
Exclusivo - Em entrevista a O Poder General Nilton Moreno explica tudo sobre a Escola de Sargentos em Pernambuco.
04/04/2024 -
Quem é o entrevistado
O General de Brigada da Reserva Remunerada Nilton José Batista Moreno Júnior exerce a função de Assessor de Gestão de Projetos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste. Comandou o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Bayeux, no Estado da Paraíba; o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva/ Colégio Militar de Belo Horizonte e a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas-RS. Desempenhou os cargos de Assessor Militar e Chefe da Assessoria Militar da Vice-Presidência da República; Adido de Defesa e do Exército junto à Embaixada do Brasil na Venezuela e de Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial, no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste e Subsecretário de Inteligência e Integração da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. É o gerente regional do Subprograma Escola de Sargentos do Exército em Recife – Pernambuco.
O Poder - Como ocorre atualmente a formação de Sargentos e qual a evolução que levou o Exército Brasileiro a pretender uma Escola de Sargentos no Nordeste?
General Nilton Moreno -
A construção da Escola de Sargentos do Exército está inserida como um subprograma componente do Programa Estratégico do Exército Brasileiro, voltado à dimensão humana da Força, em especial ao aperfeiçoamento da educação e cultura da Instituição.
O horizonte temporal da construção da Escola prosseguirá até o ano de 2034, possibilitando a implementação, com parcerias institucionais, de inúmeras ações estratégicas de aperfeiçoamentos e planejamentos voltados à melhoria das condições sociais e econômicas do entorno da área onde será ativada a escola.
O empreendimento será desenvolvido no Campo de Instrução Marechal Cavalcanti de Albuquerque, abreviado como CIMNC, incluído na área territorial do município de Abreu e Lima. Pela proximidade, prevê-se como impactados, em uma primeira análise, as cidades de Paudalho, Carpina, Araçoiaba, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
A procura no País pela carreira de sargentos do Exército é bastante significativa. Dados estatísticos dos anos de 2022 e 2023 apresentaram, como candidatos a uma das 1.110 vagas, de 106 a 116 mil brasileiros, respectivamente, caracterizando uma disputa por cada vaga de 96 a 106 candidatos nesses dois anos. Após ser habilitado no concurso público e submetido às avaliações médica e física, o aluno é direcionado para os dois anos de curso de formação.
Os alunos são formados, no primeiro ano, em treze diferentes organizações militares, espalhadas do sul ao nordeste do País, que vão desde o Alegrete (RS) à Fortaleza (CE). No seu segundo ano e classificado por mérito individual, a formação do aluno é complementada em três Escolas: a de Sargentos das Armas, em Três Corações (MG), a de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro (RJ) e o Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
Os alunos são formados, na atual estrutura, em 16 distintas especialidades, como combatentes (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia), como logísticos (Intendência, manutenção de viaturas auto, de blindados, de armamentos, mecânicos operadores e de equipamentos de comunicações e manutenção de helicópteros) e como técnicos (saúde, topógrafos e músicos).
A partir de 2019, o curso passou a graduar os alunos no nível superior tecnólogo.

O Poder - Quais os critérios para a escolha do local?
General Nilton Moreno -
Desde 2020, o Exército passou a contar com um grupo de trabalho que conduziu os estudos da escolha do melhor local para centralizar a formação dos sargentos. 16 localidades no País foram estudadas em detalhes e, no ano de 2021, três cidades foram escolhidas como aquelas que ofereceram as melhores condições técnicas para abrigar o complexo escolar: Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR) e a Região Metropolitana do Recife (PE).
Quatro premissas básicas forma consideradas: a centralização da formação, hoje dispersa em 16 estruturas distintas; a escolha de uma área sob administração militar, com no mínimo 5.000 hectares; a localização da escola em uma cidade que oferecesse institutos de educação superior, que pudessem complementar a formação técnica dos alunos e a realização de estudos, nos exércitos no mundo, das melhores práticas para a formação dos sargentos.
