Renegociação de dívidas pelo Desenrola é prorrogada até 20 de maio, também, em plataforma do Serasa
03/04/2024 - Jornal o Poder
Acesso às ofertas
Com a extensão da data, consumidores de todo o Brasil podem acessar as ofertas pelos canais oficiais do Serasa Limpa Nome, via site ou aplicativo, para garantir o nome limpo ainda neste semestre. Conforme informações da Fazenda, desde o início de março, com a realização do MegaFeirão Serasa e Desenrola, mais de 3,6 milhões de acordos foram fechados no país. Somente nos Correios foram contabilizados 233 mil atendimentos presenciais nas agências até a última quinta-feira (28/03).
700 empresas parceiras<...
Acesso às ofertas
Com a extensão da data, consumidores de todo o Brasil podem acessar as ofertas pelos canais oficiais do Serasa Limpa Nome, via site ou aplicativo, para garantir o nome limpo ainda neste semestre. Conforme informações da Fazenda, desde o início de março, com a realização do MegaFeirão Serasa e Desenrola, mais de 3,6 milhões de acordos foram fechados no país. Somente nos Correios foram contabilizados 233 mil atendimentos presenciais nas agências até a última quinta-feira (28/03).
700 empresas parceiras
Os números, conforme o mais recente balanço, incluem dívidas relativas ao Programa Desenrola e outras negociações com as 700 empresas parceiras do mutirão, tais como bancos, securitizadoras, varejo, operadoras de telefonia e contas básicas, como água, luz e gás. Ao todo, foram concedidos cerca de R$ 18,9 bilhões em descontos.
Canal digital
A partir da prorrogação, os consumidores podem aproveitar o Programa Desenrola de forma fácil e rápida pela plataforma digital da Serasa. Em minutos, os usuários conseguem verificar se têm ofertas e ser redirecionados para o site do programa, em que é possível consultar as dívidas e realizar os pagamentos
Leia outras informações
Ex-chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro vira réu por ‘rachadinha’ na Câmara de Vereadores do RJ
22/06/2026
“Líder e mentor da organização”
O documento aponta Fernandes como “líder e mentor da organização”. Carlos Bolsonaro, por sua vez, não está na lista dos denunciados. A decisão afirma que o ex-assessor era “amigo da família Bolsonaro” e “artic...
A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público contra Jorge Luiz Fernandes, que atuou como chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro, PL, na Câmara dos Vereadores, por envolvimento em um esquema de rachadinha. Assim como Fernandes, outros 6 ex-assessores do filho de Jair Bolsonaro, PL, também viraram réus pelos crimes de organização criminosa e peculato, desvio de dinheiro público. Na decisão, o juiz Marcello Ruibioli, da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, ressalta que “a investigação apurou a existência de um esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro” e que “a justa causa para o recebimento da denúncia restou amplamente comprovada”.

“Líder e mentor da organização”
O documento aponta Fernandes como “líder e mentor da organização”. Carlos Bolsonaro, por sua vez, não está na lista dos denunciados. A decisão afirma que o ex-assessor era “amigo da família Bolsonaro” e “articulou a nomeação dos demais denunciados”. Entre os réus está a mulher de Fernandes que, segundo as investigações, repassou mais de R$ 800 mil para a conta do marido. Ele foi nomeado em 2001 e assumiu a função de chefe de gabinete em 2018. A decisão afirma que cada assessor realizava transferências e saques em benefício de Fernandes após receberem os respectivos salários. O esquema ocorreu, entre junho de 2005 e dezembro de 2021 no gabinete de Carlos Bolsonaro. O MP aponta que os 6 servidores repassaram R$ 1,9 milhão a Fernandes. Cada um dos acusados tem prazo de 10 dias para apresentarem a defesa por escrito. Após esta data, as explicações serão analisadas e uma data para depoimento das testemunhas será determinada.
Aconteceu nos EUA - Seleção iraniana pede paz entre nações, em carta deixada no vestiário
22/06/2026
A mensagem
“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”
Restriçõe...
Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos EUA, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações. Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos EUA, no Canadá e no México. A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

A mensagem
“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”

