
Fim da Guerra dos 100 anos - Deputado Ferraz e Conselheiro Novaes articularam a paz em Floresta
15/06/2024 -
Com a Folha de Pernambuco
O município de Floresta, no Sertão de Itaparica, viveu neste sábado (15/06) um momento histórico. Depois de mais de um século em guerra, representantes das famílias Ferraz e Novaes estarão no mesmo palanque nas eleições deste ano. A chapa encabeçada pelo médico Severino Ferraz (Podemos), conhecido como Dr. Severininho, e tendo Rinaldo Novaes (PSB) na condição de vice, foi apresentada às 16h, no Centro de Convenções da cidade.
Artífices
A articulação foi definida pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e pelo ex-deputado Rodrigo Novaes, hoje conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
1913
A última vez em que os dois grupos estiveram juntos foi em 1913, com Antônio Serafim de Souza Ferraz, o Antônio Boiadeiro, como prefeito, e o Major João Novaes sendo o vice. De lá até o início do século XXI a disputa pelo poder na região é ferrenha e há registro de dezenas de mortes em ambos os lados.

Nova geração
Vimos a necessidade e a importância de acabarmos com os problemas que no passado aconteceram entre as nossas famílias, porque os motivos que nos unem são infinitamente maiores do que os que nos separaram no passado", justificou Fabrizio Ferraz.
Na Assembleia
O deputado ressalta que as negociações se deram no início desta legislatura, antes de Rodrigo Novaes ser eleito para o TCE. Na condição de conselheiro, o ex-deputado não pode participar de campanhas políticas. Para assumir o cargo, em maio do ano passado, ele precisou desfiliar-se do PSB.
Novo tempo
O clima já estava mais ameno. O último caso registrado pela imprensa foi em março de 2010 quando, depois de um período de trégua, três homens em um Fiesta, no município de Paulista, Grande Recife, tentaram assassinar a tiros o policial civil Carlos César Florentino Novaes, 34 anos. A vítima disse em depoimento ter sofrido tentativa de homicídio em consequência da rixa entre os grupos políticos.
Paz
Com a anistia recíproca, espera-se que os temos de violência entre as duas famílias tenha chegado ao ponto final.