Visualizou-se a necessidade de escolher uma cidade de médio ou de grande porte, com possibilidade de apoiar os deslocamentos dos alunos de todo o Brasil continente, por meio de aeroportos-hub e rodovias de grande capacidade, com rede hoteleira suficiente para receber as famílias dos alunos, durante os dois anos de internato. Tal cidade deveria possuir um hospital e um colégio, ambos de natureza militar, oferecendo assim o suporte aos 2.200 alunos e 1.900 militares, instrutores dos primeiros e dos cerca de 2.100 familiares, que virão acompanhando os oficiais e sargentos do corpo docente, selecionados entre os melhores entre seus pares e oriundos de todos os cantos do País.
A escolha de uma área militar está relacionada à necessidade de manter a instrução eminentemente prática dos alunos, futuros sargentos, já que lideram suas frações de cabos e soldados, pela competência profissional, pelo exímio conhecimento técnico e pelo inconteste espírito militar.
Em apoio às atividades de formação, verificou-se a necessidade de o complexo escolar dispor, nas suas proximidades, de tropas de diversas especialidades, em condições de permitirem o apoio aos exercícios militares e aos estágios dos alunos das diferentes Armas, Quadros e Serviços da Escola.
Como outro aspecto importante, a cidade-sede deveria contar com o incondicional apoio da sociedade local, de forma a permitir o desencadeamento das medidas preparatórias e institucionais de construção do complexo escolar.
Pernambuco, neste aspecto, se destacou no contexto nacional, uma vez que, desde a candidatura, em 2021, 15 instituições de renome enviaram cartas- compromisso ao Comandante do Exército Brasileiro, comprometendo-se com a chegada da Escola. A Sociedade Pernambucana apoiou fortemente a vinda da escola e, em especial, as bancadas legislativas, federal e estadual, e o Governo de Pernambuco. Este ente estadual logo estabeleceu, com o Exército, um Protocolo de Intenções, comprometendo-se, formalmente, em entregar contrapartidas de infraestrutura para a construção do complexo, compromisso expandido, em junho de 2022, para um Acordo de Cooperação.
Com base no melhor atendimento a essas premissas e pelo aspectos técnicos, a Região Metropolitana do Recife foi a escolhida como primeira prioridade, após renhida disputa com Santa Maria (RS) e Ponta Grossa (PR), citadas anteriormente.
O Poder - Houve estudo ambiental prévio?
General Nilton Moreno -
Saliento que, desde a escolha da Região Metropolitana do Recife como a 1ª prioridade para sediar a Escola de Sargentos, em outubro de 2021, os especialistas da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) do Exército: geólogos, geógrafos, engenheiros florestais, biólogos, dentre outros profissionais, realizaram extenso trabalho exploratório sobre o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), local de construção da escola.
Tal esforço permitiu, com base na ciência e no desenvolvimento de estudos ambientais, o detalhado planejamento da alocação, com total atendimento aos requisitos legais, dos diversos equipamentos do Complexo Escolar.
O Exército tem inteira consciência da importância do Campo de Instrução para a bacia do rio Catucá, um dos rios formadores da represa de Botafogo, uma vez que, graças à sua gestão ambiental responsável, ao controle patrimonial e aos constantes exercícios militares lá desenvolvidos, antigos engenhos de cana-de-açúcar, hoje com vegetação regenerada, constituem fragmento de Mata Atlântica, no estado secundário. São setenta anos atuando diuturnamente, na preservação do meio ambiente, naquela região.
O Exército Brasileiro, por intermédio de seu corpo técnico e coerente com o pleno atendimento das premissas de sustentabilidade que o projeto agrega, iniciou o planejamento, em conjunto com os Órgãos Ambientais, do âmbito federal e estadual, com Universidades e Institutos, de compensações ambientais que entreguem, àquela região e ao estado de Pernambuco, uma situação hídrica e ambiental ainda melhor que a atual.
O Plano de Compensação Ambiental, em construção e que será o instrumento utilizado para equilibrar as supressões vegetais que ocorrerão, estuda a viabilidade de implementação de modelos de recuperação florestal inovadores, associando a recuperação de áreas degradadas, a criação de corredores ecológicos, o desassoreamento de rios e a recuperações de matas ciliares.
Esta proposta de compensação ambiental poderá proporcionar um incremento em importantes serviços ecossistêmicos, citando-se: melhoria dos processos hídricos no interior da bacia hidrográfica da escola; com os corredores ecológicos, será possível a conectividade de fragmentos florestais e, consequentemente, o favorecimento da biodiversidade local. A barragem de Botafogo será a grande beneficiada dos processos de desassoreamento; a diversidade florística será outro grande legado, pois a área da escola é formada basicamente por árvores exóticas e o processo de compensação fará o resgate da riqueza e diversidade típica da Mata Atlântica.