Restrições à permanência
Desde o início da competição, após cada partida disputada nos EUA, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense. Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos EUA. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA.
Chapa fechada e unida - Labanca declara apoio à reeleição de Humberto Costa
22/06/2026
Segundo Labanca
A decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.
Senador parceiro
Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à co...
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, um dos políticos mais próximos ao pré-candidato João Campos, declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa à reeleição para o Senado Federal. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.
Segundo Labanca
A decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.
Senador parceiro
Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à construção de muros de contenção e arrimos. "Humberto é um parceiro estratégico da nossa cidade. Sempre esteve ao nosso lado e agora firmou um compromisso importantíssimo que é nos ajudar na questão dos muros de arrimo e encostas. Vamos vencer as eleições e começar o trabalho”, afirmou Labanca.
Compromisso
Humberto Costa agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a cidade. “São Lourenço da Mata sempre contou com meu apoio e me comprometo a trabalhar junto com Labanca para incluir no PAC as obras necessárias de muros de arrimo e contenção de encostas”, declarou o senador.
Bolsonaro prestará depoimento amanhã. Polícia quer saber quem deu arma para militar
22/06/2026
Quem deu arma de Bolsonaro para militar
Os investigadores da 17ª DP, Taguatinga, querem entender as condições que fizeram com que a arma do ex-presidente estivesse no carro de outra pessoa, sem documentação e em local distante da residência. Quem entregou, quando e por qual motivo são os questionamentos a serem feitos a Bolsonaro. Se...
Jair Bolsonaro, PL, prestará depoimento na tarde de amanhã, terça-feira, 23/06, sobre a arma registrada em seu nome que foi apreendida no carro de um sargento do Exército durante uma blitz. O interrogatório à Polícia Civil do Distrito Federal será presencial, na casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar. Uma equipe formada por um delegado e agentes se deslocará para colheita das informações no condomínio do Jardim Botânico. O depoimento não deve ser enviado de forma automática ao STF, pois o caso tramita na esfera do DF. Mas existe a expectativa que o ministro Alexandre de Moraes requisite, o que ainda não foi feito.
Quem deu arma de Bolsonaro para militar
Os investigadores da 17ª DP, Taguatinga, querem entender as condições que fizeram com que a arma do ex-presidente estivesse no carro de outra pessoa, sem documentação e em local distante da residência. Quem entregou, quando e por qual motivo são os questionamentos a serem feitos a Bolsonaro. Segundo fontes, não há previsão de quanto tempo deve durar a oitiva nem prazo para encerramento do inquérito que foi aberto. O motivo é a possibilidade de que a investigação possa ter desdobramentos.

Prazo da domiciliar
Quarta-feira, 24/06, termina o prazo de 90 dias de prisão domiciliar humanitária temporária concedido por Moraes a Bolsonaro. O depoimento sobre a arma pode impactar na nova decisão do magistrado.
Governo nomeia "Fulano de tal" e "Cicrano de tal" como assistentes do GSI
22/06/2026
Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de tal" e o tenente da PMDF, Polícia Militar do Distrito Federal, "Cicrano de tal". As nomeações foram publicadas no DOU de hoje, 22/06, e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado.

Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
O GSI
O GSI informou "que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU". O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.
Receita - Amanhã será liberada a consulta da restituição do IR a 9,5 milhões de contribuintes
22/06/2026
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1...
A Receita Federal vai pagar a restituição do Imposto de Renda a 9,5 milhões de contribuintes no 2o lote, na terça-feira 30/06. O dinheiro é depositado na conta informada ao declarar o imposto ou pago por Pix, caso a chave seja o CPF e essa tenha sido a opção do cidadão. Serão liberados R$ 16 bilhões em créditos?a um total de 9.585.797 contribuintes, no maior lote da história.
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1,1 milhão de restituições; Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106,3 mil restituições; Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507,8 mil restituições; Além disso, 7,7 milhões de restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas optaram utilizar a declaração pré-preenchida e/ou receber os valores por meio do Pix.
Brasil faz penúltimo treino antes de encarar a Escócia, goleiro é poupado
22/06/2026
Setor ofensivo
O setor ofensivo do Brasil poderá ter uma novidade contra os escoceses, ao menos n...
A seleção brasileira realizou a penúltima atividade antes do duelo com a Escócia, na quarta-feira, 24/06, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O goleiro Alisson, não foi a campo hoje, segunda-feira, 22/06, no centro de treinamento Columbia Park. De acordo com a CBF, o jogador foi poupado para controle de carga e permaneceu na parte interna do CT. Além do camisa 1, apenas Raphinha não apareceu no gramado. O atacante está em processo de recuperação de uma lesão na coxa direita. A comissão técnica não indicou prazo para seu retorno, mas trabalha com a possibilidade de contar com ele novamente a partir das oitavas de final. Para o lugar de Raphinha, Ancelotti tem Luiz Henrique, Rayan e Endrick como principais opções. Gabriel Martinelli, que costuma atuar pelo lado esquerdo, também já foi utilizado pelo treinador na direita.

