
Repercussão - Desembargador do TJPE apoia Minissérie de Natanael Sarmento e detona piratas do colarinho branco. Por José Viana Ulisses Filho*
20/04/2024 -
A Minissérie de Natanael sobre os bairro do Recife - dos Primeiros Corsários aos Piratas de Colarinho Branco provoca manifestação procedentes de todo o país. Vamos publicar a primeira, de um desembargador reconhecido por sua seriedade, probidade e destemor.
Ulisses indignado
O desembargador José Viana Ulisses Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, era juiz na época do Ocupa Estelita. Indignado com os abusos que testemunhou por parte dos piratas de colarinho branco, enviou para Natanael Sarmento e autorizou publicação um artigo/comentário sobre o bombástico tema.

O depoimento
Muito bom o texto e me diz respeito, pois, quando Juiz da vara da Fazenda Publica, fui protagonista de uma Ação Civil Pública que objetivava impedir que o empreendimento da Estelita fosse à termo, desrespeitando as normas mais comezinhas de urbanismo e meio ambiente.
Concedi uma liminar paralisando todo o projeto, determinando que o Município do Recife se adequasse às normas urbanas e ambientais então vigentes.
Ora amigo, como consta do seu artigo, corsários e piratas travestidos de homens probos e honestos não demoraram em obter a suspensão da liminar, onde, acredito, até hoje o TJPE não julgou o seu mérito.
O que você demonstra em seu texto, remove a camada de hipocrisia insita ao sistema capitalista, principalmente nesse capitalismo de terceira categoria praticado em nosso país que desrespeita as próprias normas que produz.
Parabéns!

Resposta de Natanael
Caro amigo, fico feliz que você tenha gostado do texto. Mais ainda de saber que você, como não me surpreende, homem honrado que é, tentou barrar a pirataria, no exercício da jurisdição. O TJPE cassou a liminar e será julgado no Tribunal da História. Assim como seu ato será enaltecido, como juiz probo que aplicou o direito.