Os conceitos de sustentabilidade nos projetos e construções foram incluídos, desde o foco no uso racional dos espaços, planejamento de edificações, com conforto térmico, iluminação natural e minimização no consumo de água e energia elétrica, até as certificações nos materiais, projetos e obras.
O emprego de fontes renováveis de energia, com plantas fotovoltaicas e a tecnologia de reuso da água, também estão planejados. Uma compensação ambiental inteligente que agregará muito mais que o simples cumprimento formal das exigências legais está sendo concebida de forma colaborativa, com a discussão de implementação de corredores ecológicos, ligando fragmentos de mata atlântica, recuperação de margens degradadas dos cursos d’água da região e outras iniciativas que entreguem à Sociedade Pernambucana um legado ambiental diferenciado.

O Poder - Quais as principais instalações que serão edificadas no local?
General Nilton Moreno -
O Complexo Escolar contará com 2.200 alunos, 1.900 militares responsáveis pela formação e cerca de 2.100 familiares dos oficiais, subtenentes e sargentos do corpo docente da Escola.
Tais números expressam a necessidade de quatro equipamentos básicos nesse complexo: o campus escolar, um batalhão de comando e serviços e duas vilas militares, para abrigar os militares e suas famílias.
O campus escolar reúne instalações do pavilhão de comando, alojamentos e apartamentos para os alunos, cozinhas e refeitórios, auditórios, galpões e estruturas para a formação técnica, além de instalações desportivas, como parque aquático, ginásios, quadras, campos e pistas de aplicação militar.
O batalhão de comando e serviços está estruturado para apoiar a segurança das instalações, a manutenção dos meios escolares e as atividades de ensino, com instalações que permitam o desencadeamento de suas atividades.
As vilas militares são as áreas residenciais, dentro da lógica castrense de que o corpo docente está, diariamente, do alvorecer ao toque de silêncio, junto aos seus alunos, acompanhando o desempenho escolar, transmitindo valores, costumes e tradições e conduzindo a formação dos futuros sargentos. As famílias contarão com blocos de apartamentos, áreas de lazer, pavilhões de serviços e comércio, além de hotéis de trânsito, que apoiarão as diversas comitivas que compartilharão da formação dos alunos.
O Poder - Quanto o exército vai investir?
General Nilton Moreno -
O Exército Brasileiro prevê, no horizonte temporal de construção do empreendimento, definido pelo período de implantação de 2023 a 2034, o aporte de cerca de R$ 1,74 bilhão.
As instalações escolares no campus principal e o batalhão de comando e serviços possuem a expectativa de custo de cerca de 848 milhões de reais, as duas vilas militares estão orçadas em R$ 438 milhões e as instalações logísticas e de apoio administrativo outros 87 milhões, em moeda brasileira.
Para tal investimento da Instituição, espera-se injetar, na região do complexo escolar, um montante de 200 milhões de reais, por ano, apenas na folha de pagamento dos militares que lá estarão.
A região também será impactada com a contratação dos serviços necessários ao funcionamento e à manutenção das instalações escolares, depois de concluídas as obras.
Além da mão de obra necessária à construção do complexo escolar, estimada em cerca de 28 mil empregos diretos e indiretos, prevê-se o recrutamento de 1000 vagas para os cabos e soldados do batalhão de comando e serviço.
O Poder - E quais as contrapartidas do governo de Pernambuco?
General Nilton Moreno -
O Governo do Estado de Pernambuco é um parceiro estratégico na concepção, desenvolvimento e construção do complexo escolar. Para tal, desde junho de 2022, foi estabelecido um Acordo de Cooperação, entre o Exército Brasileiro e o Ente Estadual, que lista as contrapartidas disponibilizadas para a viabilização do empreendimento.
As contrapartidas passam por infraestruturas viárias, como a triplicação da BR 232, a efetivação da estrada de Mussurepe e a requalificação da PE-027. Importante destacar que a ligação viária do complexo escolar com Recife se dará pelo denominado eixo logístico de aproximação: BR 232 triplicada, BR 408 já duplicada e estrada de Mussurepe, permitindo a aproximação em cerca de 45 minutos.