Setor ofensivo
O setor ofensivo do Brasil poderá ter uma novidade contra os escoceses, ao menos no banco de reservas. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, Neymar fez hoje seu primeiro treino junto com todo o elenco. Ontem, 21/06, ele já havia participado da atividade no gramado em tempo integral, mas, na ocasião, sete jogadores foram poupados dos trabalhos de campo: Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha. Todos realizaram apenas exercícios regenerativos. Apenas Alisson, Lucas Paquetá e Vinicius Junior apareceram no gramado.
Bielsa no Recife, 1976, por Roberto Vieira*
22/06/2026
Herdeiro
Em janeiro de 1976, Jorge Griffa, diretor das categorias de base do Newell's Old Boys, por instrução de César Luis Menotti, técnico da seleção argentina, enviou a equipe juvenil para representar a Argentina no Pré-Olímpico em Recife, Brasil. Marcelo Bielsa, vindo de uma abastada família de advogados e políticos de Rosário e apaixonado pelo futebol, foi um dos escolhidos para integrar a zaga central.
Recife
A equipe argentina, composta por amadores e juvenis do Newell's, enfrentou desafios táticos e a forte concorrência da seleção brasileira, treinada pelo célebre Zizinho. O zagueiro Bielsa, com 20 anos, destacou-se por sua intensidade e visão de jogo, chegando a ser considerado para a seleção do torneio ao l...
Assistindo às loucuras de Marcelo Bielsa na seleção uruguaia na Copa, é impossível não lembrar meu primeiro encontro com ele, em janeiro e fevereiro de 1976, nas "Repúblicas Independentes" do Arruda.
Herdeiro
Em janeiro de 1976, Jorge Griffa, diretor das categorias de base do Newell's Old Boys, por instrução de César Luis Menotti, técnico da seleção argentina, enviou a equipe juvenil para representar a Argentina no Pré-Olímpico em Recife, Brasil. Marcelo Bielsa, vindo de uma abastada família de advogados e políticos de Rosário e apaixonado pelo futebol, foi um dos escolhidos para integrar a zaga central.
Recife
A equipe argentina, composta por amadores e juvenis do Newell's, enfrentou desafios táticos e a forte concorrência da seleção brasileira, treinada pelo célebre Zizinho. O zagueiro Bielsa, com 20 anos, destacou-se por sua intensidade e visão de jogo, chegando a ser considerado para a seleção do torneio ao lado do brasileiro Edinho.
2 a 0
No último e decisivo confronto, realizado no Estádio do Arruda, a seleção brasileira, mais experiente e técnica, venceu por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão, aos 2 minutos, e Erivelto, aos 67 minutos. A Argentina terminou em 3º lugar, enquanto o Brasil e o Uruguai conquistaram as vagas para os Jogos Olímpicos de Montreal.
Guerrilha
Nesse mesmo dia de domingo, guerrilheiros atacavam em La Plata e três dos montoneros foram mortos. Bielsa faria sua estreia na equipe principal do Newell's no mês seguinte, para desgosto do pai, que nunca viu um jogo do filho; ele era torcedor fanático pelo Rosario Central.
Arruda
O Pré-Olímpico de 1976 trouxe a fina flor do futuro futebol sul-americano para Recife. Eu e papai ficávamos observando os gols do Brasil e de seus adversários, enquanto o mundo, em volta, era tomado pelos "condores". A seleção brasileira ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Montreal após ser derrotada pelos profissionais do Leste Europeu. Os tais comunistas. Tempos depois, Marcelo Bielsa virou treinador. Brilhante. Completamente doido.
*Roberto Vieira é médico e cronista

Supercomputador que faz mais de 14,7 quatrilhões de operações matemáticas por segundo conseguido por Veneziano chega à UFCG
22/06/2026
Aceleradores de IA
Utilizado para processar simulações complexas, o supercomputador é equipado com aceleradores de IA de última geração e será usado no desenvolvimento de soluções inteligentes para a universidade.
“Com ele, a UFCG passa a contar com maior capacidade computacional para executar modelos de IA aplicados a demandas concretas da instituição, permitindo maior autonomia para execução de cargas de IA dentro da própria UFCG. Em síntese, representa um avanç...
Um supercomputador de alto desempenho, capaz de realizar mais de 14,7 quatrilhões de operações matemáticas por segundo, doado pela Intel Corporation à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a articulação do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já está em operação na instituição. O equipamento é um dos mais avançados da América Latina para aplicações de Inteligência Artificial (IA).

