
Guerra fria esquenta – Primeiro-ministro da Eslováquia, apoiador de Putin, sofre atentado a tiros
15/05/2024 -
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado hoje e levado de helicóptero ao hospital. Segundo o seu gabinete, seu estado de saúde é grave. Um suspeito foi preso no local.
Protesto com quatro disparos
Quatro tiros teriam sido ouvidos após uma reunião de governo na cidade de Handlová, a 190 km da capital, Bratislava. Um dos disparos atingiu o premiê no abdômen, de acordo com a rede de TV TA3. Poucas pessoas esperavam Fico do lado de fora do local onde a reunião havia ocorrido. Nenhuma delas vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas um homem parecia protestar, com um cartaz em mãos, exatamente o autor dos tiros, um homem de 71 anos.

Contra ajuda da Otan à Ucrânia
Robert Fico foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023 na Eslováquia com uma plataforma pró-Putin, contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia. A posição da Eslováquia é importante, já que o país faz parte da Organização Militar do Atlântico Norte, a Otan, aliança militar do Ocidente.
Nacionalista e conservador de direita
O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social, que diz ser imposto a partir de Bruxelas. Críticos do primeiro-ministro apontam que ele pode romper as políticas pró-Ocidente da Eslováquia, em um movimento similar ao de Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria.