Reforço na mobilidade urbana, infraestrutura de energia fotovoltaica, ligação com fibra-ótica, ativação de um centro de convivência e bem-estar, junto à escola, com estruturas de serviços adequados à família e aos alunos, além da ampliação da capacidade de atendimento de dois hospitais metropolitanos, foram agregados ao Acordo de Cooperação.
Ampliação da rede escolar estadual e da segurança pública no entorno da escola, além das infraestruturas de água e esgoto de apoio ao complexo escolar estão em fase de projetos para a entrega ao Exército Brasileiro, antes do início da construção da Escola, previsto para o ano de 2027.
Inúmeras reuniões de trabalho, atividades em conjunto, visitas da Governadora e de secretários ao local de construção da Escola e à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), seminários, ativação de um grupo de trabalho para monitoramento das contrapartidas e interação com a Sociedade Pernambucana contextualizam a importância desse parceiro estratégico no desenvolvimento do empreendimento escolar.
O Poder - Quais os benefícios socioeconômicos para Pernambuco?
General Nilton Moreno -
A Escola de Sargentos do Exército é um dos empreendimentos mais importantes do Exército Brasileiro para os próximos dez anos e pretende incorporar um complexo escolar com cerca de 6 mil pessoas, na Região Metropolitana do Recife (RMR), mais precisamente no oeste metropolitano do Recife, bem próximo da comunidade de Chã de Cruz.
De acordo com levantamentos iniciais da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEN), tal empreendimento, previsto para ser inaugurado no ano de 2034, irá impactar, além do município-sede, Abreu e Lima, outras cinco cidades: Paudalho, Carpina, Araçoiaba, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Permita-me, ao abordar os legados sociais e econômicos, citar impactos, ecossistemas e projetos de impacto.
Avançando na discussão dos impactos, cabe-me abordar aspectos tão primordiais como os reflexos sociais e econômicos para as comunidades carentes e municípios circunvizinhos, em especial para as pessoas e projetos sociais, que merecem receber toda a atenção em momentos de desenvolvimento sustentável.
Pernambuco já tem um exemplo de ecossistema em Tecnologia de Informação (TI), com o Porto Digital, referenciando, nacionalmente, a Capital dos Altos Coqueiros, com aceleradores, incubadoras e parque tecnológico. Seria coerente sonhar com um polo de ensino tecnológico, no oeste da RMR, com a Escola de Sargentos como indutora, já que lá se formarão alunos de educação superior de nível tecnólogo?
Importante entendermos a região onde a Escola será ativada e os reflexos sociais advindos da abertura do complexo escolar. Vamos focar em comunidades e cidades, com suas pessoas e projetos sociais.
Sheyla Pincoviski, representando a CONDEPE/FIDEN, na palestra sobre o perfil socioeconômico dos municípios no entorno da Escola, durante o I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (I ERNEEI), organizado pelo Comando Militar do Nordeste, em março de 2023, no qual a Escola teve foco, detalhou os dados estatísticos daquela região.
A palestrante ressaltou que a população absoluta da área de influência ampliada, agregando os seis municípios já relacionados, contempla cerca de 510 mil pessoas, incluindo 53 mil empregos formais e 28 mil microempreendedores individuais, em números de 2022. Importante também destacar que o entorno da Escola agregará, diretamente, duas pequenas comunidades (Chã de Cruz e Chã de Conselho) e um eixo de provável desenvolvimento, a estrada de Mussurepe.
Também foi ressaltado que a taxa de evasão do ensino fundamental público no estado é de 2,6% e quatro municípios daquela região possuem números acima dessa média. Já no ensino médio público, Pernambuco atinge 4,3% de taxa de evasão, com dois municípios acima dessa métrica: Abreu e Lima e São Lourenço da Mata.
A porcentagem, em Pernambuco, da população atendida com a rede geral de abastecimento de água é de 83,6% e da população abrangida com esgotamento sanitário é de 30,8%. Na área de influência, esses mesmos indicadores são de 82,9% (água) e de 11,1% (esgotamento sanitário). Quatro cidades daquela área possuem taxas de esgotamento sanitário próximas a zero (entre 0,0 e 1,1%).