Aceleradores de IA
Utilizado para processar simulações complexas, o supercomputador é equipado com aceleradores de IA de última geração e será usado no desenvolvimento de soluções inteligentes para a universidade.
“Com ele, a UFCG passa a contar com maior capacidade computacional para executar modelos de IA aplicados a demandas concretas da instituição, permitindo maior autonomia para execução de cargas de IA dentro da própria UFCG. Em síntese, representa um avanço importante para a infraestrutura de Inteligência Artificial da universidade, explica Ianna Kobayashi, da SPE.

Repetiu
Ao participar da apresentação do supercomputador, feita pelo reitor Camilo Farias, Veneziano repetiu o gesto do seu pai, o ex-deputado federal Vital do Rêgo, que teve importante atuação para que, em 1968, o antigo campus II da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (hoje campus I da UFCG) recebesse o primeiro computador do Nordeste, fato que está registrado na história da instituição.

“Nós só temos a agradecer tudo o que Veneziano tem feito pela UFCG, pela educação, pela ciência, pela pesquisa. É um Senador que trabalha muito pela nossa instituição”, registrou o reitor Camilo Farias.

Quando o afeto vira suspeito - A solidão planejada dos nossos tempos, por Zé da Flauta*
22/06/2026
O sujeito passa a vida inteira no batente, guiado pelo brio de proteger os seus e de ser o porto seguro da família, e de repente acorda num dia em que seus gestos mais antigos de cuidado são traduzidos por palavras duras, dessas que vêm prontas nos manuais da internet. É um nó esquisito que aperta o peito: a sensação de que o afeto e o respeito foram substituídos por uma vigilância constante, onde o pai e o marido viram suspeitos antes mesmo de darem o bom dia.
A criatura
Essa engrenagem que dita o comportamento de hoje opera numa lógica manjada: para levantar uma bandeira, precisa derrubar a outra. O que começou na história como uma busca legítima das mulheres por espaço, respeito e igualdade de direitos, algo que qualquer homem de...
Eu fico olhando o movimento e pensando em como as paredes das nossas casas ficaram mais grossas e as conversas mais difíceis. Parece que o mundo moderno instalou um tribunal de plantão na mesa do jantar.
O sujeito passa a vida inteira no batente, guiado pelo brio de proteger os seus e de ser o porto seguro da família, e de repente acorda num dia em que seus gestos mais antigos de cuidado são traduzidos por palavras duras, dessas que vêm prontas nos manuais da internet. É um nó esquisito que aperta o peito: a sensação de que o afeto e o respeito foram substituídos por uma vigilância constante, onde o pai e o marido viram suspeitos antes mesmo de darem o bom dia.
A criatura
Essa engrenagem que dita o comportamento de hoje opera numa lógica manjada: para levantar uma bandeira, precisa derrubar a outra. O que começou na história como uma busca legítima das mulheres por espaço, respeito e igualdade de direitos, algo que qualquer homem de brio apoia, parece ter sido sequestrado por um discurso que se alimenta do conflito.
Criou-se uma caricatura onde a força natural masculina é vista sempre como ameaça e a delicadeza feminina como fraqueza. O resultado dessa engenharia de distração é uma sociedade de indivíduos isolados, trincheiras armadas dentro do próprio lar, onde homens e mulheres se olham com desconfiança, como se fossem adversários num campeonato que ninguém vai ganhar.
Esvaziamento
O que dói na alma é ver a solidão que esse roteiro fabrica. Nas redes e nas telas, o mundo parece lindo, descolado e cheio de certezas absolutas; mas na realidade concreta das ruas, o que se vê é uma falta danada de parceiros, um desencontro de calçadas. Homens que se retraem com medo de exercer sua masculinidade e mulheres que se sobrecarregam na postura de precisar dar conta de tudo sozinhas, rejeitando qualquer braço estendido.
A mesa do bar, que antes era lugar de paquera e riso, virou campo minado. Estamos trocando a beleza da complementariedade, aquela velha história de que um apoia o outro onde o outro fraqueja, por um isolamento planejado que anestesia o juízo e esvazia os corações.
Recusar
Salvar a lucidez dentro de casa exige que a gente desligue o barulho dessas teorias mastigadas que tentam rotular o amor. A família não é uma instituição forte porque está num papel ou numa tese de sociologia, mas porque é o único lugar no mundo onde a gente deveria poder tirar a armadura.
Proteger o juízo hoje é recusar o papel de opressor ou de vítima que querem nos empurrar goela abaixo na tela do celular. Se a gente mantiver os pés firmes no chão e os olhos bem abertos, vai perceber que, por trás das palavras duras da moda, o que todo mundo ainda busca, no final de tarde, é só a segurança de um abraço sincero e o direito de ser aceito pelo que se é.
Até a próxima!
*Zé da Flauta é compositor e cronista
