
Crise diplomática – Carta de personalidades pede a Lula para romper relações com Israel
30/05/2024 -
Um grupo formado por 44 personalidades como artistas, escritores, advogados e intelectuais – incluindo judeus – enviou uma carta ao presidente Lula pedindo que o Brasil rompa relações diplomáticas e comerciais com Israel.
83% dos brasileiros apoiam Israel
Quem assina a carta está distante de entender a relação dos brasileiros com Israel. Oito em cada dez brasileiros discordam da comparação feita pelo presidente Lula entre Israel e o holocausto em relação à guerra contra o Hamas. A fala foi rejeitada por 83% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record e divulgada em fevereiro passado. Entre os entrevistados, 13% concordaram com a fala do presidente.
Elogios ao comportamento de Lula
As ditas personalidades iniciaram o texto da carta, divulgada hoje, elogiando o petista pelo “seu comportamento sempre firme e coerente em solidariedade ao povo palestino, denunciando reiteradamente o genocídio” na Faixa de Gaza. Citam que, apesar das propostas de cessar-fogo apresentadas pelo Brasil e da solução de dois Estados defendidos pelo governo brasileiro, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segue realizando “ataques desumanos e cruéis contra civis”, o que obriga o mundo a “ir além de gestos e propostas diplomáticas”.
Lista de assinantes
E: “É hora de nosso país se reunir às demais nações que rompem relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel, exigindo o cumprimento das propostas que impõem fim ao genocídio e garantem a autodeterminação do povo ordenada”. O documento, segundo o site Poder 360, é assinado por artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Wagner Moura, escritores, intelectuais, advogados e ex-ministro de Estado. Judeus, como Anita Leocádia Prestes, o jornalista Breno Altman e o professor Bruno Huberman, engrossam a lista.
