
Governo se prepara para implantar TV 3.0 no Brasil a partir de 2025, afirma ministro das Comunicações
03/04/2024 - Jornal o Poder
O Brasil está se preparando para começar a implementar novas tecnologias de Comunicações em 2025. O modelo ainda não está definido, mas fará parte da chamada tecnologia de TV 3.0, observada já em vários países, que apresenta melhorias de som e imagem, além de maior interatividade com o espectador. A novidade foi divulgada hoje (03/04) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Linhas de crédito
Segundo ele, estão sendo estudadadas linhas de crédito para as emissoras investirem na TV 3.0. "Temos buscado um diálogo com o setor e estamos marcando reuniões com bancos de fomento do governo, para que possamos estudar essa possibilidade", afirmou. Juscelino Filho disse que as metas do Executivo são de começar a implementar a TV 3.0 em 2025 e definir, até dezembro deste ano, qual será tecnologia a ser usada — se a japonesa ou a norte-americana.
Equipamentos
"Na sequência, toda a cadeia industrial do setor vai se adaptando e produzindo os equipamentos necessários, que vão de transmissores a conversores e novos televisores", frisou, ao acrescentar que o governo discute o financiamento porque as emissoras têm perdido receita, devido à competição com as plataformas de streaming e redes sociais.
Necessidade do mercado
"Nós temos defendido isso justamente por entender a necessidade desse mercado. Para que o setor de radiodifusão implemente essa nova geração da televisão aberta brasileira de forma mais rápida para a população. Isso carece de muito investimento e sabemos que o setor de radiodifusão foi extremamente atingido pela chegada das mídias digitais e das mídias sociais", declarou.
Mais interatividade
A TV 3.0, de acordo com ele, proporcionará "mais interatividade para a audiência, com a possibilidade de se usar aplicativos para canais de TV aberta, além de maior qualidade de som e imagem". Juscelino Filho também disse que não está definido se os conversores de sinal para a TV 3.0 serão distribuídos, mas há discussões sobre a entrega gratuita para famílias de baixa renda – a exemplo do que ocorreu durante a expansão do sinal digital no país.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285