
Fim da guerra dos 100 Anos
15/06/2024 -
Do Blog de Silvinho Silva
Depois de 111 anos de disputas e sem qualquer consenso, as famílias Ferraz e Novaes, de Floresta, Pernambuco, selaram a paz neste sábado (15/06). Pela primeira vez em um século os dois grupos terão o mesmo candidato a prefeito. A união ocorre depois de muita articulação que teve início quando Rodrigo Novaes ainda era deputado estadual. Hoje ele é conselheiro do tribunal de Contas e não pode participar de eleição. Vital Novaes, seu pai, que também foi deputado por seis mandatos, participará do evento.
Aproximação
Recentemente aconteceram algumas coisas que facilitaram que isso acontecesse. Além do bom convívio na Assembleia Legislaltiva de Pernambuco (Alepe) entre Rodrigo com Fabrizio Ferraz, deputado do grupo Ferraz, a família Novaes enfrentou grande dor com a morte de Juninho Novaes, assassinado dentro de casa pelo irmão da atual prefeita, Tadeu Maniçoba e seu sobrinho, Gustavo Maniçoba.
Desavenças
Um integrante da família, que não quis se identificar, disse que “houve muitas desavenças com o grupo de Ferraz mas que o ódio precisava dar lugar à paz”. E que “politicamente o grupo político da família Novaes nunca foi traído por Ferraz, porque nunca houve nenhum acordo político em cem anos”.