
Fato histórico - Açude Umari sangra pela primeira vez no Ceará
08/04/2024 - Jornal O Poder
Severino Lopes
O Poder
Água abundante no Nordeste. As chuvas têm favorecido para encher muitos açudes nas cidades nordestinas. Nos últimos dias, vários reservatórios transbordaram. O último deles a atingir a capacidade máxima de armazenamento está localizado no Ceará. Depois do açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, o açude Açude Umari, também ultrapassar a sua capacidade de armazenamento e sangrar.
A sangria
O reservatório, inaugurado pelo Governo do Ceará em junho de 2011, sagrou pela primeira vez após as fortes chuvas que caíram na região. O fato histórico foi comemorado pela população, a exemplo do que aconteceu com a sangria do açude de Gargalheiras.
Capacidade
Situado em Madalena, a 180km de Fortaleza, na Região dos Sertões de Canindé, o açude possui a capacidade de armazenar 30 milhões de metros cúbicos de água. Com as chuvas intensas que banharam a região no fim de semana, os moradores do município já aguardavam o feito.
Histórico do Açude
A sangria do Açude Umari fez os moradores lembrarem de tempos difíceis no tocante ao abastecimento hídrico do município de Madalena e da região. Desde que foi inaugurado, o nível máximo do reservatório chegou a pouco mais de 76% do volume.
Volume morto
Em 2023, até o início do mês de março, o açude chegou a operar em volume morto, situação que é registrada quando o reservatório armazena menos de 5% de sua capacidade. Obra entregue pela Secretaria dos Recursos Hídricos, o açude contou com o investimento total de R$ 23 milhões.
Cenário atual
Localizado no município de Iracema, a 285km de Fortaleza, o Açude Ema foi o último a ultrapassar a sua capacidade máxima antes do Açude Umari. O reservatório em questão voltou a sangrar após 15 anos.
Outras sangrias
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora 157 reservatórios desse tipo no Ceará, o Umari se junta a outros 36 açudes cearenses que estão sangrando em 2024.
Olho D’água
O açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’água, principal por abastecer a cidade de Várzea Alegre e alguns sítios, chegou a 90,94% da capacidade total no último final de semana.
Novo volume
Com capacidade de 19 milhões de metros cúbicos, o açude está com 17.470.000 m³ de água. O reservatório começou o ano com 15.150.000 m³ de água, um aporte significativo de mais de 2 milhões.
Sétima vez
Sangria aguardada. Se o açude chegar a sangrar, essa será a sétima vez desde que passou a ser monitorado pela Companhia de Recursos Hídricos em 2004. O Olho D’água chegou a 100% de seu volume nos anos de 2004, 2006, 2008, 2009, 2022 e 2023.
