
História – Das cavernas às redes sociais é o nome do livro de Natanael Sarmento
14/05/2024 -
As Ideias Políticas na História: das cavernas às redes sociais é o nome do novo livro de Natanael Sarmento, professor, escritor, pesquisador e dirigente do partido Unidade Popular pelo Socialismo. A obra, lançada pelas Edições Manoel Lisboa, já foi lançada em Recife (PE) e chega agora a Natal, cidade onde o autor nasceu, com lançamento nesta sexta-feira (17/05), às 18h, no Auditório do Museu do Minério do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus central.
Ideias políticas
O título já indica o fundamento teórico do autor, que é marxista. “Eu acredito que não existe uma história das ideias políticas, mas sim as ideias políticas na história. E há uma diferença fundamental: se você parte de uma perspectiva materialista ou idealista. Se você é materialista, parte da matéria para explicar a ideia: é o ser social, homens e mulheres, produzindo socialmente e vivendo em sociedade que produzem os bens materiais e as formas de consciência, como valores, filosofia, religiões, leis, etc.”, explica.
Assim, surge a ideia do título da obra
De acordo com Sarmento, a ideia do livro surge após décadas enquanto professor e pesquisador universitário. Durante esse período, ele sentia falta de livros que tivessem alguma perspectiva marxista, ou seja, embasados em Karl Marx, sobre as ideias políticas na história. “Os livros que eram utilizados e estavam nas bibliografias que a gente tinha que repassar para os alunos tinham a visão liberal, conservadora”, relata Sarmento, que conta sempre ter lecionado com uma visão crítica sobre essas obras.
Roteiro do livro
As Ideias Políticas na História percorrem a tradição cultural-política de mais de dois mil anos: desde antes do Estado até os desafios contemporâneos das novas tecnologias da produção virtual e redes sociais. Abordam as sociedades comunitárias primitivas. As ideias teocráticas das primeiras tiranias do Oriente. A Civilização Ocidental - polis gregas, historiadores e filósofos. A decadência das cidades-Estados. O Império Romano. A desintegração do escravismo. O feudalismo, o Absolutismo e as teorias do poder divino dos reis. A desintegração do feudalismo e o advento do capitalismo. As revoluções burguesas. O estado moderno e o liberalismo. A independência dos EUA e o constitucionalismo. As críticas ao capitalismo: o anarquismo, o socialismo utópico e científico.
Desafio dos tempos
O livro trata também das ideias contemporâneas como desobediência civil e greve geral; o Século XX com a Primeira Guerra Mundial, o imperialismo moderno, a revolução proletária e socialista bolchevique. A Segunda Guerra Mundial. A Pós-modernidade a Política. A Guerra Fria. A Derrocada do Socialismo Real. Os desafios políticos da Contemporaneidade: da produção virtual e redes sociais.