
Rio Grande do Sul – Lula intervém no governo gaúcho durante a calamidade
14/05/2024 -
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar um representante do governo federal para atuar de forma permanente no Rio Grande do Sul, enquanto durar a calamidade pública no estado, assolado por enchentes desde o dia 29 de abril. A informação foi divulgada hoje pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), durante entrevista à TV.
Presidente visita RS amanhã
A ideia é que a autoridade coordene uma estrutura administrativa das ações federais na região. Os detalhes serão anunciados durante visita de Lula ao estado, que deve ocorrer nesta quarta-feira (15/05), quando serão anunciadas novas medidas de socorro à população gaúcha. O governo do Rio Grande do Sul não se pronunciou sobre esta anunciada intervenção administrativa.
Auxílio temporário
A expectativa é que seja anunciada a criação de um auxílio financeiro temporário para as pessoas afetadas pela catástrofe climática. O valor não foi informado pelo Palácio do Planalto. O governo federal também vai ter a oportunidade de sentir o clima negativo contra ele pela demora em enviar homens e recursos para aliviar os efeitos das enchentes.