A região é atendida por 148 equipes de saúde da família e outras 89 de saúde bucal, com atenção voltada para Araçoiaba, com apenas 6 de cada, de acordo com o DATASUS. As cidades da área de interesse são contempladas com 6 postos de saúde, 151 centros de saúde (unidades básicas), 4 policlínicas e 8 hospitais gerais, atendendo uma população já definida de 510 mil pessoas.
Paudalho é a cidade mais violenta, com índice de 57,5 crimes violentos, letais e intencionais para cada 100 mil habitantes e o município mais seguro seria Carpina com registro de 19,1.
Após descortinada a situação social da área a ser abrangida pelo complexo escolar, interessante seria olhar para projetos de impacto social que poderiam ser alocados para aquela área.
A Estratégia Nacional de Investimentos e Economia de Impacto (ENIMPACTO) foi criada por Decreto Presidencial de nº 9977/ 2019 e é coordenada por um comitê, que reúne 10 ministérios, 6 órgãos da administração pública, Congresso Nacional e 10 organizações da sociedade civil.
O ENIMPACTO é uma política pública de Estado e não de Governo, devendo qualificar lideranças públicas para buscar soluções de impacto e geração de bens públicos, fortalecendo o ecossistema, de acordo com Marcel Fukayama.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com diversificado leque de opções como cursos, oficinas, palestras e aplicativos, que auxiliam as pessoas a abrirem seus pequenos negócios.
Necessário recordar que, somente na construção do complexo escolar, serão gerados 11 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos. Inúmeras oportunidades de pequenos negócios aparecerão no horizonte temporal da obra, de 2027 a 2034, além da infinita gama de prestação de serviços com a Escola inaugurada, com a comunidade agregada que girará em torno de 6.200 pessoas.
Tais dados lançados neste espaço demostram que existem inúmeros caminhos que podem ser trilhados, em especial focando as pessoas que vivem nos seis municípios impactados pelo empreendimento e que possuem uma oportunidade ímpar de melhorarem sua qualidade de vida, focada em sustentabilidade.
Cabe ao Subprograma Escola de Sargentos do Exército gerenciar todas as atividades dos “muros para dentro” do complexo escolar, mas é inegável que há completo interesse que a gestão do entorno do empreendimento seja tão inovadora quanto o que se pretende realizar nesse estabelecimento diferencial para o Nordeste e para o Brasil.

O Poder - Como define a nova escola de sargentos?
General Nilton Moreno -
A Escola de Sargentos do Exército, pela governança compartilhada na condução do empreendimento, pelo diferenciado relacionamento institucional, pelas inúmeras agregações de sustentabilidade, nas suas expressões ambiental, social e econômica, será um Complexo Escolar de referência no Brasil e no mundo, não apenas para a formação do profissional das armas, mas também para o cidadão brasileiro.
A Escola permitira a atração de candidatos de todo o Brasil, de diferentes regiões naturais, que estarão convivendo em um complexo, planejado para dialogar com a Mata Atlântica e em uma das regiões do País, que possui, por característica, a afabilidade e cortesia de seu povo, além das belezas naturais de seus recantos, incentivando o futuro retorno para o Nordeste de dezenas de seus antigos alunos.
A qualidade da educação, apanágio do Exército Brasileiro, em uma escola de nível superior, com melhoria exponencial na formação profissional dos militares da Força Terrestre, nos permite inferir em um futuro desencadeamento de um polo educacional para a região de sua instalação, agregando quiçá outros institutos de educação superior e repetindo experiências exitosas em Pernambuco.
O estímulo ao desenvolvimento sustentável de região tão carente, no oeste metropolitano da Capital dos Altos Coqueiros, permitirá legar melhorias diferenciais nos aspectos social e econômico das comunidades e municípios do entorno do Complexo Escolar, além de reafirmar o compromisso sempre presente do Exército Brasileiro para com a gestão ambiental afirmativa e efetiva.
O aumento da presença da Instituição em um Campo de Instrução Militar que, há setenta anos, preserva importante fragmento de mata atlântica e a desconcentração geopolítica de escolas militares do Sudeste e Sul para o Nordeste do País, é impactante mensagem da valorização da gênese histórica do Exército Brasileiro, nascido da união das raças para expulsar invasores estrangeiros.
Que venha a Escola de Sargentos do Exército!
O Poder - Agradecemos muito por seu tempo e sua atenção, general.
General Nilton Moreno - Foi um prazer.

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