Vieira é médico e cronista

O Dono da Bola e a Conta do Banquete, por Zé da Flauta*
25/06/2026
O objetivo era criar um altar onde os povos pudessem guerrear apenas com os pés, celebrando uma suposta união universal. A primeira festa aconteceu em 1930, lá no Uruguai. Mal sabia o velho Rimet que aquele pontapé inicial romântico abriria caminho para a maior engrenagem de marketing e controle social que o planeta já viu.
Leis de exceção
Para transformar essa utopia francesa no espetáculo bilionário de hoje, a logística é uma verdadeira operação de guerra que começa quase uma década antes de a bola rolar. Não é brincadeira: são aeroportos ampliados, redes de tr...
Se a gente puxar o fio da história, vai ver que a Copa do Mundo não nasceu num campo de várzea, mas numa mesa cheia de papéis em Paris, no ano de 1928. O idealizador foi um francês chamado Jules Rimet, que assumiu a FIFA com uma filosofia que, no papel, parecia bonita: usar o futebol para costurar a paz entre as nações depois que o mundo quase se destruiu na Primeira Guerra.
O objetivo era criar um altar onde os povos pudessem guerrear apenas com os pés, celebrando uma suposta união universal. A primeira festa aconteceu em 1930, lá no Uruguai. Mal sabia o velho Rimet que aquele pontapé inicial romântico abriria caminho para a maior engrenagem de marketing e controle social que o planeta já viu.
Leis de exceção
Para transformar essa utopia francesa no espetáculo bilionário de hoje, a logística é uma verdadeira operação de guerra que começa quase uma década antes de a bola rolar. Não é brincadeira: são aeroportos ampliados, redes de trens rasgando cidades, hotéis de luxo brotando do nada e satélites posicionados para transmitir o sinal para bilhões de telas ao mesmo tempo.
Mas o que dá um estalo na mente é notar a influência implacável que a FIFA exerce quando entra num território. Ela vira um Estado dentro do Estado. Cria "leis de exceção", manda no comércio ao redor dos estádios, proíbe o pipoqueiro da esquina de trabalhar se ele não for patrocinador oficial e exige isenção total de impostos para os seus lucros. O país sede abre mão da sua própria soberania para que o circo possa desfilar.
Bilhões de dólares
É aí que a conta chega e o peito do cidadão aperta. Erguer esses palácios de cimento modernos custa uma fortuna que beira o absurdo, as últimas edições não saíram por menos de dezenas de bilhões de dólares, dinheiro quase sempre saído do lombo dos impostos do povo, que muitas vezes não tem o básico no posto de saúde ou na escola do bairro.
E a grande ironia da comédia econômica é quem fica com o bolo. Enquanto o país anfitrião arca com os riscos, com as dívidas e com os "elefantes brancos" que sobram depois que a festa acaba, a FIFA recolhe os bilhões dos direitos de televisão, das marcas famosas e dos ingressos, e põe tudo no bolso, livre de poeira e de taxas.
Torcedor atento
Olhar para a Copa do Mundo com lucidez é entender que ela é o maior espelho do nosso tempo: um espetáculo de logística perfeito, que mexe com a nossa paixão mais pura, mas que funciona como uma máquina fria de moer dinheiro e anestesiar o juízo das massas.
Proteger a mente nesse período é conseguir apreciar a beleza do jogo e o brio dos atletas sem virar o torcedor ingênuo que aplaude a própria exploração. A bola continua rolando, redonda e linda, mas a engrenagem que a move é quadrada, calculada em dólar e desenhada para deixar o lucro com os donos do poder e a conta do supermercado para a gente pagar na segunda-feira.
Até a próxima!
*Zé da Flauta é compositor e cronista
